Cânions do Viana - Bom Jesus - PI

August 28, 2022
August 2022

near Bom Jesus, Piauí (Brazil)

Saindo do município de Bom Jesus no Piauí, seguindo por 28,5 km de estrada de terra até o Cânions do Viana. Por lá fizemos a passagem pelo Cânion e demos algumas saídas da estrada principal para explorar a região do cânion. Finalizamos o track na entrada da Gruta do Viana, que é uma atração do local.

AUTORIZAÇÃO: Não pedimos autorização nem pegamos guia, fomos direto da cidade, mas chegando próximo ao cânion nos deparamos com placas dizendo que só era permitida a entrada com guia credenciado na cidade. Como já estávamos ali e não daria tempo pra voltar e pegar um guia, decidimos arriscar (não recomendado) e seguir sem guia, preparados para retornar caso houvesse alguma abordagem nos proibindo de passar.

TAXA: Não há (referência agosto/2022)

DIFICULDADE: Estrada de terra em bom estado na maior parte do tempo. Dentro do Cânion alguns trechos com areia fofa mas sem muita dificuldade. Nem cheguei a usar o 4x4.

PERNOITE/CAMPING: ao longo do Cânion tem diversas placas proibindo acampar. Depois de atravessar o cânion, já começou a escurecer, não tinham mais as placas e tivemos que procurar um local para acampar, qualquer clareira já serviria para somente armar a barraca e logo de madrugada já sair. Porém a vegetação desse local após o cânion é bastante fechada, sendo difícil encontrar alguma brecha para encostar. Não cruzamos com ninguém e fomos tocando em frente até que encontramos um curral abandonado e entramos. Montamos ali nosso acampamento relâmpago para sair algumas horas depois. Decisão errada. Lá pelas 4 horas da manhã passou algumas motos dos trabalhadores das fazendas ali da região, viram nossa barraca e percebemos que não fomos bem-vindos. Não quiseram conversar e se afastaram. Mas os cachorros ficaram no acampamento rodeando a barraca por um tempo. Assim que os cachorros saíram levantamos acampamento imediatamente antes do sol nascer e deixamos o local. Mais adiante encontramos a vilinha do Viana e conversei com uns moradores explicando a situação e pedindo desculpa de ter acampado ali. Eles falaram que não tinha problema e foram muito educados, oferecendo até café pra gente. Acredito que se nós tivéssemos tocado mais um pouco na noite anterior poderíamos pedir pra armar barraca por ali na região da vila mesmo (fica a dica).