Costão do Pão de Açúcar

Very difficult
April 17, 2019
May 2017

near Leme, Rio de Janeiro (Brazil)

Viewed 1992 times, downloaded 69 times

Para quem não sabe é possível subir o Morro do Pão de Açúcar sem ser de Bondinho, porém o caminho é extremamente confuso e perigoso. A subida se dá pelo seu costão, uma rampa de rocha imensa que está na face leste do pico.

Antes de realizar esta trilha é importante levar em consideração o seguinte:

• JAMAIS faça esta subida sem acompanhamento de um guia ou agência. A empresa Nattrip realiza esta subida e cobra R$ 185,00 (valor de 2019). O link para o site deles é: https://www.nattrip.com.br/roteiros/costao-do-pao-de-acucar/;
• Não faça esta subida se você não estiver em condições físicas adequadas, pois há trechos expostos de escalada em rocha;
• Se você não estiver confortável com os dois pontos considerados acima pague o Bondinho. A subida com ele custa R$ 100,00 (valor de 2019).

Para chegar no Pão de Açúcar eu vim caminhando do hostel que eu estava no Botafogo até a Praia Vermelha. Daqui a trilha se inicia e acompanha o caminho para o Morro da Urca até chegar numa bifurcação. Se você virar à esquerda você subirá a trilha da Urca, que é gratuita e apresenta um lindo panorama da cidade do Rio. Para o Costão do Pão de Açúcar há que seguir reto até o final do trecho pavimentado, onde tem pessoas que vão correr e fazer caminhada.

A partir daqui acabou a brincadeira. É preciso encontrar uma trilha muito mal marcada que entra na mata. Após atravessar esta parte, se chega na base do Costão.

A subida é bem confusa, pois na maior parte do tempo se anda na própria rocha e não há trilhas para seguir. E quando há passagens com vegetação, se encontram caminhos pouco usadas, que podem até dificultar na orientação.

Mas o maior desafio desta subida são as paredes de até 10 metros de altura em que é preciso escalar na rocha.

Após 1h30min de ascensão tensa se chega no cume do pico. Aqui você encontrará uma infinidade de turistas e uma boa estrutura com restaurantes e banheiros.

O Morro do Pão de Açúcar apresenta uma lindíssima vista da cidade do Rio. Se vê o Morro da Urca, o Corcovado e o Cristo, a Baía de Guanabara, a Praia de Copacabana, o Morro de Dois Irmãos, a Pedra da Gávea e diversos bairros da cidade. Seu topo ainda apresenta um pôr-do-sol magnífico, por isso aconselho que suba o morro no período da tarde.

Na hora de descer eu peguei o Bondinho até o Morro da Urca, que é grátis pra quem sobe pelo Costão.

Por fim, peguei a trilha da Urca até a Praia Vermelha, descida essa que durou cerca de 20 minutos.

PictographSummit Altitude 827 ft

Bonde

• Photo of matheus.gorila
    matheus.gorila May 22, 2019

Salve mestre. Queria tirar uma dúvida... você fala na descrição de alguns trechos onde a escalaminhada vira escalada em rocha com 10 metros de via... esses trechos onde se escala na rocha, é preciso usar cadeirinha, corda, mosquetão, etc, ou fazer solo é tranquilo?

• Photo of Trek Mundi
    Trek Mundi May 31, 2019

ola Matheus! A escalada é de nivel baixo, mas é muito recomendavel usar todos os equipamentos de escalada sim!