Mourão - Itacoatiara - Bananal

November 30, 2023
November 2023

near Itaipuaçu, Rio de Janeiro (Brazil)

Comecei a atividade no posto em frente ao quartel dos bombeiros, de onde segui correndo em ritmo moderado até o cume da Pedra do Elefante. A trilha é muito frequentada, bem marcada e pisoteada, então a orientação é bem tranquila. O lance de pedra no final, sobretudo os dez primeiros metros, demanda um pouco de atenção, mas há uma linha bem definida por uma fenda do lado esquerdo que funciona como uma escada, o que facilita muito a subida. Depois de chegar ao cume e descer um pouco adiante na direção do mar, retornei pelo mesmo caminho, seguindo até a praia de Itacoatiara, por onde segui pela trilha até a enseada do Bananal. Na volta, segui pela antiga trilha para o cume do Mourão, hoje fechada, até a base do paredão para identificar uma via de escalada.

Trilha de Itaipuaçu a Itacoatiara, com passagem por:
- Mirante de Itaipuaçu (2.2 km)
- Cume Pedra Elefante (4.7 km)
- Praia de Itacoatiara (9.9 km)