Activity

Travessia AO

Download

Trail photos

Photo ofTravessia AO Photo ofTravessia AO Photo ofTravessia AO

Author

Trail stats

Distance
15.44 mi
Elevation gain
4,800 ft
Technical difficulty
Experts only
Elevation loss
4,701 ft
Max elevation
4,781 ft
TrailRank 
32
Min elevation
-257 ft
Trail type
One Way
Moving time
4 hours 46 minutes
Time
15 hours 39 minutes
Coordinates
3390
Uploaded
July 24, 2023
Recorded
July 2023

near Madeireira Dal’Pai, Paraná (Brazil)

Viewed 37 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofTravessia AO Photo ofTravessia AO Photo ofTravessia AO

Itinerary description

Travessia que leva o nome da primeira e última letra do alfabeto grego. É famosa por ser uma das mais desafiadoras do Brasil (excluindo, é claro, as Mega travessias). A trilha é pouco identificada, fácil de se perder e exige a passagem por 13 cumes, talvez até mais, se eu não estiver enganado. Realmente, essa travessia faz jus à sua fama.
Começamos a nossa jornada antes do nascer do sol. Lá de cima, acima das nuvens no Canal, tive uma vista diferente. A intensa neblina, naquele horário, fazia com que as luzes nos trechos urbanos borrassem as nuvens, proporcionando uma visão única lá do alto alto. O dia prometia um nascer do sol memorável, mas infelizmente, não conseguimos chegar a tempo em algum cume para presenciar o espetáculo.
Nossa primeira parada foi no Mesa, onde paramos para apreciar a vista da Serra e fazer um lanche. A imensidão da mata nessa região é impressionante. Como era de se esperar, nos perdemos diversas vezes, seguindo caminhos secundários e rastros. Subimos e descemos diversas vezes, procurando a melhor forma de avançar em algumas partes. A parceria nessas horas fez toda a diferença. A cada perdido, revezamos a liderança, abrindo caminho um para o outro.
Chegando à asa do avião, mais ou menos na metade do percurso, descansamos por exatamente 25 minutos, onde consegui tirar um cochilo rejuvenescedor. A partir dali, seguimos firmes e constantes em direção ao objetivo.
Florestas densas, riachos e córregos, paisagens incríveis, subidas íngremes e desafiadoras, descidas escorregadias e trilhas estreitas, o que torna a caminhada emocionante.
No cume do Olimpo, estipulamos o tempo que levaríamos até o Porto de Cima para avisar o nosso resgate, pois não queríamos perder a oportunidade de correr a parte final do caminho do Itupava.
Enfim, com o corpo dolorido, mas a alma lavada, concluímos essa travessia incrível.

Comments  (2)

You can or this trail