Activity

trilha dunas de paraopeba - 14-07-2012 09-43-45

Download

Author

Trail stats

Distance
28.48 mi
Elevation gain
4,528 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
5,938 ft
Max elevation
4,934 ft
TrailRank 
24 4.3
Min elevation
2,438 ft
Trail type
One Way
Time
one hour 23 minutes
Coordinates
4803
Uploaded
August 2, 2012
Recorded
July 2012
  • Rating

  •   4.3 1 review
Be the first to clap
1 comment
Share

near Retiro das Pedras, Minas Gerais (Brazil)

Viewed 1424 times, downloaded 45 times

Itinerary description

45.9 km in 1:23:25 (33.0km/h)
Boa pra treinar nas dunas de areia

Comments  (1)

  • Photo of MUNDO OUTDOOR
    MUNDO OUTDOOR Jun 21, 2014

    I have followed this trail  View more

    MAIS INFORMAÇÕES:
    www.mundooutdoor.com.br

    O percurso de 45,84 km passa pela maravilhosa Serra do Rola Moça, Casa Branca, Brumadinho e terminava nas dunas à margem do Rio Paraopeba.

    O TRACKLOG inicia próximo à Praça Quatro Elementos, no Bairro Jardim Canadá. Para chegar lá são aproximadamente 20km a partir do centro de BH. Siga pela BR 040, sentindo Rio de Janeiro. Entre à direita no Posto Chefão, depois pegue segunda rua à direita, Av. Montreal, e siga até a praça.

    Após um trecho curto por estrada de terra, você chegará à entrada do Parque Estadual do Rola Moça. O horário de funcionamento do parque é de 08h00 às 17h00 (diariamente). Para realizar as atividades monitoradas (trilhas, mananciais, cachoeiras e viveiros) é necessário agendamento prévio. Telefone para contato: (31) 3581.3523. A entrada não tem custo.

    A partir da portaria, o caminho segue por uma estradinha asfaltada em ótimas condições, porém sem acostamento. Como queria usar o 4x4, na primeira entrada à esquerda, sai do asfalto e peguei um trecho de terra para brincar um pouquinho. Este caminho é tranquilo, mas quando a estradinha estava quase se juntando novamente ao asfalto havia uma cratera no meio a passagem. Resolvi encarar, passei com bastante cuidado, ficando a tração em apenas 3 rodas e a outra no ar. Situação normal para pilotos experientes, mas esta foi a minha estreia.

    De volta ao asfalto, logo a frente, do lado direito, existe um mirante bem amplo. Vale a pena parar e dar uma boa curtida no visual. Tiramos várias fotos e pegamos a estrada novamente. Quando o trajeto faz uma curva acentuada para esquerda, em direção à Casa Branca, segui reto pela estrada de terra por 1km, chegando a outro mirante. Tiramos algumas fotos e retornamos pelo mesmo caminho voltando à estrada asfaltada.

    Após 4km de descida acentuada avistamos o MARCO da Estrada Real de Casa Branca. Mais uma vez sai do TRACKLOG seguindo à esquerda. Como conhecia previamente a região, optei por passar na pracinha e na Igreja. Na pracinha existem vários bares, restaurantes e até um supermercado. Compramos rocas e bolos caseiros em uma barraquinha. Casa Branca possui ótimas opções para almoço.

    Na sequência, voltamos ao MARCO e pegamos novamente o trajeto em direção às dunas. O caminho segue por estradas de terra bem conservadas, inclusive cruzamos com um caminhão que jogava agua ao chão para abaixar a poeira. Provavelmente, “cortesia” de alguma mineradora. Após vários quilômetros a estrada passou a ser de asfalto. Por todo o trajeto era possível avistar belas paisagens.

    Uma boa prática que procuro ter é visualizar o TRACKLOG no Google Earth antes de cair na estrada. Assim, já dou uma analisada no que está por vir, mas em especial procuro através das fotos e marcações de lugares, encontrar novos pontos de interesse nas proximidades. Desta vez não foi diferente. Identifiquei uma Estátua de Índia que fica na entrada da Fazenda Nova Índia e também uma ponte suspensa que sobre o Rio Paraopeba, no povoado de Melo Franco. Estes 2 POIs merecem uma parada. Fotos tiradas, seguimos nosso caminho.

    Já chegando às dunas existem placas indicativas para o BAR DO BETO, que fica na margem oposta à prainha. Seguimos tranquilamente até nosso destino.

    Aparentemente, o nome correto do local seria Praia da Toca ou Cachoeira Toca de Cima. Não encontrei registros para Dunas de Paraopeba. O local foi uma surpresa agradável. As dunas realmente existem (rsrss), são uma grande extensão de areias as margens do Rio Paraopeba, formando uma espécie de praia.

    Como era feriado, o local estava bem movimentado, haviam até mesmo algumas pessoas acampadas na área. A cachoeira em si não é das mais bonitas, pois a região é plana, sendo na verdade uma corredeira. Suas aguas parecem limpas e convidativa para um banho.

    Das areias, era possível avistar o BAR DO BETO. Para chegar lá é preciso fazer a travessia em canoas motorizadas ao custo de R$0,50. O ambiente parece ser legal e dizem que oferece

You can or this trail