Dedo de Deus (abortada - até cume do polegar)

Photo ofDedo de Deus (abortada - até cume do polegar) Photo ofDedo de Deus (abortada - até cume do polegar) Photo ofDedo de Deus (abortada - até cume do polegar)

Experts only
July 10, 2021
July 2021

•   3.7 1 review

near Casa Branca da Serra, Rio de Janeiro (Brazil)

Dedo de Deus (abortada - até cume do polegar)

*Face Leste com Maria Cebola*

Iniciamos eu, Carol, Otávio, Luana com Evandro e Suzi dos Consultores de Aventura as 5am no "Paraíso das Plantas / restaurante Paraíso da Serra". Há uma rua atrás do restaurante para estacionar. Fácil identificar com a placa "estacionamento para alpinistas".

Descemos a rodovia até depois da "santinha". Há uma abertura na vegetação a direita de quem desce (vide waypoint) que é o início da trilha. A trilha, por mata fechada, é bem íngreme com alguns trepa pedras, mas muito bem marcada. As árvores e arbustos auxiliam na evolução. Após pouco mais de 1h chegamos ao pé da pedra e aos lances de cabo de aço. Olhar para cima e ter noção da altura e inclinação é estonteante. A partir daí é um misto de escalada com "subir de batman" nos cabos de aço. Fizemos com segurança, com Evandro guiando e um fazendo a seg dos outros. Vencido os primeiros cabos, uma sucessão de trepa pedras, hora com antigas cordas fixas, outras com mais cabos de aço até o polegar do dedo (vide foto). Atenção à uma bifurcação no caminho. Há uma seta encrustada na pedra indicando o caminho a direita que segue para a escalada face leste com Maria Cebola . Reto, é o acesso aos demais "dedos" e a via do Teixeira.

Chegamos no polegar pouco antes das 11am e tínhamos uma escolha a fazer: descer ou continuar subindo, com risco de chegar a noite ou mesmo ter que pernoitar na rocha. Optamos por descer, sem não antes fazer um lanche, visitar o cume do polegar e fazer uma homenagem a nossa Ana Luiza já que fazia 10 anos de seu falecimento.

A descida é pelo mesmo caminho, só que com auxílio de rapel de 1 corda. No último lance, o rampão, pode-se descer com duas cordas.

A partir daí só retornar pela trilha até a estrada novamente. Dessa vez não fizemos cume, mas na próxima com certeza! 💪

Vias de 10/07/2021 ( Com Carol, Otávio, Luana, Evandro Suzi)
- Face leste Dedo de Deus - Variante Maria Cebola (4° IVsup A0 E3 D4 - 240m /incompleta)

Início da trilha

Primeiros cabos (rampão)

Polegar

Pico do Polegar

• Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella Jul 12, 2021

A trilha até o início dos cabos de aço é bem puxada. Uma subida íngreme que exige bastante. Mas os primeiros trechos de cabo de aço exigem bastante cuidado e atenção. Até o momento, sem dúvidas está foi a aproximação de escalada mais difícil que já fiz kkkkkkkkkkkkk uma pena que não conseguimos chegar ao cume. A segurança falou mais alto (como tem que ser) e resolvemos parar no polegar, curtir a paisagem, comer alguma coisa, descansar e voltar. Valeu a experiência e na próxima ida, com certeza terá cume.

• Photo of VaTrilhar (mv_mao)