Circuito Lavras Novas x Santo Antônio do Salto

Photo ofCircuito Lavras Novas x Santo Antônio do Salto Photo ofCircuito Lavras Novas x Santo Antônio do Salto Photo ofCircuito Lavras Novas x Santo Antônio do Salto

October 12, 2016
October 2016

near Lavras Novas, Minas Gerais (Brazil)

Passeio bigtrail nas redondezas de Lavras Novas. Percurso tranquilo em grande parte, o trecho mais complicado é a subida após a Usina do Funil, com muitas pedras.

Vídeo completo:

COMO CHEGAR:
Lavras Novas é um distrito de Ouro Preto, a cerca de 115km de Belo Horizonte. O acesso principal é via Rodovia dos Inconfidentes (BR-356). Trajeto asfaltado em grande parte, somente no trecho final, já chegando a Lavras Novas é que a estrada possui alguns trechos de terra e sobre lajes rochosas.

A TRILHA:
Saindo de Lavras Novas é uma descida bem pesada até Santo Antônio do Salto, alguns trechos mais íngremes estão asfaltados ou com bloquetes. Curvas bem fechadas no trecho, algumas de 180º. Ao final da descida chegamos a ponte sobre o Rio Gualaxo do Sul, um pouco antes há uma trilha saindo à esquerda da estradinha, provável acesso a Cachoeira da Caçamba.

Após a ponte interceptamos o estradão que liga Lavras Novas a Santo Antônio do Salto e passamos a ter a companhia do canal que leva água a usina do Funil, este trecho é bem tranquilo.

Após S.A.S. subidas e descidas curtas em sequência, por um trecho estreito com passagem para um veículo. O visual nesta parte é bem bonito, com as escarpas da Serra de Lavras Novas acima e o Rio Gualaxo do Sul no fundo do vale. A descida final finaliza na Usina do Funil, local onde é possível tomar banho de rio.

Após a usina começa um longo trecho de subida, alternando trechos mais pesados e outros mais leves, sempre com muita pedra e cascalho. Alguns trecho mais críticos foram calçados com bloquetes, tornando o caminho menos penoso. Subida tranquila para qualquer bigtrail, é preciso ter atenção com os pneus, evitar fazer este trecho com o pneu muito baixo.

Após uma tronqueira as pedras terminam e predomina a terra, as subidas também ficam mais leves. Após a bifurcação que leva a Represa de Custódio o movimento de veículos é maior.

No marco da Estrada Real é possível seguir para Lavras Novas por uma trilha (atalho não marcado no tracklog), um longo trecho sobre rochas. Essencial um protetor de motor ou muita prudência pra percorrer este trecho. Ideal fazer, ao menos, em duas motos. Na parte final pode ser preciso alguma ajuda pra vencer uns degraus na pedra.

Seguindo pelo estradão, após o marco, o trecho é tranquilo até o centro do distrito.

CONSIDERAÇÕES:
> Trajeto moderado, já que possui alguns trechos mais técnicos. Transitável em qualquer moto bigtrail;

> Algumas cachoeiras nas proximidades da rota, incluindo o acesso para a represa próxima Lavras Novas;

> Em Lavras Novas há boa infraestrutura para receber o visitante; Santo Antônio do Salto é num pequeno povoado, com mercearia e alguns bares/restaurantes.

Lavras Novas

Usina do Funil

Marco Estrada Real

• michel cabral May 4, 2020

Essa trilha que você fez é possível fazer caminhando? Obrigado

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr May 5, 2020

Sim, plenamente possível.

• Photo of Cesar_AA
    Cesar_AA Jul 31, 2022

Estrada que liga a Usina até Cachoeira dos Namorados está bem detona..

• Photo of Herthel
    Herthel Aug 12, 2023

Vc vê a possibilidade de fazer com quadriciclos? Observei no vídeo que a partir dos 7 minutos a estrada praticamente acaba. É só pedra. Aí é que fica minha dúvida. Grato.

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Aug 12, 2023

Herthel, perfeitamente possível. Salvo engano a trilha de pedras é um opcional que liga o ponto "Marco da Estrada Real" ao povoado de Lavras Novas, diretamente, não está gravada neste tracklog.