Vale do Assu - Expedição Mesopotâmia Reloaded

Photo ofVale do Assu - Expedição Mesopotâmia Reloaded Photo ofVale do Assu - Expedição Mesopotâmia Reloaded Photo ofVale do Assu - Expedição Mesopotâmia Reloaded

May 28, 2017

near Itajá, Rio Grande do Norte (Brazil)

Após o sucesso da primeira expedição em canoa canadense na mesopotâmia do Vale do Assu, organizamos uma segunda aventura na região à jusante da Barragem ARG, propriamente denominada de Várzea do Assu.
Um percurso de aproximadamente 25 km para apreciar com calma: 5 dias, 4 noites, com acampamento final nas proximidades de Ipanguaçu/RN. É possível praticar todos os dias breves trilhas para conhecer melhor a região.
Entre as dificuldades, a passagem por baixo de algumas cercas de arame farpado, no meio do rio, e uma portagem, onde as águas do rio seguem por manilhas, que não comportam a passagem de uma canoa, abaixo da rua Moisés Soares (Assu/RN).
Planície de inundação, ou várzea, é toda a região à margem de um curso d'água que fica inundada durante as cheias. São áreas muito propícias à agricultura devido à fertilidade do solo. Tais áreas se desenvolvem sobre a calha de um vale preenchido por solo aluvionar, sobre o qual os meandros serpenteiam devido à baixa declividade do curso do rio, o qual, em épocas de cheia, extravasa sua margem original e inunda a região adjacente.
As planícies de inundação ocorrem normalmente no baixo curso dos rios, onde o relevo — mais desbastado pela erosão do que à montante — apresenta pequeno gradiente topográfico; em consequência, a energia da corrente fluvial é diminuída e não consegue carregar muito da carga sedimentar do rio, que é depositada, colmatando o vale.
Obs. Leia as informações contidas em cada "ponto de interesse", marcado com uma bandeirinha amarela

Em breve, o relato completo da expedição no blog Igaruana
Assista o vídeo no Vimeo

Links úteis:
Vale do Assu na Wikipedia
Expedições Igaruana

PictographRisk Altitude 49 ft

Corredeiras com pedras perigosas, dependendo do volume de água do rio. Durante nossa primeira expedição Mesopotâmia, precisamos efetuar uma portagem para seguir à frente. Começamos nossa segunda aventura no mesmo trecho de rio, logo a jusante das corredeiras

PictographCampsite Altitude 52 ft

Campo E - primeira noite

Acampamento da primeira noite. Um lugar ótimo para acampar, com arvores frondosas, que garantem boa sombra. Num amplo rochedo, dá para escolher um bom local para fazer o fogo em total segurança. A partir deste local, dá para fazer uma bela caminhada de cerca dois quilômetros, numa área alagadiça na qual surge um amplo carnaubal

PictographBridge Altitude 62 ft

Ponte sobre o rio Assu, pela qual passa a BR 304 Natal - Fortaleza

PictographBridge Altitude 69 ft

Pequena ponte sobre o rio Assu, por baixo da grande ponte da BR 304

PictographTree Altitude 102 ft

VZ Lanche 1

Rancho bom para acampar, armando até duas redes. Pausa para lanche, na manhã do segundo dia de aventuras

PictographTree Altitude 59 ft

Pausa na sombra de uma arvore à beira do rio; lanche a bordo, sem nem descer da canoa

PictographRisk Altitude 33 ft

Cerca de arame farpado, correndo de um lado pro outro do rio. É preciso todo cuidado para efetuar a passagem por baixo dela, escolhendo o local mais apropriado e, eventualmente, soltar uma amarração do arame e depois fazê-la de novo. É bom levar um alicate e um metro de arame de amarra para esse serviço

PictographRisk Altitude 75 ft

PictographRisk Altitude 98 ft

PictographRisk Altitude 56 ft

PictographRisk Altitude 69 ft

PictographRisk Altitude 66 ft

PictographRisk Altitude 39 ft

PictographCampsite Altitude 0 ft

Acampamento da segunda noite. Um lugar onde se podem armar um bom numero de redes e umas barracas também. Local pro fogo já estabelecido. Arvores frondosas garantem sombra o dia inteiro. A partir deste local, dá para fazer uma bela caminhada de cerca dois quilômetros, numa área alagadiça na qual praticar birdwatching

PictographCampsite Altitude 62 ft

Acampamento da terceira noite. Uma grande arvore na beirada do rio, que permite armar duas, ou três redes, sem problema. Não existe local para fazer o fogo já estabelecido: utilizamos três tijolos maciços, que carregamos para essas eventualidades.

Estrada de terra que corta o caminho do rio, que segue à frente passando por umas manilhas. É preciso fazer uma portagem, carregando a canoa e toda a carga do outro lado da estrada.

PictographBridge Altitude 72 ft

Ruínas de uma pequena ponte, construída pelos moradores, que não resistiu à ação do tempo

PictographCampsite Altitude 33 ft

Campo D - quarta noite

Acampamento da quarta noite. Lugar especial para acampar: as arvores frondosas formam "quartos" separados um do outro, para armar um bom numero de redes e/ou barracas. Local do fogo estabelecido por nós mesmos, durante nossa primeira expedição. A partir deste local, dá para fazer uma bela caminhada de cerca dois quilômetros, no emaranhado de pequenas ilhas e canais que se estende na região

PictographMooring point Altitude 69 ft

Ponto de chegada desta aventura. Dez minutos depois de alcançar o local, o táxi com bagageiro, que contratamos com antecedência, veio nos recuperar. Isso faz parte de um bom planejamento