Parque Nacional Canaima: Salto Ángel

Photo ofParque Nacional Canaima: Salto Ángel Photo ofParque Nacional Canaima: Salto Ángel Photo ofParque Nacional Canaima: Salto Ángel

November 9, 2016
December 2013

•   4.3 1 review

near Curatabaca, Estado Bolívar (Bolivarian Republic of Venezuela)

Você pode encontrar o relato da minha experiência no Salto Ángel através do link: http://trekmundi.com/salto-angel

Após chegar de avião na Vila de Canaima e fazer o tour pelos Saltos da Laguna de Canaima, partimos para visitar o Kerepakupai Meru e o Auyantepui.

Kerepakupai Meru é o nome indígena do Salto Ángel e Auyantepui é o nome do tepui que abriga a cachoeira mais alta do mundo.

Saímos da Vila de Canaima às 09:00 e seguimos Rio Carrao acima de barco.

A medida que seguíamos pelo Rio Carrao, as imensas montanhas em formas de mesa iam se aproximando.

A sensação de se aproximar de um tepui é indescritível. De estar num rio rodeado por eles então, é simplesmente único. Os tepuis são montanhas extremamente peculiares, que só presenciando pra entender.

Após 28 km da Vila de Canaima o barco chega bem aos pés do Auyan e agora não se afasta mais dele.

O caminho total de barco se dá por 41 km no Rio Carrao e 32 km pelo Rio Churun.

Finalmente, após 4 horas de barco, chegamos no pé da trilha para o mirante do Salto Angel, que aqui não aparecia pois a floresta no local é bem densa.

A trilha é bem fácil com seus 2,5 km de extensão, sempre encoberta pela vegetação.

Enfim chegamos no mirante e a queda de 979 metros de altura se revela. O ponto de vista aqui fica a cerca de 500 metros de distância da queda.

Quase não dá para se ter noção do tamanho da cachu. Acho que a mais alta que eu tinha visto de perto até hoje tinha 273 m (cachoeira do Tabuleiro) e já era um absurdo!

Olhar aquele paredão infinito e visualizar um queda de quase 1 km de altura é extraordinário... sem palavras para tanta beleza e tanta grandeza ao mesmo tempo.

Após muito tempo de contemplação fomos mergulhar num poço que tem ao pé de uma queda menor, continuação do Rio Kerepakupai Merú.

Ficamos um tempo banhando e depois seguimos de volta pra trilha.

Voltamos os 2,5 km até o Rio Churun e atravessamos o mesmo para chegar no acampamento que passaríamos a noite.

PictographWilderness hut Altitude 1,205 ft

Absolutely incredible

• Photo of OlavoNeto10
    OlavoNeto10 Aug 7, 2022

Surpreendente! Sem palavras para este lugar! Pretendo fazer essa expedição e me proporcionar como presente em meu aniversário. Acredito que o impacto de ver essa queda livre de quase 1 km será estrondosamente maior que a do Cachoeira do Tabuleiro em Conceição (273 m), a maior que já vi. Você lembra qual foi o custo total da trip? Especificamente o custo partindo de Boa Vista, visto que deve ser o ponto de partida mais comum para os brasileiros, não é? Um abraço!

• Photo of Trek Mundi
    Trek Mundi Aug 11, 2022

Fala Olavo! Em 2013 eu gastei cerca de 3 mil com passagem aérea de São Paulo inclusa indo por conta. Se você fechar com agência brasileira deve ser mais de 5 mil. Como a Venezuela está numa super recessão eu não recomendo que viaje pra lá esta época. Caso queira ir, conheci 2 chinelos que foram e pagaram 25 dólares pra viagem completa, visto que a moeda deles não está valendo nada hoje. É um dos lugares mais surreais que já visitei. Abração