Photo ofXIV Raid Turístico da Feira da Caça e Turismo de Macedo de Cavaleiros 2019 (1.sector). Photo ofXIV Raid Turístico da Feira da Caça e Turismo de Macedo de Cavaleiros 2019 (1.sector). Photo ofXIV Raid Turístico da Feira da Caça e Turismo de Macedo de Cavaleiros 2019 (1.sector).

January 19, 2019
January 2019

near Macedo de Cavaleiros, Bragança (Portugal)

FAÇA TODO-O-TERRENO RESPONSÁVEL E RESPEITANDO SEMPRE A NATUREZA ASSIM COM TAMBÉM AS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS.

Sobre a nossa partilha;

VIATURA POR NÓS UTILIZADA:
• Opel Monterey versão longa.
• Tipo dos pneus – T/A (50/50).
• Data da gravação do track - 19/01/2019.

TIPO DE VIATURA A QUE SE DESTINA A PARTILHA:
• Viaturas 4x4 “puras”.

SOBRE GRAU DE DIFICULDADE:
A informação por nós disponibilizada é meramente indicativa, algo resumida e que pode conter alguma subjectividade. Consoante o interlocutor pode haver diversas interpretações. Para o nível por nós indicado temos sempre como referência a viatura no seu estado original e à saída do posto de venda assim como também que o condutor tenha pelo menos um nível de experiência mínimo.

Grau de dificuldade:
• Com piso seco – Baixo/Médio.
• Com piso molhado – Médio.

MUITO IMPORTANTE:
Deverá ser tido sempre em linha de conta o período tempo decorrido entre o nosso reconhecimento e a data em que pretendam utilizar a nossa partilha pois há muitas condicionantes que podem provocar alterações no percurso e que podem por si só transformar toda a informação por nós disponibilizada.

METEOROLOGIA:
Para a utilização da nossa partilha deve ser tido em linha de conta a altura do ano e as condições climatéricas existentes no momento.

LOCAL DE INÍCIO DO TRACK:
• Associação Comercial de Macedo de Cavaleiros.

LOCAL DE TÉRMINO DO TRACK:
• Convento de Balsamão.

RECOMENDAÇÕES:
 Não deixe nunca lixo pelo caminho.
 Verifique possíveis alertas da Protecção Civil.

CONSELHOS E BOAS PRATICAS TT:
 Levar sempre uma reserva de água, comida e combustível para acautelar algum imprevisto que possa surgir.
 Os percursos devem preferencialmente ser feitos com o mínimo de duas viaturas 4x4.
 Não sair dos trilhos já existentes dos e respeitando as hortas ou plantações, bem como a propriedade privada.

TAMBÉM IMPORTANTE:

Cada um deve ponderar a sua utilização, avaliando os riscos e a sua capacidade para o poder realizar.
Pelo facto de estarmos a partilhar um percurso, não nos responsabiliza por qualquer dano ou acidente que possa ou venha a ocorrer por quem o realizar.
O track não foi editado e como tal poderá apresentar erros de percurso.

SOBRE O TRACK:
Este foi o trajecto escolhido para o sector matinal do XIV Raide Turístico da Feira da Caça e Turismo de Macedo de Cavaleiros 2019 e realizado em 06/01/2019.

Contactos úteis:

Em Bragança
• Protecção Civil Bragança – 273 300 240
• Destacamento de Trânsito – 273 300 570

Solicitamos um pouco do seu deixando o seu comentário sobre a nossa partilha assim como também se informação por nós disponibilizada correspondeu à expectativa criada.

Obrigado.

Local de início do Raide.

Porta traseira da Feira de S. Pedro junto à Associação Comercial de Macedo de Cavaleiros e seguir em direcção à Igreja.

PictographTree Altitude 2,931 ft

PictographInformation point Altitude 2,989 ft

Zona 'extreme' facultativa.

Só para carros com nível elevado de preparação.

No final da subida viragem à em gancho esquerda.

Saia do caminho principal entrando num pequeno trilho à sua esquerda.

Siga pelo caminho da esquerda e de seguida vire logo na primeira à esquerda que aparecer.

O caminho principal é o caminho a esquerda e a subir. Para os mais aventureiros o caminho é em frente e a descer. Pequeno vídeo da zona final do obstáculo. https://youtu.be/Wat6yHwJDL0

Esta, hoje pequena vila medieval fez história no século XVIII na fase pré-industrial sendo disso testemunha o Real Filatorio de Chacim que foi fábrica de seda (com inspiração italiana) e serviu também de escola de fiação. IGREJA MATRIZ; Também com outras duas denominações como Igreja de São Sebastião ou Igreja de Santa Eufémia, este Templo religioso, de planta rectangular e de uma só nave, apresenta um estilo Maneirista e Barroco. No seu interior, o retábulo colateral apresenta uma talha de mistura barroca e neobarroca. O estilo neoclássico está espelhado no arco triunfal, e o retábulo-mor apresenta uma estrutura maneirista. PELOURINHO; Tendo conseguido no séc. XIII o estatuto de vila, somente no séc. XV (1400) é que conseguiu o seu primeiro foral concedido por D. João I. Mais tarde, a vila é presenteada novamente com um novo foral, sem data conhecida, mas crê-se que poderá ser de 1514, pois foi concedido por D. Manuel. Entretanto o Concelho foi extinto a favor de Macedo de Cavaleiros, mas esta pequena vila acaba por conservar o antigo Pelourinho, atualmente situado no largo da Igreja Matriz. O Pelourinho está assente em três degraus quadrangulares. A coluna com a forma oitavada, ritmada em quatro pequenas peças em cunha com faces alternadas. O capitel é composto por uma peça semelhante onde se projetam quatro braços em cruz, sendo prolongados por hastes de ferro recurvadas. Sobre esta peça assenta finalmente o remate, suportando um bloco alto quadrangular decorado com as armas régias de uma figura feminina, e do outro lado as armas dos Sampaios (este é um dos quatro existes no Concelho de Macedo de Cavaleiros). Há, um outro local cuja visita é também obrigatória, a Ponte do Bairrinho (com provável origem medieval sendo uma ponte de arco de volta perfeito) e que por vezes é esquecido.

PictographRisk Altitude 1,864 ft

STOP!!!

Com muita precaução cruze a EN 216 seguindo pelo caminho em terra em direcção à S. Trindade.

Vire à esquerda.

Vire a sua esquerda pelo caminho empedrado e siguindo em frente.

Photo ofConvento de Balsamão, fim do 1.sector Photo ofConvento de Balsamão, fim do 1.sector Photo ofConvento de Balsamão, fim do 1.sector

Convento de Balsamão, fim do 1.sector

A melhor definição que podemos dar sobre este convento é a de um lugar de infinito, como o singular céu estrelado que dali se pode observar sendo também um lugar onde natureza e espiritualidade em reciproco diálogo, nos transportam para outros mundos, de forma quase tão simples, como quando se abre uma janela... O Convento de Balsamão pertence à Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição, no cimo de um monte, é hoje também lugar que acolhe. Todo o espaço envolvente convida a descobrir-se e a descobrir silêncios e sons, tons e cores, espaços e lugares de verdadeira contemplação. Balsamão! Silêncio que fala, brisa que refresca, calor que aquece, vento que sacode, perfume que inebria, fé que eleva, esperança que anima, caridade que inflama, paz que se transmite, Deus que se revela! Para uma informação mais pormonorizada sugerimos consulta no seguinto sitio na internet: https://www.snpcultura.org/dormir_em_mosteiros_balsamao.html

• Photo of João batista 86
    João batista 86 Mar 24, 2019

Um bom trilho para um domingo de manha,uma secção do troço impossível de fazer com a minha keeway,mas de resto um bom passeio...

• Photo of 2wtour
    2wtour Mar 25, 2019

Caro João batista 86,

Na informação por nós disponibilizada este trilho é destinado a viaturas 4x4 puras (jipes).

Contudo e com o tempo seco e já sem lama estamos convencidos que poderá ser acessível também a motociclos, mas...