Cachoeira dos Fundões

April 3, 2023
April 2023

near Carnaúba dos Dantas, Rio Grande do Norte (Brazil)

A Cachoeira dos Fundões é uma atração natural que apresenta formações geológicas impressionantes, com paredões de quartzito com cerca de 70 metros de altura, cortados por corpos de pegmatitos em forma de veios, diques, soleiras, filões e bolsões. Além disso, a região também possui registros rupestres em forma de litogravuras esculpidas nas paredes de quartzito, que representam um patrimônio cultural de valor regional e local.

Um dos destaques dessa trilha é a sua vegetação exuberante, que se destaca especialmente durante ou logo após os ciclos de chuva. Nessa época, as flores e plantas de diversas cores afloram e embelezam todo o trecho da trilha, criando um espetáculo visual encantador para os visitantes.

Ao visitar a região, é possível contemplar a beleza e a complexidade da formação geológica e geomorfológico, com destaque para a presença de dobramento com afloramento de rochas do tipo Granítica. Toda área está inserida na unidade geológica denominada Formação Seridó, do tempo geológico Proterozoico Neoproterozoica, (IBGE,2020).

Sua formação está associada à consolidação do magma em condições de alta pressão e temperatura, que favorecem a formação de cristais grandes e bem desenvolvidos. A presença de pegmatitos na região em que se encontra a Cachoeira dos Fundões é um indicativo da atividade vulcânica que ocorreu na região há milhões de anos atrás, contribuindo para a riqueza geológica desse local.

É importante ressaltar que a preservação do ambiente natural é essencial para garantir a continuidade da beleza e diversidade dessa região para as futuras gerações, bem como a preservação das litogravuras para sua conservação para as gerações futuras.

Fonte: Geoparque do Seridó, Guerra, A.T 1993.

Link da trilha via aplicativo Wikiloc