Expedição Mendubim - Paraú

April 24, 2017

near Canta Galo, Rio Grande do Norte (Brazil)

Expedição em canoa canadense nas águas do açude Mendubim e rio Paraú, no sertão do Rio Grande do Norte. Sem pressa, demoramos quatro dias (três noites) para executar o itinerário. Percurso sem grande dificuldades, sendo o calor extremo do sertão a adversidade maior, principalmente nas horas mais quentes do dia (das 11h às 14h).
Após as boas chuvas do mês de Março de 2017, o volume do açude cresceu bastante, garantindo bastante água para uma boa aventura.
Saímos do porto das canoas da vila de Mendubim (Assu/RN) na tarde do primeiro dia e logo em seguida procuramos um bom lugar (Campo A) para acampar antes do anoitecer.
No segundo dia, subimos o rio Paraú até a vila de Cruzeiro (Assu/RN), sendo que poucos quilômetros depois chegamos ao "ponto extremo alcançado"; Ali o rio fica impraticável até para nossa canoa que precisa de muita pouca água para navegar. No leito do rio, os moradores construiram uns poços para abastecer-se de água na época da seca. Acampamos nas proximidades de Cruzeiro (Campo B), em local bonito, com vista para as Serras das Pinturas.
No terceiro dia, começamos a descer o dia. Na bifurcação de um braço de rio, que sobe até a vila de Limoeiro, remamos até onde deu e fundamos o Campo C.
À tarde, caminhada com sessão fotográfica na várzea alagada, até a hora do pôr do sol.
No quarto e último dia, remamos de volta até o porto das canoas de Mendubim, com umas pausas para lanche e banhos refrescantes. Para encerrar a aventura, comemos um gostoso peixe ensopado, num restaurante à beira do rio.

- Links úteis -
Açude Mendubim
Rio Paraú
Expedições Igaruana

- Informação útil -
A região é bem tranquila e os moradores hospitaleiros; deixamos o carro estacionado ao ar livre no porto das canoas de Mendubim por quatro dias sem nenhum problema.

Leia o relato completo desta expedição no blog Igaruana

PictographCampsite Altitude 138 ft

Campo A

Acampamento da primeira noite da aventura; ainda nas proximidade da vila de Mendubim (Assu/RN). Lindíssima visão do amanhecer, conforme as fotos publicadas

PictographCampsite Altitude 125 ft

Campo B

Acampamento da segunda noite, nas proximidade da vila de Cruzeiro (Paraú/RN). Local bonito, de acesso um pouco dificultado nesta época pelo capim muito alto.

PictographCampsite Altitude 138 ft

Campo C

Acampamento da terceira noite, nas proximidade da vila de Limoeiro (Assu/RN). Local sensacional com vista de uma extensa área alagada (várzea) característica do Vale do Assu.

Extremo alcançado

Local extremo que conseguimos alcançar a montante do rio Paraú, pouco distante da vila de Cruzeiro (Paraú/RN)

PictographMooring point Altitude 108 ft

Pedra dos Pescadores

Rochedo nas proximidade da vila de Cruzeiro, onde ficam uns pescadores armados de vara. Ali compramos os tucunarés que comemos ensopados no almoço do segundo dia

PictographProvisioning Altitude 125 ft

Venda da vila Cruzeiro

Vendinha na vila de Cruzeiro (Paraú/RN) onde é possível comprar algum gênero alimentício básico, tipo café, açúcar, farinha de mandioca, biscoitos, bolachas. Não tem água mineral à venda.

PictographMountain hut Altitude 144 ft

Vila Cruzeiro

Vila de pescadores e agricultores, pertence ao município de Paraú/RN. Poucas casas espalhadas e uma vendinha no alto do morro.

PictographTree Altitude 0 ft

Lanche na sombra

Pequeno bosque à beira do rio, que abriga um rancho de pescadores, onde os mesmos ficam na sombra entre uma atividade e outra

PictographPicnic Altitude 108 ft

Lanche nas pedras

Parada para lanche e banho refrescante, no último dia de aventura

PictographBirding spot Altitude 108 ft

Porto das canoas da vila Mendubim

Porto das canoas da vila de Mendubim (Assu/RN) ponto de partida e chegada de nossa aventura em canoa. Local perfeito para tirar fotos de garças e outras aves que comem peixes e restos de peixe.

PictographBridge Altitude 112 ft

Paredão do Açude Mendubim

PictographProvisioning Altitude 141 ft

Rest. Peixe Frito

Um restaurante simples à beira do açude Mendubim, que serve peixe fresco, seja frito que ensopado.