Viagem do século 20-09

October 11, 2018
September 2018

near Caída d’Água, Tocantins (Brazil)

Hoje acordei cedo, dormi perto da estrada e não é bom ficar até tarde. 6h já estava de pé. Vários escorpiões em baixo da barraca jalapao é complicado pra acampar. Arrumei as coisas e Peguei a estrada sentido pedra furada. No começo até q foi bem, Achei q ia ser fácil. Mas no último km, areiao puro bateu aquela ponta de desespero. Cai 2x nos primeiros 100m mas dps foi até tranquilo. A pedra furada é muito interessante e bonita. Uma montanha de pedra em cima de uma base de areia, até quando será que fica de pé? Muitas maritacas e afins vi até uma arara azul. Tirei muitas fotos e dps de uma hora voltei. A volta foi sussa naquele, acaba pegando o jeito. Asfalto até ponte alta do Tocantins. Cidade pequena e simples. Abasteci num posto e peguei sentido canion sussuapara. 15 reais a visitação. Bonito vale a pena. Dali peguei sentido cachoeira da velha, seriam 70km que foram os piores que já andei. Muita areia fofa minhas forças acabaram perto do meio dia. Passei por uma ponte e resolvi ver o que era e acabei fazendo almoço ali, fiquei quase 2h descansando. Dps encarei os últimos kms até a entrada para a estrada da cachoeira da velha. Foi tenso d+ areiao e tripidação. Pensei que fosse desmontar a moto os baús estão com folga parece uma batedeira. Foi complicado, cansativo e demorado mas cheguei na cachoeira da velha por volta das 5h. Negociei com o fiscal da entrada, e ele permitiu que eu acampasse na estrutura da praia do rio novo. A cachoeira da velha é muito bonita, muita água no meio dessa aridez. Vale a visita. A praia é bacana tbm me senti especialmente abraçado pela natureza lindo d+. Peguei água, tomei banho, lavei umas roupas. Subindo as escadas de volta topei com uma cobra, ela corria muito rápido e passou a menos de um metro do meu pé. Pulei pra trás assustado ela levantou a cabeça mas seguiu seu caminho. Montei acampamento, estendi as roupas e fiz Comida.