Jalapão: Mateiros x Coaceral (Formosa do Rio Preto-BA)

Photo ofJalapão: Mateiros x Coaceral (Formosa do Rio Preto-BA) Photo ofJalapão: Mateiros x Coaceral (Formosa do Rio Preto-BA) Photo ofJalapão: Mateiros x Coaceral (Formosa do Rio Preto-BA)

August 6, 2015
July 2015

near Mateiros, Tocantins (Brazil)

Trajeto entre o posto de combustível de Mateiros-TO e o de Coaceral, em Formosa do Rio Preto-BA, uma rota de ligação entre Jalapão e a Bahia ou sul do Piauí. Ideal para quem deseja integrar o Jalapão e a Chapada Diamantina na mesma viagem.

COMO CHEGAR:
O posto de Mateiros fica na principal avenida da cidade, são só dois postos de combustível na localidade.

A ESTRADA:
Trecho 100% terra, a estrada é muito boa, muito melhor que as que levam às atrações do Jalapão. A qualidade da estrada pode ser observada pelo tempo que gastei para fazer o trajeto, 112km em pouco mais de 2h, uma média de 55km/h.

O trecho começa saindo do centro de Mateiros e indo em direção a pousada Galhão, uma das mais conhecidas da região. Nesta primeira parte há poucos trechos com areia, facilmente transpostos. A pousada está a 22km de Mateiros. 11km após a pousada Galhão há algumas casinhas em meio ao cerrado, depois disso não tem mais nada.

O trecho do estado do Tocantins corta um cerrado bem preservado, sem sinal de intervenção humana (além da própria estrada). O trecho no estado da Bahia, a partir da metade do trajeto, corta enormes fazendas com plantações a perder de vista.

Grande parte da rota é por estrada de terra batida ou sobre uma areia bem rala, o que não gera dificuldades ao pilotar. Próximo a Coaceral é possível pegar algum movimento de carretas, que pegam frete na região. Como a poeira é muita, é preciso ter cuidado ao ultrapassar esses veículos grandes.

Em Coaceral há um posto de combustível com lanchonete e uma pequena pousada.

CONSIDERAÇÕES:
- Diferente da maioria das estradas do Jalapão, este trajeto está em boas condições. Atenção maior deve ser tomada no trecho de asfalto entre Coaceral e a BR-135, que possui muitos buracos;

- Diante da condição da estrada que enfrentei, diria que no período de seca qualquer veículo consegue completar este percurso, inclusive automóveis de passeio;

- Em virtude da distância a ser percorrida e da baixa densidade demográfica da região, faça o trajeto somente em veículo confiável, do ponto de vista mecânico em elétrico. Como é uma região remota, a assistência pode demorar horas (na melhor das hipóteses);

- Trajeto tranquilo de ser feito em um veículo, fiz sozinho em uma moto;

- Leve água suficiente para completar o trajeto, não há pontos de assistência no caminho.

Posto Mateiros

Posto Coaceral

axel.2k Sep 9, 2016

obrigado por compartilha, mas se puder informar se existe alguma pousada neste trecho?

Hélio Jr Sep 10, 2016

axel,
    existem algumas pousadas em mateiros e uma pousada em coaceral. entre os dois lugares só existe a pousada galhão, mas ela fica a alguns kms de mateiros. no meio do caminho mesmo não tem nada, só o cerrado do tocantins e as fazendas da bahia.

Boko Moko Dec 16, 2016

Parabens pela aventura.

Tentei chegar a Mateiros a partir de Correntes (PI) via Coaceral mas um temporal de proporções bíblicas destruiu a estrada e eu abortei e voltei para Barreiras.

Pretendo ir novamente.

Hélio Jr Dec 21, 2016

Boko Moko,

dizem que com muita chuva até 4x4 pena pra passar nessa estrada, porque a lama encapa o pneu. Boa sorte na próxima!

axel.2k Dec 21, 2016

Boko quando vc foi por lá? Estou entrando hj 21/12/16 por ponte alta e pretendo sair pela trilha postada pelo hélio em dois dias.

Boko Moko Dec 21, 2016

Axel, estive lá em dezembro de 2015.
    O relato está aqui

Boko Moko Dec 21, 2016

Hélio Jr, dá uma olhada no vídeo que capturei no início do temporal

depois encaramos a estada mas num teve jeito. Tivemos que abortar. O relato detalhado está no link no post anterior

axel.2k Jan 2, 2017

O trecho do Tocantins tinha apenas alguma areia mas tudo fácil. Do lado da Bahia tudo 100%

axel.2k Jan 2, 2017

Fiz no final de dezembro de 2016

• Gi Queiroz Jan 17, 2018

Muito boa esta trilha ,rápida e segura! Muito obrigada amigo, me auxiliou demais!!!

• Photo of nilmoraes
    nilmoraes Mar 12, 2018

Cara, em abril/2018 eu to indo para o Jalapao e vou usar essa trilha que vc fez. Sou novo aqui no wikiloc e nunca usei esse aplicativo, mas até lá eu vou usar para me familiarizar. Vou gravar a trilha também. Espero nao me perder!!!

Boko Moko Mar 17, 2018

Boa sorte e sucesso na aventura.

Fique ligado na passagem ao oeste de Coaceral para Mateiros ok ? O caminho é aquele que está marcado. Só não deu para eu passar porque tava tudo alagado. Se chover, procure abrigo pois aí dá muito raio e motos atraem raios

Por favor, mande fotos e se possível, marque a trilha

• Photo of hugo chagas
    hugo chagas Apr 3, 2018

top em abril farei o mesmo trajeto. sera de grande ajuda sua trilha e os comentarios da galera valeu demais. Ac

Hélio Jr Aug 2, 2018

Boko Moko,
    somente agora que vi os comentários anteriores. Lá em Mateiros, quando perguntava mais detalhes sobre a condição dessa estrada pra Coaceral, me disseram que com chuva nem 4x4 passava, que até trator atolava no barro que é formado. rs

Foi uma grande aventura, com toda certeza! Muito boa sua narrativa no blog. Espero retornar ao Jalapão e poder dar uma esticada até a Serra das Confusões, seja de moto ou 4x4. Forte abraço!

• Vinicius Pereira 2 Nov 5, 2019

Fiz esse roteiro , mas no período de chuvas em março . Fazendo os dois chamapada Diamantina e Jalapão .

• Photo of Jarryer Pinheiro
    Jarryer Pinheiro Jul 5, 2020

Oi Hélio, muito obrigado por disponibilizar essas informações. pretendo ir em Setembro de Coarceral à Mateiros em um carro comum (duster), será que é possível?

Hélio Jr Jul 5, 2020

Jarryer Pinheiro,
    o ideal é verificar as condições da estrada em Coaceral ou em Formosa, tendo em vista que passei por lá há 5 anos. No entanto, se as condições ainda forem semelhantes às de 2015, dá pra passar com uma Duster sim.

• Photo of pmasi
    pmasi Nov 10, 2021

Fiz o percurso em novembro 2021, com chuva. Bastante liso e com pocas grandes. Precisei do 4x4 para alguns trechos. Dificuldade moderada p difícil.