ESCALADA NA SENHORA DO SALTO

February 5, 2018
February 2018

near Aguiar de Sousa, Porto (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

A Nossa Senhora do Salto, é um daqueles locais típicos das serras do Norte de Portugal, onde existe uma garganta no vale do rio, uma capela e um Santuário. Situa-se nos arredores do Porto no Concelho de Paredes, Freguesia de Aguiar de Sousa. É talvez um dos locais mais apreciados do concelho de Paredes.
Neste local, encontra-se a denominada “Boca do Inferno”, de características geológicas particulares e imbuída num grande misticismo. O lugar do Salto está envolto numa lenda, segunda a qual um cavaleiro se livrou da morte ao invocar a proteção da Senhora após um salto inadvertido no abismo. Em sinal de agradecimento pelo milagre, o cavaleiro terá mandado construir a pequena capela da Nossa Senhora do Salto.
Este espaço paisagístico, de rara beleza, está encravado entre altas serras por onde corre o rio Sousa. O lugar da Senhora do Salto proporciona momentos de tranquilidade, frescura e as suas escarpas permitem a prática de rappel e escalada. As falésias de escalada situam-se em ambas as margens do rio formando uma enorme garganta a jusante da ponte. A rocha é de xisto, rica em "regletes". Há vários sectores com diversas vias.
Mais inf. sobre as vias: http://montanhaescalada.com/zona-de-escalada-da-sra-do-salto/

LARGO Nª Sª SALTO

INICIO DA VIA

FIM DA VIA

• Photo of diestrohero
    diestrohero Nov 15, 2020

Hola no tienes croquis de la zona de escalada gracias