Xertelo, Borrageiro II

May 30, 2020
May 2020

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

5 km iniciais, junto à levada, muito rápidos, passagem pelas 7 lagoas. Pode atravessar-se o rio Cabril a corta mato ou pelo estradão, na confluência das corgas do Sabroso e de Pena Calva.
Sudida pelo estradão que vai dar à cabana do Marinho, mas logo corte à direita e início da subida para a lagoa do Marinho. Começa aqui a dureza deste deste trilho, sobretudo se estiver calor.
Na cabana do Marinho segue-se em direcção ao Borrageiro II, o qual se contorna descendo e subindo um vale por onde passa o Fafião. Parte do percurso difícil e que exige muita concentração.
Subida para um prado escondido, depois do qual se contorna o vale à meia encosta. Depois apanha-se trilho marcado, mas por pouco tempo. Novo corte à esquerda e descida para o Marinho a corta mato encosta abaixo.
A partir daqui continua a descer-se até à passagem ribeirinha do Cubo de Baixo.
Nova subida agora em direcção à aldeia de Xertelo. Mato muito denso. Zonas que quase só se passa de tesoura de poda.
Último km, encosta acima, é penoso. Por não haver trilho, pelo mato agreste, pelo desgaste acumulado. Finalmente vislumbra-se o imagem do Fojo do Lobo e - Hellas! - fim do percurso.
Trilho muito duro, com zonas muito técnicas. Guardar energias para o último km e meio que não é nada fácil.
Nota: trilho original de Macka e Truka.