Escalada no Campo do Gerez

38 minutes
October 16, 2021
October 2021

near Campo do Gerez, Braga (Portugal)

Campo do Gerez - Escalada da Fraga do Suadouro

Saímos da albergaria Stop da aldeia Campo do Gerês em direção a S. Bento da Porta Aberta, mas logo ao fim de 200 mts saímos da estrada e entramos num estradão agrícola à esquerda, que é também o trilho de acesso à Casa da Junceda e Pé de Cabril.
Aos 700 mts de percurso, deixamos o trilho que nos leva à casa da Junceda, e viramos à esquerda, para o trilho do Pé de Cabril; 200 mts adiante, deixamos o trilho para o Pé de cabril e antes de atravessar o Ribeiro, viramos à esquerda por um troço marcado com algumas mariolas. Depois de vencer algumas rochas e fragas e ultrapassar algum mato chegamos à das vias de escalada.
Escalamos a Fraga do Suadouro em 4 lanços; destes, só o primeiro está equipado. Nos restantes, será necessário utilizar equipamento de auto-segurança.
Depois de atingir o topo, fizemos um rapel de 25 metros numa parede virada a Sul e nova escalada.
A descida foi feita na parede virada a sudoeste em rapel de 2 lanços e usamos sensivelmente o mesmo trilho de volta ao Campo do Gerês