Activity

Serra do Cipó: Três Barras x Santana do Riacho

Download

Trail photos

Photo ofSerra do Cipó: Três Barras x Santana do Riacho Photo ofSerra do Cipó: Três Barras x Santana do Riacho Photo ofSerra do Cipó: Três Barras x Santana do Riacho

Author

Trail stats

Distance
37.5 mi
Elevation gain
5,039 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
5,495 ft
Max elevation
4,764 ft
TrailRank 
62
Min elevation
4,764 ft
Trail type
One Way
Time
5 hours 49 minutes
Coordinates
3907
Uploaded
August 9, 2016
Recorded
August 2016

near Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais (Brazil)

Viewed 2838 times, downloaded 81 times

Trail photos

Photo ofSerra do Cipó: Três Barras x Santana do Riacho Photo ofSerra do Cipó: Três Barras x Santana do Riacho Photo ofSerra do Cipó: Três Barras x Santana do Riacho

Itinerary description

"Passeio" de bigtrail, saindo das proximidades do povoado de Três Barras, em Conceição do Mato Dentro-MG, e cortando pelo alto da serra até Santana do Riacho.

COMO CHEGAR:
O ponto inicial da rota é na rodovia MG-010, no trevo de acesso ao povoado de Três Barras e também à cachoeira homônima. Desde Belo Horizonte são cerca de 150km por estrada asfaltada e em boas condições. Atente-se para o trecho sinuoso entre Serra do Cipó e o início do trajeto.

A TRILHA:
Os 11,8km iniciais são de estrada em boas condições e os 9,5km finais são de estradão. Os 39km entre essas duas partes são de puro fora de estrada, com travessia de rios e córregos, trechos erodidos, valas, areia, rochas, pedras soltas, aclives e declives acentuados.

Fomos em seis motos, uma Tornado 250, XRE 300, Sahara 350, Freewind 650 e duas DRs 650. Nenhuma preparada para trilha. De pneus misto a 100% asfalto. Todas as motos sobreviveram o passeio, claro que a Freewind, mais baixa e com pneus street, foi a que mais penou. Proteção inferior é quase que item obrigatório para percorrer essa trilha.

O trecho inicial é praticamente só subida. A estrada está em boas condições, mas está coberta por uma grossa camada de "talco". No fim da primeira parte há uma placa indicando o Parque Natural Municipal de Tabuleiro, onde começam as trilhas que dão acesso a parte alta da cachoeira. Neste ponto também começa um curto single track e aparecem os primeiros trechos de pedras soltas e sobre rochas expostas.

Passada a bifurcação do KM 15,2 começa o trecho pelo alto da Serra do Abreu, que vai margeando a cerca que demarca o Parque Estadual. Visual do Pico do Breu e do vale do Rio Parauninha é fantástico. A estrada neste ponto está muito boa, praticamente um estradão. Cruzamos com a trilha da travessia Lapinha x Tabuleiro neste momento.

Após o cruzeiro há uma bifurcação, o caminho da direita, em melhores condições, segue para alguns ranchos. A descida até o vale do Rio das Pedras está meio escondida atrás de um monte de terra, provavelmente usado para manutenção da estrada.

A descida após o cruzeiro está em péssimo estado, com valas, erosões e pedras soltas. Cuidado!

Após a descida começa um trecho também muito bonito e com relevo suave. É praticamente um single track, pois, ou se anda no trilho da esquerda ou da direta, sem contar quando aparecem três ou mais trilhos paralelos. O trecho parece bem firme, mas não dá pra se empolgar muito, de surpresa aparecem valas, buracos e trechos arenosos.

Cruzamos um dos afluentes do Rio das Pedras, praticamente um oásis no meio do caminho, oferecendo sombra e água fresca. Logo depois atravessamos o próprio Rio das Pedras, ainda pequeno, um curto trecho de lajeado e rochas expostas. A terceira travessia vem logo em seguida, bem mais tranquila que a segunda.

No KM40 parada obrigatória no Rio das Pedras, que forma a cachoeira Bicame mais abaixo, para descansar e se refrescar. Embora mais caudaloso neste ponto, a travessia do rio é tranquila, pois cimentaram o fundo da passagem.

Após o Rio das Pedras entramos no terreno da RPPN Ermo dos Gerais. A subida começa bem leve e assim permanece até próximo de um capão de mata. Aqui é a parte mais difícil do trajeto, uma subida bem íngreme por pedras soltas. São dois lances de subidas. 100 metros de elevação em 600 de trilha. Ao menos o trecho é sombreado.

Vencido o trecho mais crítico, começa uma suave descida, mas também com muitas pedras soltas e erosões, que só termina no trevo de Lapinha da Serra (esquerda) e Santana do Riacho (direita).

No KM47 saímos da RPPN, daqui em diante o trecho fica bem tranquilo, virando um estradão após o trevo. Até Santana do Riacho o estradão possui um movimento considerável de veículos no finais de semana, no período da seca a poeira tira toda a visibilidade.

CONSIDERAÇÕES:
> O trajeto é realmente DIFÍCIL, não recomendado para iniciantes;

> Não recomendo ir sozinho, uma mãozinha ajuda demais na subida de pedra;

> Porteiras destrancadas por todo o percurso, lembre-se sempre de fechá-las após a passagem;

> Em hipótese alguma faça fogueiras, principalmente no período de seca, também tenha cuidado para não provocar um incêndio. Passamos por pequenos focos no trecho pelo alto da Serra do Abreu;

> Viaturas 4x4 NÃO CONSEGUEM completar este trajeto, as porteiras destrancadas da RPPN são estreitas e não permitem a passagem de veículos grandes. 4x4 podem chegar até o Rio das Pedras, recomendável pneus, proteções inferiores e cautela. Viaturas mais altas podem ter mais facilidade para vencer os trechos sobre rochas expostas e com pedras soltas.

> Leve seu lixo de volta!

> Visual espetacular em boa parte da rota;

> É possível que tenha sinal de celular nos trechos mais altos;

> Água somente na parte final do trajeto, nas cabeceiras do Rio das Pedras.

Waypoints

PictographIntersection Altitude 2,866 ft

Trevo Três Barras

Saída da rodovia MG-010

PictographIntersection Altitude 2,874 ft

Esquerda

PictographIntersection Altitude 2,714 ft

Direita

PictographIntersection Altitude 2,645 ft

Direita

PictographPanorama Altitude 3,424 ft
Photo ofMirante

Mirante

PictographIntersection Altitude 3,440 ft

Esquerda

PictographRisk Altitude 3,687 ft

Trecho single track

PictographIntersection Altitude 4,315 ft
Photo ofDireita

Direita

Após porteira

PictographIntersection Altitude 4,580 ft

Direita

PictographIntersection Altitude 4,694 ft
Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographIntersection Altitude 4,706 ft

Direita

PictographIntersection Altitude 4,762 ft

Esquerda

PictographFountain Altitude 4,047 ft
Photo ofÁgua Photo ofÁgua Photo ofÁgua

Água

PictographRiver Altitude 4,053 ft
Photo ofRio

Rio

PictographRiver Altitude 4,024 ft

Rio

PictographRiver Altitude 4,011 ft
Photo ofRio de Pedras Photo ofRio de Pedras

Rio de Pedras

PictographInformation point Altitude 4,059 ft

Entrada RPPN

PictographRisk Altitude 4,197 ft

Subida de pedra

PictographInformation point Altitude 3,927 ft

Saída RPPN

PictographIntersection Altitude 3,674 ft

Trevo Lapinha-Santana do Riacho

PictographInformation point Altitude 2,495 ft
Photo ofSantana do Riacho

Santana do Riacho

Comments  (10)

  • Photo of Vinícius Miyazaki
    Vinícius Miyazaki Aug 15, 2017

    Oi, Hélio! Estou pensando em realizar o percurso de bicicleta MTB. Acha que é possível?

  • Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Aug 15, 2017

    Olá Vinícius! É totalmente possível, todo o trajeto é feito por estradinha e há sómente alguns trechos de single track. Como passamos de moto, acredito que não terá problemas em passar de MTB. Terá pelo menos um trecho de empurra bike, que é uma subida após o Rio das Pedras, mas é trecho curto.

  • Photo of Vinícius Miyazaki
    Vinícius Miyazaki Aug 15, 2017

    Show, Hélio! Estou planejando uma Road/Bike trip entre a Serra do Cipó e a Canastra e percebi que tem muita coisa sua aqui no Wikiloc. Estou baixando tudo e vou analisar no mapa pra montar um roteiro que misture deslocamento com carro e MTB. Obrigado!

  • Photo of Danilo Brtrilha
    Danilo Brtrilha Sep 18, 2020

    Bom dia , pretendo fazer na contra mão q vc fez , o q acha ?

  • Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Sep 22, 2020

    Danilo Brtrilha, sugiro iniciar cedo para conseguir passar na porteira da RPPN, caso contrário poderá ser barrado.

  • Photo of lucas_amaral
    lucas_amaral Dec 29, 2020

    fala amigo, top o rolê. consigo fazer de 4x4 até Rio das pedras tranquilo sem porteiras trancadas? tem que pedir autorização a alguém? obrigado

  • Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Jan 4, 2021

    lucas_amaral, acredito que até o Rio das Pedras você consiga chegar de carro, pois não há porteiras trancadas. Do Rio das Pedras até a Lapinha somente com autorização (chave dos cadeados). A sinalização, no entanto, informa que o acesso neste trecho é permitido somente aos moradores locais.

  • Photo of lucas_amaral
    lucas_amaral Jan 4, 2021

    Vlw, obrigado pelas informações

  • brunoprateslima Jul 10, 2021

    Fala Hélio tranquilo cara ? Estou pretendendo fazer essa trilha, você disse que do rio das pedras ate a lapinha, somente com autorização . Como conseguiu a autorização ? Abraço vlw

  • Photo of Mototrekking-MG
    Mototrekking-MG Jul 14, 2023

    Aí é Roia

You can or this trail