LX secreta - azulejos mais bonitos de Lisboa

Photo ofLX secreta - azulejos mais bonitos de Lisboa Photo ofLX secreta - azulejos mais bonitos de Lisboa Photo ofLX secreta - azulejos mais bonitos de Lisboa

July 6, 2018
July 2018

near Prazeres, Lisboa (Portugal)

Lisboa é a cidade do azulejo. Temos murais, painéis, fachadas inteiras revestidas a azulejo, antigas fábricas de cerâmica mesmo no centro da cidade. Aqui vive-se da cor, dos padrões e dos desenhos que, com a nossa luz lisboeta, transformam-se em autênticas obras de arte pela cidade.
De certeza que já passaste por muitos destes painéis, há milhares de exemplos espalhados pela nossa cidade, em praticamente todas as esquinas e ruas. Hoje, mostramos-te alguns desses exemplos.

Fica perto do Panteão Nacional e da Feira da Ladra. Esta fachada é 1860, de gosto romântico, tem figuras de bustos e molduras em tons de azul, amarelo e branco. No piso térreo, os azulejos conseguem fazer uma imitação de mármore, em tons de rosa.

Prédio de habitação e comércio, construído em 1908. Este foi um dos primeiro exemplos de Arte Nova em toda a fachada. Tem uma parte revestida a azulejos verdes retangulares e a outra, no primeiro piso, forrada a girassóis e folhagens muito coloridas.

Uma das principais vias de entrada na cidade também tinha de ter um grande mural de azulejos. Muita cor, ritmo e faixas verticais conjugadas com elementos lisos e outros abstratos. É uma obra marcante da década de 1970, da autoria de João Abel Manta.

Um edifício moderno, de 1949 revestido a azulejos em tons de preto e verde, por Almada Negreiros. Um magnífico padrão geométrico e ao mesmo tempo ondulante.

Um dos painéis mais conhecidos e bonitos de Lisboa, é da autoria de Maria Keil e construído em 1958. As cores, a plasticidade e a dimensão da composição são realmente marcantes. Representa a vida no mar, com conchas, búzios, barcos e pescadores.

Mais um exemplo de um painel publicitário em azulejo a revestir uma fachada, da década de 1920. Repara com atenção no lettering feito com parafusos, uma delícia para qualquer designer gráfico.

Construído em 1864 como residência, este prédio está totalmente revestido a elementos maçónicos, falsas estátuas e representações alusivas à ciência, agricultura, comércio e indústria e aos elementos terra e água.

Fachada da Loja Viúva Lamego, Largo do Intendente

Construído em 1865, em tempos foi a loja da Fábrica Viúva de Lamego e, como não podia deixar de ser, está toda revestida a azulejos de gosto romântico. Folhagens, jarras e outras representações chinesas, figuras alegóricas e até macacos empoleirados. Este é outro exemplo de como os azulejos também serviam de painéis publicitários. Fachada da Fábrica Viúva Lamego na Avenida Almirante Reis A outra fachada da Fábrica, aqui em tons de azul e branco. Aqui foram produzidos muitos dos azulejos das nossas estações de metro.