Trilho das Brandas, de Sistelo. Variante

Photo ofTrilho das Brandas, de Sistelo. Variante Photo ofTrilho das Brandas, de Sistelo. Variante Photo ofTrilho das Brandas, de Sistelo. Variante

October 24, 2023
January 2018

near Padrão, Viana do Castelo (Portugal)

Percurso circular com início na pequena e pitoresca aldeia do Padrão.
Da aldeia de Padrão seguimos em direção à branda de Porta Cova por caminhos rurais, sempre com panorâmicas fabulosas para Sistelo e os seus socalcos.
Da branda de Porta Cova continuamos por caminhos rurais, pouco depois de sairmos de Porta Cova o caminho começa a inclinar em direção à branda de Castribõ.
Após a branda de Castribõ existe uma fonte.
Continuamos até á branda das Gémeas, e daí iniciamos a descida para a branda do Alhal.
Durante a descida é necessário algum cuidado, pois caminha-se em algumas zonas por cima de lages e pode-se escorregar.
Passamos pelo interior da branda do Alhal e continuamos a descer até ao largo junto ao cemitério da aldeia do Padrão, local onde iniciamos o nosso percurso.
Durante todo o percurso as paisagens são arrebatadoras.
Podemos ver as típicas construções das Brandas ( os Cortelhos ) já sem uso, mas um testemunho do passado o do viver da gentes serranas.
Os socalcos de Sistelo vistos da Zona da branda do Alhal e da aldeia do Padrão têm outro encanto.
Na estrada entre padrão e a branda de Porta Cova existe um miradouro construído pela câmara Fantástico.
Um percurso efetuado a uma altitude mais elevada que o trilho oficial das Brandas.
Um trilho que só não recomendo fazer em dias de chuva pois as lages de pedra ficam muito escorregadias.
Um percurso pouco conhecido, mas muito bonito, de onde podemos usufruir das melhores panorâmicas dos socalcos de Sistelo.
E passar por brandas esquecidas pelo tempo.