Dois Irmãos de Jacarepaguá ou de Curicica - PE da Pedra Branca

Photo ofDois Irmãos de Jacarepaguá ou de Curicica - PE da Pedra Branca Photo ofDois Irmãos de Jacarepaguá ou de Curicica - PE da Pedra Branca Photo ofDois Irmãos de Jacarepaguá ou de Curicica - PE da Pedra Branca

May 31, 2021
May 2021

near Parque Dois Irmãos, Rio de Janeiro (Brazil)

Levamos uma corda de escalada de 60 metros grossa, uma de 30 metros fina e 4 costuras (usamos 3). A corda grossa foi utilizada para subir de fixa e a segunda para darmos segurança. Todos usavam cadeirinha, aparelho de descida, 2 fitas e 2 mosquetões.
No primeiro lance de corda a ascensão pode ser pela direita ou esquerda. A esquerda é melhor com corda de cima. Pois falta garra de mão e tem muita terra solta. A direita é melhor para quem vai fazer o lance por ser mais limpa.
Seguimos pelas lajes contornando o paredão pela direita entre lajes e vegetação. Bastante seca por causa da estiagem. Consequentemente a terra aparente torna-se escorregadia.
Mas é no grotão que redobramos a atenção. Pois ali há muitas pedras soltas e terra escorregadia. Vamos ziguezagueando para evitar desmoronamento.
No colo subimos um bloco de pedra ali caminhamos pela esquerda em direção ao paredão e subimos por uma escalaminhada. Por causa da exposição fixamos a corda fina nas pontas formando um corrimão. Há um vespeiro bem no fim do colo. Elas estavam na caixa e ali permaneceram.
Contornando o paredão pela direita por trilha chegamos ao primeiro lance de escalada propriamente dita. Há uma laca de pedra cuja fenda faço um pequeno entalamento com pés e mãos até costurar o primeiro grampo. Em seguida há um pequeno trecho de caminhada até o próximo grampo num platô. Todos sobem e Ana parte para escalar o segundo lance. Também ali há uma laca com fenda rasa ela opta por subir pela aderência até costurar no próximo grampo. Mais uma vez subimos todos. Ela mais uma vez vai a frente por outra fenda onde há uma corda fixa numa arvoreta. Passando esse lance há trecho de trilha até um grampo no início de uma laje também caminhada até os blocos de pedra do cume.
Ana subiu na frente com Berardi para começar a fazer o tradicional café expresso italiano da montanha. Seguindo pela esquerda na laje vamos contornando um bloco de pedra com a bandeira do Brasil até o centro cercado por esses interessantes blocos. Há um pouco de lixo largado pelos que acampam ali.
No cume há enormes blocos de pedra. Subimos os mais altos e curiosamente ambos deram quase a mesma altura. Apenas a diferença de 1 m de altitude os separa. Nos dois há vista panorâmica da região.
Comemoramos muito a empreitada, pois para a maioria de nós, era um cume inédito. Berardi e Lúcia já haviam feito. Rapelamos com muita cautela. Uma das pontas da corda grossa ficou presa na última fenda. O que fez retornar escalando para soltá-la. A bela luz do outono nos deu mais um espetáculo de beleza na pedra. No bosque separamos o material.
Os habitantes da comunidade são receptivos. Procuram dar dicas e vibram com quem atinge o cume.
Via classificada como de segundo grau.

Bandeira do Brasil

Base da laje e lance de corda: 15:02 / 15:15.

Base da via de escalada de segundo grau: 10:27. 14:31.

PictographTree Altitude 262 ft

Bosque - reflorestamento: 8:34 / 8:39. 15:39 / 15:57.

Colo: 9:56.

Direita na Rua Marcelo Gordilho: 8:19.

Esquerda: 8:40.

Estrada da Curicica: 8:17. 16:29.

Fim da corda (ancoragem árvore): 8:56 / 9:35.

Fim da escalada: 12:00.

Grampo: 11:05

Grampo: 11:56.

Grotão com terra escorregadia e pedras soltas: 9:47. 14:49.

PictographSummit Altitude 836 ft

Irmão Maior (bloco de pedra 1) - 255 m de altitude

PictographSummit Altitude 835 ft

Irmão Maior (bloco de pedra 2) - 254 m de altitude

Laje: 8:44. 15:33.

Pedra a ser contornada pela esquerda: 10:24. 14:35.

Rua Mansão da Colina: 8:29.

Travessa Clara Nunes: 8:30.

Trilha: 8:30:30. 16:02.

• Rômulo Gonçalves Sep 25, 2021

Boa tarde, tudo bem?!
    Faço filmagens de drones e sempre observei este local com a intenção de subir e sem conhecer alguém que o fizesse. Você leva ou conhecesse alguém que trabalhe levando pessoas até lá?!

• Photo of Ana Xavier Assis
    Ana Xavier Assis Sep 27, 2021

Estou viajando, retorno ao Rio dia 02/10, vou falar com minha amiga, nós duas que guiamos, e te retorno. Este perfil é dela.

• Rômulo Gonçalves Sep 27, 2021

Maravilha.. mt obrigado pela resposta!!!