Valongo - Alvre

April 11, 2021
April 2021

•   4.3 1 review

near Valongo, Porto (Portugal)

NOTA PRÉVIA SOBRE ESTE PERCURSO:
Desaconselhamos a condutores com pouca experiência na condução fora de estrada
O percurso não é difícil, mas destina-se somente a quem tenha já alguma experiência.

Ainda não está completa a informação sobre os waypoints.

FAÇA TODO-O-TERRENO RESPONSÁVEL E RESPEITANDO SEMPRE A NATUREZA ASSIM COM TAMBÉM AS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS.

Sobre a nossa partilha;

VIATURA POR NÓS UTILIZADA:
• Opel Monterey versão longa.
• Tipo dos pneus – T/A (50/50).
• Data da gravação do track - 10/04/2021.

TIPO DE VIATURA A QUE SE DESTINA A PARTILHA:
• Viaturas 4x4 “puras”.

SOBRE GRAU DE DIFICULDADE:
A informação por nós disponibilizada é meramente indicativa, algo resumida e que pode conter alguma subjectividade. Consoante o interlocutor pode haver diversas interpretações. Para o nível por nós indicado temos sempre como referência a viatura no seu estado original e à saída do posto de venda assim como também que o condutor tenha pelo menos um nível de experiência mínimo.

Grau de dificuldade:
- Com piso seco – moderado.
- Com piso molhado – moderado/difícil.

MUITO IMPORTANTE:
Deverá ser tido sempre em linha de conta o período tempo decorrido entre o nosso reconhecimento e a data em que pretendam utilizar a nossa partilha pois há muitas condicionantes que podem provocar alterações no percurso e que podem por si só transformar toda a informação por nós disponibilizada.

METEOROLOGIA:
Para a utilização da nossa partilha deve ser tido em linha de conta a altura do ano e as condições climatéricas existentes no momento.

LOCAL DE INÍCIO DO TRACK:
• Igreja Matriz de Valongo.

LOCAL DE TÉRMINO DO TRACK:
• Aldeia de Alvre (Concelho de Paredes).

RECOMENDAÇÕES:
 Não deixe nunca lixo pelo caminho.
 Verifique possíveis alertas da Protecção Civil.

CONSELHOS E BOAS PRATICAS TT:
 Levar sempre uma reserva de água, comida e combustível para acautelar algum imprevisto que possa surgir.
 Os percursos devem preferencialmente ser feitos com o mínimo de duas viaturas 4x4.
 Não sair dos trilhos já existentes dos e respeitando as hortas ou plantações, bem como a propriedade privada.

TAMBÉM IMPORTANTE:

Cada um deve ponderar a sua utilização, avaliando os riscos e a sua capacidade para o poder realizar.
Pelo facto de estarmos a partilhar um percurso, não nos responsabiliza por qualquer dano ou acidente que possa ou venha a ocorrer por quem o realizar.
O track não foi editado e como tal poderá apresentar erros de percurso.

SOBRE O TRACK:
Pequeno trajecto fora de estrada onde a componente paisagística é o principal argumento para efectuar este trajecto.

Solicitamos um pouco do seu tempo deixando o seu comentário sobre a nossa partilha assim como também se informação por nós disponibilizada correspondeu à expectativa criada.

Obrigado.

Sobre a igreja Matriz de Valongo. De arquitetura neoclássica segue a traça da igreja da Lapa na cidade do Porto. A portaria que autorizava a sua edificação data de 1793 e foi assinada por D. João VI tendo a sua construção iniciado só em 1794 (com a ajuda de um imposto sobre bens alimentares, alargado, em 1796, à imposição de cinco reis sobre cada alqueire de trigo). Em 1809, estando ainda em construção foi quartel das tropas invasores francesas. Em 1837 a sua sacristia serve as primeiras reuniões camarárias do novo concelho de Valongo. Contribuíram para a construção desta igreja, as monjas do Mosteiro de S. Bento de Avé Maria do Porto e o produto do labor dos padeiros de Valongo, aliás é até muito antiga a fama de Valongo enquanto terra de panificação. Desde tempos imemoriais que é grande centro produtor de pão e de biscoitos destinados ao abastecimento da cidade do Porto e de toda a região. A sua afamada regueifa levou e leva longe o nome de Valongo. As suas paredes e já com mais de duzentos, apesar da sua altura superior a vinte metros ainda mantêm todo o seu prumo e alinhamento. O corpo central é coroado por um frontão triangular com a imagem de S. Mamede complementada com quatro painéis de azulejos, representativos da vida do santo, que ladeiam as torres sineiras. O amplo pórtico de forma retangular é todo ele rematado em cantaria e encimado por três amplos janelões sendo o central ornamentado por azulejo com as armas de S. Pedro. A imponência da volumetria destaca-se na paisagem e no seu interior encontramos um excelente espólio de meados do séc. XIX. A decoração dos tetos engloba um interessante conjunto de pinturas com os evangelistas, na capela-mor, e emblemas marianos, na nave. Os altares neoclássicos foram concebidos para receber imagens dos mais conceituados imaginários, encarnadores e pintores da época, como João Baptista Ribeiro, João António Correia e Francisco José Resende. Terminamos sugerindo que visite de forma detalhada a igreja.

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) constitui o local de receção ao visitante das Serras de Santa Justa e Pias – Área de Paisagem Protegida Local / Parque Paleozoico de Valongo. Este centro promove a divulgação e sensibilização para o património das serras, através de painéis informativos, galeria fotográfica de fauna e flora, exposição de fósseis e maqueta interpretativa da evolução geológica do território.

Com a elevação ligeiramente superior aos 400 metros acima da linha do mar é possível desde este local usufruir de "vistas magníficas sobre o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos", no lado da faixa costeira, e "de vales e serras" no interior. Em dias de boa visibilidade, poderá até avistar a Serra do Marão, uma das maiores de Portugal Continental, com cerca de 1416 metros de altitude.

A primeira ideia que transmite esta fotografia é a de uma descida vertiginosa, nada de mais errado.

PictographRisk Altitude 725 ft

Seguir pelo trilho mais à esquerda e a subir, a parte mais complicada não se visualiza do local da foto. Quem optar por fazer este trilho será sempre em frente e irá apanhar novamente este nosso percurso. Tentamos fazer, mas com os pneus que utilizamos (50/50) não nos foi possível.

Aproveite para do seu lado direito contemplar a encosta da Serra de Valongo que ainda à momentos desceu.

Também deste local e cuja elevação ligeiramente superior aos 400 metros acima da linha do mar é possível desde este local usufruir de "vistas magníficas sobre o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos", no lado da faixa costeira, e "de vales e serras" no interior. Em dias de boa visibilidade, poderá até avistar a Serra do Marão, uma das maiores de Portugal Continental, com cerca de 1416 metros de altitude.

PictographInformation point Altitude 1,329 ft

Saída n.14 da A41 a poucos metros.

• Photo of gasparcruz999
    gasparcruz999 Apr 16, 2021

Obrigado 😊

• Pedro Piloto May 2, 2021

Fiz a primeira parte até chegar à zona da senhora salto que estava cortada no dia em que fui.
    Apanhei a trilha um pouco mais à frente numa ponte que passa por cima da auto-estrada, fiz uns 1.5 km e deparei-me com uma descida que me pareceu um pouco agressiva para as minhas skills. Já era tarde, por isso não tentei arranjar forma de apanhar a trilha noutro local.

Em todo o caso obrigado pela partilha e por documentar bem a rota :)
    Infelizmente costumo andar sozinho por isso não posso abusar muito.

• Photo of 2wtour
    2wtour May 2, 2021

Pedro Piloto obrigado pelo comentário.