Activity

Dedo de Deus - Teresópolis/RJ

Download

Trail photos

Photo ofDedo de Deus - Teresópolis/RJ Photo ofDedo de Deus - Teresópolis/RJ Photo ofDedo de Deus - Teresópolis/RJ

Author

Trail stats

Distance
3.5 mi
Elevation gain
3,159 ft
Technical difficulty
Experts only
Elevation loss
3,159 ft
Max elevation
5,366 ft
TrailRank 
92 5
Min elevation
2,729 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours 22 minutes
Time
13 hours 22 minutes
Coordinates
988
Uploaded
September 12, 2022
Recorded
September 2022
  • Rating

  •   5 5 Reviews

near Casa Branca da Serra, Rio de Janeiro (Brazil)

Viewed 1425 times, downloaded 56 times

Trail photos

Photo ofDedo de Deus - Teresópolis/RJ Photo ofDedo de Deus - Teresópolis/RJ Photo ofDedo de Deus - Teresópolis/RJ

Itinerary description

Dedo de Deus - Teresópolis/RJ



**** CONTEXTUALIZAÇÃO ****

Essa é nossa trilha 100 do Wikiloc! 🎉

Em 10/07/2021 tentamos fazer essa escalada ao Dedo de Deus, mas chegamos tarde ao polegar (grupo de 6 pessoas) e abortamos a subida.
Agora, com ajuda do nosso amigo Eric que já havia feito uma vez, decidimos eu e Carol tentar de novo e dessa vez sucesso!!!! Obrigado Eric!!!!

Tentativa abortada: https://www.wikiloc.com/rock-climbing-trails/dedo-de-deus-abortada-ate-cume-do-polegar-77926518


Climb eu e Carol com nosso amigo (e hoje nosso guia) Eric em uma das 50 vias clássicas - Face Leste com Maria Cebola - em Teresópolis/RJ

https://companhiadaescalada.com.br/produto/50-vias-classicas-no-brasil/




**** O DEDO DE DEUS ****

A conquista do Dedo de Deus (1675m), em 1912, é considerada o marco inicial da escalada no Brasil. Foi conquistada por José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Alexandre, Américo e Acácio Oliveira, que levaram 7 dias para alcançar o cume.
A via conquistada foi a "Teixeira". Posteriormente, em 1944, Almy Ulisseia, Antônio Taveira e Ulisses Braga conquistaram a Face Leste pela Chaminé Blackout. Em 1957 foi a vez de Dharomik Jarbas e Hamilton Maciel conquistarem a variante Maria Cebola, que é uma alternativa ao trecho da Chaminé Blackout na Via Leste.

O Dedo de Deus é, dado a sua importância histórica, uma montanha que deve ser visitado por todo escalador e montanhista brasileiro.


**** A TRILHA ****

Partimos eu, Carol e nosso amigo Eric do estacionamento no "Paraiso da Plantas" em Teresópolis às 4am em direção à trilha. O estabelecimento libera as vagas no fundo do prédio para escaladores (sem custo).

Descendo a estrada, passamos por uma fonte e chegamos ao início da trilha. Não é de fácil visualização mesmo de dia, então recomendo que observe no log o ponto exato.

A trilha já se apresenta como será todo o caminho: íngreme e pedregosa. Subimos por pouco mais de 1h até chegar aos cabos de aço. Aqui, um pequeno lance de escalada com 5 chapeletas até o início dos cabos. Eric subiu guiando na minha seg e fez minha seg e da Carol de cima, na segunda parada (a direita da primeira)

Subimos e partir daí fomos somente pelo cabo de aço, nos "solteirando" no mesmo. É recomendável usar luvas de corte pois os cabos são bem abrasivos. Sempre subindo, há alternâncias de trechos de trilha e cabos. Em alguns pontos, foram instaladas pequenas ferratas para auxiliar. Chegamos ao ponto da interseção, aonde para direta vamos à Face Leste e em frente à Via Teixeira (de onde retornamos posteriormente) . A trilha continua com misto de cabos de aço e trepa pedras até o cume do polegar, aonde aguardamos outro grupo terminar o lance as 7am.

É no polegar que a escalada propriamente dita começa. Iniciamos pela canaleta nos lances de 2° grau até o lance de 4º GRAU, aonde se pode ir pela fenda ou por fora no bloco. Aqui fizemos uma "seg" curta na árvore (P1 no croqui) e continuamos caminhando pela canaleta até a P2, aonde temos uma parada com "P" + Chapa. Dali, após esperar o grupo finalizar, Eric guiou até a P4 direto, usando peças móveis (pode ser uma grande e algumas menores) e nós seguimos atrás na "seg" dele.

Chegamos ao ponto de bifurcação entre a Chaminé Blackout e Vr. Maria Cebola. É um VIsup a saída que pode ser artificializado (A0) usando a costura para auxiliar a saída. E honra de guiar essa via clássica ficou para mim. Tentei 2x sem artificializar sem sucesso, então fiz artificializando. Queria ter tentado mais, mas como havia outros grupos esperando, não quis perder mais tempo. A Maria Cebola é uma via com algumas proteções fixas na saída (5) e depois pode-se usar peças pequenas móveis. Totalmente feita em aderência, a altura me deixou um pouco "psicado", mas continuei sempre para cima. A parada é na árvore depois da fenda à esquerda. Fiz a "seg" da Carol e do Eric, até a fenda, quando então desci de volta à fenda para começar as chaminés.

A partir desse ponto, por existirem poucas proteções visíveis, Eric tomou novamente a dianteira para ir nos indicando o caminho. Subiu até a P8, içamos as 3 mochilas e seguimos em seguida. Da P8, mais uma chaminé até a P9 e mais uma vez mochilas içadas. Paradinha na P9 para fotos e Eric mandou o Pulo do Gato em A0 seguidos pela Carol e por mim.

Do pulo, fomos para a Chaminé estreita aonde foi montada nova parada (P10). Eric então mandou até a P11 pelo "passo do gigante". Seguimos atrás.

Essa escalada é maravilhosa, principalmente porque se vê o pé da escada da via Teixeira, indicando cume próximo! Já na P11, tiramos nossas sapatilhas, guardamos nossos "equipos" de escalada e tiramos muitas fotos nesse ponto. É possível visualizar as argolas fabricadas a mão pelo Sr. José Teixeira em 1912!!!!

Subimos a escada e chegamos ao cume! Que maravilhosa é a sensação de conquistar o cume dessa emblemática montanha!!!!

Breve lanche feito, iniciamos os rapeis. Por termos 2 cordas descemos direto do cume até o 2º rapel da Via Teixeira. Aqui é um rapel de quase 50m bem "vertiginoso".

Descemos mais 2 lances de rapel com 1 corda até a trilha da via Teixeira, aonde temos cabos de aço e mais um rapel curto. Aí descemos de trilha até a interseção da Face Leste e mais cabos de aços curtos até o ponto do rampão. 2 rapeis de corda dupla até de volta à base dos cabos.

A trilha de volta não acaba nunnnnca até chegarmos finalmente à estrada. Subimos então para o estacionamento com um misto de euforia pelo feito, gratidão ao Eric por nos guiar e cansaço porque 13hs não é para qualquer um!


VIAS DE 10/09/2022 (Com Carol e Eric)
- Face Leste (D2 3° IV A0/VI E3 - 200m);
- Vr. Maria Cebola ( 4º A0/VIsup E2 - 30m /guiando);



OBS: Fomos na véspera entregar o formulário Termo de Conhecimento de Riscos de Normas na portaria do PARNASO e não aceitaram. Teria que ser na madrugada antes da trilha. Fomos as 3:45am entregar e não aceitaram; teria que ser feito via internet. No fim ficamos com o termo....

https://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/images/TCRN.pdf

"Para escalar os picos do PARNASO (mesmo aqueles em que o acesso se dá pela BR-116) é necessário comunicar ao Parque, assinando Termo de Conhecimento de Riscos e Normas entregue na portaria. Para escaladas com acesso pela BR-116 (Dedo de Deus, Escalavrado) o Termo deve ser preenchido e enviado por fax para (21) 2152-1103 (dias úteis) ou entregue diretamente nas portarias do PARNASO."
https://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/guia-do-visitante/31-escalada.html

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 2,781 ft
Photo ofInício da trilha Photo ofInício da trilha Photo ofInício da trilha

Início da trilha

Trilha difícil visualização em especial a noite. Seguir pelo waypoint não tem erro.

PictographWaypoint Altitude 4,101 ft
Photo ofCabos de Aço Photo ofCabos de Aço Photo ofCabos de Aço

Cabos de Aço

Aqui há um lance de escalada até a ponta dos cabos de aço. Há paradas acima, em especial para rapel.

PictographIntersection Altitude 4,563 ft
Photo ofDireita para face Leste

Direita para face Leste

A face Leste (aonde temos a Maria Cebola e Chaminé Blackout) pegar a direita. Reto vai para a via Teixeira (de onde retornamos com rapel)

PictographWaypoint Altitude 4,767 ft
Photo ofPolegar Photo ofPolegar

Polegar

Início da escalada propriamente dita

PictographWaypoint Altitude 5,302 ft
Photo ofEscada Photo ofEscada

Escada

Fim da escalada, a escada pertence à via Teixeira e é o caminho ao cume!

PictographSummit Altitude 5,358 ft
Photo ofCume do Dedo de Deus Photo ofCume do Dedo de Deus Photo ofCume do Dedo de Deus

Cume do Dedo de Deus

PictographWaypoint Altitude 4,899 ft
Photo ofCabos de aço via Teixeira

Cabos de aço via Teixeira

Trecho aonde termina os cabos de aço e rapel da via Teixeira. Um pouco mais abaixo temos a interseção com a trilha da Face Leste.

Comments  (11)

  • Photo of Eric De Oliveira Cordeiro Espírito Santo
    Eric De Oliveira Cordeiro Espírito Santo Sep 12, 2022

    Parabéns pelo esforço e determinação.

    Principalmente a Carol que me surpreendeu a cada passo dado.
    Ritmo perfeito onde deu para curtir cada momento.

    Especial demais esse dia.

    E gratificante ver meus amigos Marcos e Carol felizes.

  • Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Sep 12, 2022

    Você nos proporcionou algo único Eric! Muito Obrigado de verdade!!!!!!!! Do fundo dos nossos corações!

  • Photo of aacoelho
    aacoelho Sep 12, 2022

    Parabéns pela conquista.
    Escalar essa montanha é um grande desafio.
    Vocês são fera!!!!

  • Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella Sep 12, 2022

    I have followed this trail  View more

    Sem dúvidas um dos trajetos mais desafiadores até agora! Chegar ao cume do Dedo de Deus é uma honra e estar acompanhada de pessoas queridas torna tudo ainda mais especial. Obrigada Eric e Marcos pelos incentivos e paciência.

  • Photo of Eduardo Joaquim - Edu Selvagem
    Eduardo Joaquim - Edu Selvagem Oct 9, 2022

    Parabéns meu nobre. Chegar ao cume do Dedo de Deus, ícone do montanhismo nacional, é realmente incrível. Muito bom seus registros e relato. Obrigado por compartilhar.

  • Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Oct 9, 2022

    Valeu Edu! Bora para cima!!!!!

  • Photo of brunovm
    brunovm Mar 3, 2023

    Boa tarde vcs podem enviar um contato de um guia para o dedo de Deus ? Obrigado

  • Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Mar 3, 2023

    Boa tarde Bruno , não fomos com guia e sim com nosso amigo Eric!

  • Photo of Luana Pasetti Vanin
    Luana Pasetti Vanin Apr 24, 2023

    Conquista toppp

  • Photo of dionieco
    dionieco Jul 3, 2023

    Muito útil. Valeu

  • Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Jul 3, 2023

    Que bom que te ajudou!!!!

You can or this trail