Alphaville x Rio Acima

June 6, 2016
June 2016

near Retiro das Pedras, Minas Gerais (Brazil)

Rota do 1º Encontro de Motos Bigtrail de Nova Lima, Minas Gerais. Rodaram motos desde uma Honda CG até uma BMW GS1200, passando pelas Ténéré's, XRE's, DR's, GS800's, Tiger's e uma Versys(!!!). Algumas com pneus lisos (100% asfalto) e outras com pneus de uso misto.

COMO CHEGAR:
O Posto Chefão, ponto de partida, fica às margens da BR-040, no sentido BH x RJ. Está a cerca de 20km do centro de BH.

A TRILHA:

Saindo do Posto Chefão, seguimos pela BR-040, sentido Rio de Janeiro, até o trevo para Ouro Preto. Entramos na BR-356 (Rodovia dos Inconfidentes) e após passar pelo Alphaville e Lagoa dos Ingleses, entramos à esquerda em uma rotatória. Adiante começa o trecho por terra.

Todo o primeiro trecho, entre o Alphaville e o distrito de Honório Bicalho é feito por estrada de terra em condições medianas. Como havia chovido bastante na semana anterior, o piso estava bastante escorregadio em algumas partes, mas no geral é uma estradinha com boa aderência. Os trechos de maior dificuldade foram os aclives acentuados, principalmente na saída da vila da minedora. Como era trecho cercado por mata, estava bastante escorregadio. Este primeiro trecho cruza estradas muito utilizadas por mineradoras, é preciso ter atenção nos dias de semana.

No ponto "Desafio", há uma área com rampas acentuadas, onde dá pra brincar um pouco.

De Honório Bicalho a Rio Acima o trajeto é feito pela Estrada Real até a linha do trem, depois segue margeando o trilho até chegar ao centro da cidade. Por conta da chuva e pelo fato de ser um trecho bem sombreado, a terra estava bem escorregadia em alguns pontos. Na seca é um trajeto normal, sem dificuldades. Esta segunda parte é feita por um trecho mais estreito, que demanda atenção nas curvas.

CONSIDERAÇÕES:
> Trajeto fácil em condições normais, as dificuldades que tivemos foi em decorrência da chuva que caiu nos dias anteriores e no próprio dia que fizemos o percurso;

> Pode ser feito em qualquer moto, de preferência trail ou bigtrail, qualquer cilindrada;

> Durante a semana, algumas partes do trajeto podem ter movimento considerável de carros e caminhões, provenientes da mineração no entorno da rota; prefira os finais de semana;

> O trecho entre Honório Bicalho e Rio Acima tem um movimento considerável nos fins de semana, já que é passagem de trilheiros;

> BRAAAAP!

Posto Chefão / BR-040

Ponto de encontro, início da rota.

Início terra

Fim do asfalto, começo do trecho de terra

Vila da mineradora

Desafio

Rio Acima

Igreja Matriz de Rio Acima, fim do trajeto.

• Photo of Marcelo TNNS
    Marcelo TNNS May 24, 2020

Obrigado por compartilhar Hélio :-)

PS: na altura da Cachoeira das Codornas tem um bloqueio que impede a passagem de qualquer veículo por causa do risco de rompimento da barragem da mineradora.