Pico Grande de Magé - PARNASO

34 minutes
July 16, 2023
July 2023

near Santo Aleixo, Rio de Janeiro (Brazil)

Caminhada pesada, que exige muito preparo e vigor físico.
Começando no portão do sítio do Rancho Quintas de Santo Aleixo, na rua capitão Antero n.5000.

Adentrando o portão que estava destrancado, ainda escuro, às 5;40 hs da manhã, e caminhando pela rua de paralelepípedo, passando pelas casas do sítio até chegar na trilha que segue para a floresta.

Pegando a trilha em direção a floresta, seguimos caminhando até o riacho, onde o caminho alí estava fechado, reabrimos um pequeno túnel na vegetação e atravessamos o riacho, descendo por um caminho de pedras grandes e subir até o caminho que leva a uma caverna de acampamento.
Nesse local o caminho é bem antigo e aberto, pois é usado por moradores locais até os riachos.

Depois dessa caverna pegamos um caminho para a esquerda, que atravessa novamente o riacho e chagamos a um poção.
Depois do poção atravessamos novamente para a floresta e seguimos subindo. Hora tinha caminho, hora o caminho sumia, se perdia totalmente ( trecho bem longo) e fomos assim subindo até chegar na área de bromélias, onde nesse trecho o caminho estava totalmente fechado e tive que abrir no facão.
Depois das bromélias, chegamos no primeiro paredão da base e fomos para a direita seguindo costeando a pedra.
A partir dali já começa os trechos de escalaminhada e trepa mato.
Seguimos assim até outro trecho onde tem rochas expostas e bromélias grandes, sem caminho aberto e mais uma vez tive que abrir caminho na vegetação fechada até chegar novamente em outra área de floresta com escalaminhada novamente.
Seguimos subindo até chegar numa capinheira cortante até chegarmos no segundo paredão onde fomos para a esquerda.
Seguimos margeando a pedra andando bastante, até onde o caminho começa a subir para o cume.
Seguimos subindo por uma trilha aberta entre os bambus até chegar no terceiro paredão, onde viramos para a esquerda e fomos margeando novamente a pedra e subindo até chegar no quarto paredão.
Onde seguimos para a direita
até chegar no primeiro ponto de escalada, onde precisa de corda.
Subimos os primeiros trechos sem corda, depois fica mais difícil e tive que escalar e por a corda para os companheiros.
São dois trechos de cordas.

Depois dos trechos de cordas, começa a caminhada pela floresta vertical onde a inclinação do terreno faz vc caminhar se agarrando nos galhos, raízes e até colocando as mãos no chão, e assim vai até o cume.
Chegando no cume às 13:00 horas.
Fizemos nossos registros, apreciando as belezas das montanhas em volta descansando um pouco.
Às 14:00 horas descemos e refazemos o mesmo trajeto da subida, chegando no portão onde iniciamos pela manhã às 18:22 horas
Trilha de nível difícil, só para experientes.
Agradeço aos amigos Henrique Frater e Cláudia Dantas pelo dia 🧗👊🗡️

PictographDoor Altitude 931 ft

Portão ( início )

Sítio 5:47 da manhã

Chegando nesse grande de ferro contornar para esquerda, do outro lado tem uma casa onde tem cachorro, trilha se inicia depois dessa casa, subindo a esquerda. 6:04 da manhã

Descendo para o Rio 6:28 da manhã

PictographRiver Altitude 1,581 ft

Atravessar, do outro lado descer trilha logo embaixo perto de um totem aí Novamente atravessar outro riacho, trilha logo acima. 6:38 da manhã

Depois desse totem atravessar o riacho trilha logo acima dele. 6:56 da manhã

PictographCave Altitude 1,585 ft

Trilha logo acima 7:02 da manhã

PictographCave Altitude 1,593 ft

Gruta

Depois da gruta, subindo a esquerda, atravessar o riacho, e depois dessa riacho atravessar um porção para a esquerda. 7:08 da manhã

PictographLake Altitude 1,603 ft

Corda 1

Primeiro lance de corda. 11:44 da manhã

Corda 2

Segunda lance de corda (Mais embaixo tem mais um lance de corda, que não foi necessário colocar deu pra subir numa boa) 11:46 da manhã