Araçatuba Monte Crista

Experts only
July 28, 2011
July 2011

near Sítio Antônio V. da Silva, Paraná (Brazil)

Travessia Araçatuba-PR(Morro situado em tijucas do Sul, próximo a BR-376 na localidade de Matulão) a Monte Crista-SC (Morro em Garuva - SC), passando pelos campos do Quiriri. Trilha de 4 dias, com dificuldade extrema.

ÁGUA 1

ÁGUA 2

ÁGUA 3

ÁGUA 4

ÁGUA 6

1ª CERCA

2ª CERCA

3ª CERCA (UNIÃO DAS TRILHAS)

ACAMPAMENTO

MARCO DE DIVISA

• Photo of Zeca Reinert
    gvogetta May 5, 2014

Dificuldade física média a difícil, trilha extensa, sobe e desce constante, vários trechos de vara mato.
    Navegação complexa com tempo ruim ou nevoeiro, recomendável uso de GPS.
    Paisagens deslumbrantes, especialmente depois da Serra da Imbira passando para a Serra do Quiriri, sentido sul.

• Photo of afonso.lenzi
    afonso.lenzi Feb 2, 2016

parabéns pela travessia!

Tem bastante pontos de água no caminho?

alineeletrica Aug 17, 2016

Oi Zeca, bom dia!
    Tendo o mapa no GPS é possível fazer a trilha sem guia?
    Abs

gvogetta Oct 19, 2016

Acho que o companheiro Zeca não viu... Então tomo a liberdade de comentar:
    Sim Aline, não é necessário guia, mas recomenda-se proficiência no uso do GPS, pois a região é normalmente coberta por fortes nevoeiros e isso atrapalha bastante a navegação, então o GPS acaba sendo um equipamento de segurança.
    Recomenda-se também obter autorização para a passagem pelas terras da Fazenda Alto Quiriri, de propriedade da Ciser, empresa de Joinville, que pode ser conseguida com o pessoal da Imobiliária Hacasa (Joinville), converse com o pessoal lá, geralmente não há problemas em conseguir.
    No mais, apesar de não haver grande dificuldade técnica, recomenda-se alguma experiência em travessias autossuficientes, pois são em média 4 dias de caminhada (3 pernoites) entre o Araçatuba e o Crista.
    Abraço!

• Photo of Zeca Reinert
    Zeca Reinert Oct 23, 2016

Isso, ja falou tudo Getúlio. Muita água pela trilha Afonso, tranquilo.

alineeletrica Oct 24, 2016

Obrigada Pessoal.

viniciusvalladares.rj Mar 13, 2017

Olá,
    Interessante relato "gvogetta", em maio estarei realizando essa travessia e vendo seus relatos sobre o local, me deixa ainda mais animado.

Obrigado por colaborar com suas informações.

^^

alineeletrica Mar 15, 2017

Vai fazer em grupo Vinicius? Continuo querendo fazer ...

viniciusvalladares.rj Mar 15, 2017

Ola, Alineeletrica....

Pretendo fazer em grupo sim, travessia em 3 dias e 2 noites, mas ainda estou chamando amigos para essa aventura, partiremos do Rio de Janeiro.

alineeletrica Mar 15, 2017

Vinicius, se eu puder participar (talvez eu e alguma amiga) ... moro em Florianópolis, encontraria vocês na largada. Poderia ajudar com a logística por aqui.
    Abraços

viniciusvalladares.rj Mar 16, 2017

Alineeletrica,

1000 desculpas, achei que era um comentário sobre a travessia de Alto Palácio - MG, quando digitou "Florianópolis" logo vi que alguma coisa estava estranho.
    Essa ai de Araçatuba eu farei em 4 dais e 3 noites com um grupo já fechado (pago), a de Alto Palácio que ainda estou sondando a logística e etc.

Mais uma vez, 1000 desculpas.

Me procura no facebook, estou sempre fazendo travessias, quem sabe podemos agitar uma travessias por ai, ou até mesmo refazer essa de Araçatuba.

Gratidão.

• Photo of Márcio Seroiska
    Márcio Seroiska Jul 24, 2017

fazer essa trilha em 4 dias é melhor... o primeiro e segundo dia são mais difíceis os outros dois são só desfrute!!!

• Photo of PauloTaqueda
    PauloTaqueda Nov 6, 2017

*** ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO ***

*** ESTA TRACK NÃO SERVE PARA SER UTILIZADA DURANTE ESTA TRAVESSIA !!! ***

Realizei essa travessia agora no feriado de finados e cometi o erro de baixar essa track sem notar que ela foi feita em 2011. Iniciei a subida via Monte Crista e quando chegamos no Marco da Divisa a coisa ficou ruim. De lá pra cá muita coisa mudou, vegetação cresceu e muitas vezes a track orientava a atravessar matos fechados ou subidas desnecessárias , mas na parte das estradas é onde está o maior problema ! Tem estradas que não existem mais, jogaram muitos troncos e restos de pinus para que ela fossem fechadas. A nossa solução foi usar um aplicativo de celular que mostrava imagens do Google Earth e assim pudemos nos orientar e conseguir chegar ao Araçatuba.
    Resumo da ópera: Ficamos 1 dia inteiro andando por estradas, aumentando muito a distancia real da travessia.

Peço por gentileza que ela seja excluída para que outras pessoas não cometam o mesmo erro que eu !
    Um abraço e boas aventuras.

gvogetta Dec 13, 2017

Salve Taqueda!
    * * * ATENÇÃO * * *
    É um erro pensar que uma track disponível no Wikiloc resolve qualquer problema.
    Este risco que você aponta sempre existiu e continua existindo. Trilhas, especialmente em ambientes naturais, MUDAM com frequência. Árvores caem, vegetação cresce, etc. Tracklogs disponíveis no Wikiloc NÃO DISPENSAM o bom senso e a pesquisa prévia sobre as condições atuais dos percursos. Por isso sempre bom não confiar somente numa tracklog baixada da internet. E mais. O fato de uma track ter sido postada recentemente não garante também que ela esteja correta! Na dúvida, bom checar antes com a fonte e obter mais informações.