Activity

Travessia Maria Guarda - Ilha dos Frades passando pela Ilha das Vacas e Ilha de Bom Jesus

Download

Trail photos

Photo ofTravessia Maria Guarda - Ilha dos Frades passando pela Ilha das Vacas e Ilha de Bom Jesus

Author

Trail stats

Distance
4.74 mi
Elevation gain
240 ft
Technical difficulty
Experts only
Elevation loss
167 ft
Max elevation
16 ft
TrailRank 
24
Min elevation
-20 ft
Trail type
One Way
Moving time
2 hours 17 minutes
Time
7 hours 36 minutes
Coordinates
1355
Uploaded
June 10, 2023
Recorded
June 2023
Be the first to clap
Share
-
-
16 ft
-20 ft
4.74 mi

near Madre de Deus, Bahia (Brazil)

Viewed 74 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofTravessia Maria Guarda - Ilha dos Frades passando pela Ilha das Vacas e Ilha de Bom Jesus

Itinerary description

Estava hospedado na Ilha dos Frades, então tive que pegar o barco de 7 horas para Madre de Deus e o de 7:30 de lá para Ilha de Maria Guarda. Chegando, comprei água no mercadinho e organizei tudo dentro da bóia de sinalização e entrei na água ao lado da pousada por do Sol às 8:52. Nesse dia a tábua de maré indicava maré alta às 7:56 e baixa às 14:06.

Nesse circuito que gravei, o mais importante de se ter em mente é a maré. Então, quando a maré está vazando, a corrente empurra em direção a saída da Baía de todos os Santos, nesse caso me empurrando de Maria Guarda em direção a Ilha dos Frades, por isso fui ajudado pela corrente na maior parte do percurso. Me pareceu como um turbo em alguns momentos, embora a correnteza não fosse tão forte assim.

Na chegada na Ilha das Vacas, acabei fazendo uma curva até a praia de lá, pois estava sendo puxando na direção contrária e foi um pouco difícil nadar contra a maré, mas cheguei. É uma praia legal e um excelente ponto para beber água e organizar algo que esteja errado.

Nadei margeando a Ilha das Vacas sem nenhum problema, tomando uma distância segura da costa, pois não queria correr o risco de me bater em alguma pedra ou galho de árvore. A profundidade onde passei foi excelente. A correnteza também só me empurrou amigavelmente pelo caminho que eu já estava indo.

Durante a travessia da Ilha das Vacas para a Ilha de Bom Jesus dos Passos, não consegui perceber para onde a maré estava me levando, mas chegando bem perto de Bom Jesus, percebi que estava me puxando em direção Leste, à minha esquerda. Isso dificultou um pouco a minha ideia de entrar na ilha por um cais, tanto que acabei aceitando ir para uma praia mais à esquerda e dessa vez não tive problemas nesse caminho. Inclusive essa praia é boa para desembarcar, pois não tem corais ou pedras cortantes. Ela fica bem do lado de uma bilheteria com um grande cais.

Chegando em Bom Jesus por volta de 11 horas, dei direto numa igreja e almocei no restaurante Por do Sol, logo em frente. 13:40 tentei voltar para a água, mas tive um imprevisto, pois senti que a corrente estava me empurrando muito forte no sentido contrário, já que a maré já estava mudando. Então acabei voltando, mas voltei pela praia ao lado da que eu tinha chegado, o que me fez pisar em um ouriço que me machucou um pouco, por isso não recomendo essa nem outras praias próximas para a chegada na ilha.

Acabei seguindo por 1km andando em Bom Jesus tentando chegar mais perto da Ilha das Frades, em um local que eu julguei que a correnteza estaria mais fraca, porém infelizmente ela ainda estava me puxando no sentido contrário, mas assim mesmo prossegui, o que foi demorado e envolveu certo esforço. Pode ser um pouco frustrante olhar ao redor e perceber que você quase não sai do lugar. Não sei exatamente ao certo em que horário entrei novamente na água, mas acredito que seria por volta de 14:10 ou 14:20.

Já na margem da Ilha dos Frades, percebi que a correnteza também estava puxando no sentido contrário ao de Loreto, então teve início uma dura batalha contra a correnteza que se prolongou por bastante tempo, mas que teve fim na praia de Loreto, quase exatamente às 16 horas, onde pude descansar, desfrutar da vista e encerrar o passeio. Fui margeando a Ilha dos Frades nesse ponto, pois meu objetivo era chegar em Loreto a nado, mas é possível ir até a praia e ir andando até lá.

Obs:

1- Não recomendo de forma alguma esse trajeto para pessoas inexperientes em águas abertas.

2- Em casos como esse, eu evitaria perguntar aos nativos qualquer informação relevante sob o percurso a nado que você deseja fazer, pois a falta de experiência deles em natação podem fazer com que eles julguem tudo como muito mais perigoso do que realmente é e exagerem em diagnósticos sobre o tempo, a correnteza e até podem dizer que tem tubarão ou algo do tipo, o que pode te confundir ou te deixar nervoso sem necessidade. Já ouvi muitas histórias de terror em todos os lugares que eu vou. Se baseie apenas em seus estudos sobre a maré e o tempo e terá uma experiência mais tranquila! Os moradores foram muito gentis comigo e me ajudaram bastante sempre que precisei de algo, mas não acredito que possam te ajudar especificamente com a sua natação.

3- Diferente do que eu fiz, esse trajeto deve ser feito completamente durante a maré vazante, para que você tenha que fazer menos esforço, por isso recomendaria começar exatamente na maré alta e levar comida com você, para que não perca tempo esperando o preparo em um restaurante. Para nadadores com menos preparo físico, uma maré errada com certeza fará com que essa pessoa não conclua o trajeto.

4- Eu fiz esse trajeto sozinho, mas por favor faça acompanhado de uma pessoa, pelo menos.

5- Se você conhece a região, então sabe que é um local com uma mata atlântica e mangues muito bem preservados. Dentro d'água é possível ver algas e corais lindos, além de estrelas-do-mar e peixes. Por isso, não toque em absolutamente nada e não tente chegar em uma praia que não costuma ser frequentada, pois você vai ter que pisar em algas e corais, pois o solo encontra-se virgem, o que pode te machucar muito e danificar a fauna marinha, então evite isso. Eu mantive uma distância razoável da costa por esses motivos.

6- Claro que o trajeto contrário ao que eu fiz é possível. Nesse caso utilize as informações de maré que eu dei invertidas.

Estou procurando novos trajetos como esse nessa região ou em locais próximos. Aceito sugestões!

Comments

    You can or this trail