Trilha para a Cachoeira do Roncador partindo de Andaraí - Chapada Diamantina

Photo ofTrilha para a Cachoeira do Roncador partindo de Andaraí - Chapada Diamantina Photo ofTrilha para a Cachoeira do Roncador partindo de Andaraí - Chapada Diamantina Photo ofTrilha para a Cachoeira do Roncador partindo de Andaraí - Chapada Diamantina

57 minutes
November 22, 2021
November 2021

near Andaraí, Bahia (Brazil)

Trilha para o Restaurante/Cachoeira do Roncador feita em período de chuvas e cheias dos rios. A ideia era seguir de Andaraí para lençóis pela trilha, mas o nível dos rios estava muito alto. A travessia do Roncador estava com 1,70 m de profundidade, ficando praticamente intransponível. Acredito que na seca seja bem tranquilo chegar ao roncador.
Nós fomos os primeiros a chegar de carro lá após as chuvas. Faziam 5 dias que todos estavam ilhados. Os passeios só chegavam de barco via pantanal maribus.
A trilha (nas cheias) é bem técnica exigindo a saída do veículo e passagem a pé para verificação da profundidade. O areião do Rio Garapa estava bem úmido e fofo, e o nível do garapa estava um pouco abaixo da cintura. Já perto do roncador existe um desvio a esquerda para evitar o alagado. Tocamos direto pelo alagado. O nível ali estava na cintura.

OBS.
1. Em época de cheias, não recomendado para 4x4 baixos.
2. Não recomendo para veículos 4x2 com condutores sem experiência em areia fofa e travessia de rio em qquer período;
3. Nosso veículo: Pajero Full 2" lift, pneus 285/70 17, sem snorkel.

Para ver as travessias e mais fotos, siga @epixpedition no Instagram