Pedra da Gávea, via Trilha do Pico dos Quatro

Photo ofPedra da Gávea, via Trilha do Pico dos Quatro Photo ofPedra da Gávea, via Trilha do Pico dos Quatro Photo ofPedra da Gávea, via Trilha do Pico dos Quatro

October 3, 2015
August 2013

near Vila Balneária, Rio de Janeiro (Brazil)

A trilha começa de fato em uma guarita. Por um trecho curto segue-se a chamada trilha normal da Pedra da Gávea, via a Carrasqueira. Mas logo há uma bifurcação à direita, cruza-se o rio e caminha-se em direção ao colo entre a Pedra da Gávea e o Pico dos Quatro. No trecho final antes do colo a trilha é bem íngreme. Do colo é possível caminhar ao longo da Pedra da Gávea por um trecho pequeno em descida para uma vista muito bonita de São Conrado, à beira do abismo, na chamada Garganta do Céu. Voltando ao colo, a trilha segue ainda muito íngreme em direção à Pedra da Gávea. Logo há um trecho em cabo de aço, de uns 10 metros, bastante vertical. Um trecho de fato perigoso para quem não está acostumado. Após este trecho há um outro trecho em cabo de aço, este menor, de uns 7 metros, e onde o cabo de aço não é muito necessário, apenas talvez para ajudar no equilíbrio. E logo se chega ao topo da mesa, de onde se tem uma vista muito bonita de São Conrado e além. A mesa não é contudo o ponto mais alto, este é a cabeça, de onde se tem vista para a Barra.

Após a mesa, contudo, não seguimos para o cume, e sim começamos a descida pela via normal. Esta passa pela Carrasqueira, um ponto bem íngreme onde é preciso descer com cuidado, se apoiando bem na pedra. Após a Carrasqueira o caminho é mais tranquilo. Continua bem aberto ate a Praça da Bandeira, antigo ponto de encontro das duas trilhas que subiam para a Pedra da Gávea. (A começando em São Conrado foi desativada.) Após a Praça da Bandeira o caminho segue descendo pela floresta.

Caminho recomendado apenas para quem tem alguma experiência em trilhas íngremes e trepa-pedras, ou esteja acompanhado de alguém com experiência. Não recomendado em caso de chuva!

PictographRisk Altitude 0 ft

Praça da Bandeira

Rio

• Eduardo_do_valle Apr 7, 2016

A mais difícil do rio de janeiro

• vgbramos Apr 19, 2016

Muito bom! Um pouquinho difícil de achar o começo da descida do pico dos 4 no topo da Pedra da Gávea, mas o trajeto ajudou.

• Photo of Alexandre Morera
    Alexandre Morera Jun 7, 2016

Tudo ok!!!

• Photo of Natashaaps
    Natashaaps Jun 16, 2016

Trilha bem pesada, exige um bom condicionamento físico. São 2h30 de trilha bem íngreme. Não aconselharia fazer o p4 sem guia - não há sinalização e muitos atalhos foram criados, sendo muito fácil se perder. Se for pela carrasqueira, também é bom ir com alguém que tenha equipamento de segurança, local com muitas ocorrências de acidentes. Vista ESPETACULAR! Recomendo subir pelo p4, vista da janela do céu é deslumbrante! Uma das trilhas mais lindas do Rio!

• Photo of mane.acoriano
    mane.acoriano Nov 17, 2017

Boa tarde,
    Estarei no RJ entre os dias 24, 25 e 26 de novembro.
    Poderia me guiar nessa trilha? Ou conhece alguém para indicar?
    Aguardo retorno,
    (48) 999.667.282
    Um abraço

• Photo of Victoryass
    Victoryass Dec 7, 2017

Muito bem marcada. Foi tranquilo de seguir. Ótima trilha. Só alertando que atualmente, os trechos de cabo de aço pela P4 estão sem o mesmo. Tornando a subida mais técnica, mas sem grandes problemas.