Activity

Travessia 2

Download

Trail photos

Photo ofTravessia 2 Photo ofTravessia 2 Photo ofTravessia 2

Author

Trail stats

Distance
0.34 mi
Elevation gain
3 ft
Technical difficulty
Experts only
Elevation loss
3 ft
Max elevation
11 ft
TrailRank 
28
Min elevation
0 ft
Trail type
Loop
Coordinates
23
Uploaded
September 4, 2019
Be the first to clap
Share

near Jaguarão, Rio Grande do Sul (Brazil)

Viewed 225 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofTravessia 2 Photo ofTravessia 2 Photo ofTravessia 2

Itinerary description

nada como atravessar para outro lado a nado, bem na direção da prainha, nadando próximo as embarcações dos pescadores da Z3, passando em frente da obra de arte centenária os espigões, apreciando a calmaria do rio, o Iate Clube a frente, e no retorno, temos a Ponte Internacional, sem falar, nos vigilantes do rio, os Mergulhões, um pato preto selvagem que fora d'água anda todo desajeitado, mas é um exímio mergulhador..
Dica: Não faça isso se não tem preparo físico e se não dominar a técnica do nado Crawl, que propicia nada a longa distancias. Outro detalhe, muito importante, é conhecer suas limitações e que estas nadando num rio que tem uma profundidade de mais de 2,50 m, e com uma corrente diversa, que pode te levar mais para longe da margem, em falar, que pode surgir ventos vindos da lagoa causam aumentam da corrente e das ondas do rio, criando uma marola que além de ter um forte empuxo, podem fazer o desaviado ingerir água. Com a natureza não se brinca, se não domina o nado, melhor não tentar!

Waypoints

Rampa

Antiga Rampa construida para ancorar a Draga, apelidada pelos Jaguarenses como o Batelão, por ser uma draga velha, toda enferrujada, que foi muito usada para dragar o leito do rio e carregar as pedras para construção dos Espigões, extraidas da pedreira localizada no cerro da pólvora, atrás da antiga ruínas a Enfermaria Militar.

Ponta do Caís

local de embarque e desembarque de pequenas embarcações de pesca

PictographMooring point Altitude 21 ft
Photo ofMarina dos Pescadores da Z3 Photo ofMarina dos Pescadores da Z3 Photo ofMarina dos Pescadores da Z3

Marina dos Pescadores da Z3

Ancoradouro das embarcações dos pescadores profissionais da Z3

PictographFountain Altitude 24 ft

H2O

Bar do Carlinhos Amrorim, uma ótima parada para conversar com amigo de infância, tomar um chimarrão e ouvir histórias de pescadores e, dos tempos de jogo de futebol na antiga caixa amarela, das embaixadinhas do Mario Franco.

PictographWaypoint Altitude 24 ft

Peixaria 1

Peixe fresco, traíras, bagres, pintados, lambaris e gelo é aqui!

PictographWaypoint Altitude 24 ft

Peixaria da Z3

Japesca, Armanezamento dos peixes da Z3 que distribuem para estado.

PictographPhoto Altitude 18 ft
Photo ofVila dos Pescadores da Z3 Photo ofVila dos Pescadores da Z3 Photo ofVila dos Pescadores da Z3

Vila dos Pescadores da Z3

ótimo lugar para tomar chimarrão, conversar com os pescadores, conhecer essa linda tividade, os barcos e bom também para fotografar a paisagem

Photo ofEspigões

Espigões

Considerada Patrimônio Histórico, construídos ao longo do rio na época do Império, os Espigões são verdadeiras obra da engenharia humana, construída na Obra da Humanidade, que servem para evitar assoreamento das margens e aumentar o calado do rio. Também servem de refúgio dos Guardiões do Rio, os Mergulhões

PictographPhoto Altitude 16 ft

Iate Clube

Lindo Lugar para quem ama embarcações e atividades náuticas, ótimo ponto para fotografar.

PictographWaypoint Altitude 26 ft

Antigo Lar dos Meninos

PictographBeach Altitude 14 ft
Photo ofPrainha

Prainha

Prainha com é conhecida, fica bem na curva do rio, tem uma trilha de acesso fácil de seguir a pé. Um lindo lugar que todo ano com o verão mostra uma grande parte de areia. Detalhe é que ali esta próximo ao canal, local profundo e de risco para os menos desavisados, sem falar na correnteza que surge em dias de vento forte.

Caixa Amarela

Quadra da Antiga da Caixa Amarela, local que servia de captação de água. Possui uma quadra de areia muito famosa, por ser um local onde além dos pescadores locais irem jogar futebol. era frequentada, inclusive pelo Mario Franco, que carregando sua maleta de vidraceiro forrada com fotos de mulheres nuas da playboy, uniformizado com o traje completo do Grêmio, ali fazia suas embaixadinhas, cantando paródia que inventava na hora sempre dando bronca nos políticos, cantando também várias marchinhas de carnaval, como "A camélia que caiu do galho".

Comments

    You can or this trail