Trilha da Catarata dos Couros, na Chapada dos Veadeiros/GO - Marcelo

Photo ofTrilha da Catarata dos Couros, na Chapada dos Veadeiros/GO - Marcelo Photo ofTrilha da Catarata dos Couros, na Chapada dos Veadeiros/GO - Marcelo Photo ofTrilha da Catarata dos Couros, na Chapada dos Veadeiros/GO - Marcelo

August 23, 2019
August 2019

near Alto Paraíso de Goiás, Goiás (Brazil)

Trilha gravada no dia 21/08/2019. Único passeio realmente 0800 na Chapada dos Veadeiros, por enquanto.
Gravei tanto o caminho motorizado como o a pé.

Trilha motorizada (dificuldade moderada pra difícil):
Depois que se sai de alto paraíso, na rodovia, vai ver uma placa orientando uma entrada à direita para a cachoeira dos couros e ali começa a estrada de chão.
Depois que se entra na estrada de chão, não há mais placas indicando o caminho. Ou você usa algum recurso de orientação (como o wikiloc, maps.me, google maps, etc) ou irá se perder. Uma alternativa é ir perguntando aos locais também, porém é mais fácil - e recomendo - ir usando o wikiloc e/ou o maps.me.
O caminho da estrada de chão é 80% tranquilo. Estrada boa, só que de terra. Nada d+. O problema é os 20% restantes. São alguns pontos em que a estrada é realmente ruim. Muito buraco, terra fofa e na subida para completar. Fomos no carro alugado do Michel, que estava com um Renault Duster, mas vi muita gente subindo com um carro 1.0. Vai judiar um pouco do carro, mas ele sobe também. Só ir devagar e com calma.
O mais complicado são os últimos 8km chegando no estacionamento da cachoeira.

Assim que se chega no estacionamento, há a possibilidade de já deixar agendado o almoço num restaurante. Valor pago: R$ 30,00. Estacionamento em si, é 0800.

Trilha a pé (dificuldade fácil):
Bem fácil e para toda família. Não há plaquinhas orientando o caminho, mas não tem erro. É só seguir o fluxo do rio e as trilhas que estão bem definidas.
Fui na época de seca e ai sim é possível entrar nas cachoeiras e tomar banho a vontade. Época de chuva é muito perigoso entrar na água. Fica mais para contemplação mesmo.
O caminho da última queda até o mirante é um pouco cansativo, mas vale muito a pena. É a melhor vista da cachoeira. Inesquecível. Não deixe de ir.

Mais informações e fotos:

Roteiro na Chapada dos Veadeiros:
Dia 01 - 13/08/2019 - Deslocamento RJ x Brasília; Brasília x Vila de São Jorge
Dia 02 - 14/08/2019 - Trilha do Mirante da Janela
Dia 03 - 15/08/2019 - Trilha dos Cânions, no Parque Nacional
Dia 04 - 16/08/2019 - Trilha dos Saltos, Carrocel e Corredeiras, no Parque Nacional
Dia 05 - 17/08/2019 - Cachoeira do Segredo , Vale da Lua, Jardim de Maytrea e Chegada em Alto Paraíso
Dia 06 - 18/08/2019 - Cachoeira das Almécegas e São Bento
Dia 07 - 19/08/2019 - Cachoeira da Loquinhas
Dia 08 - 20/08/2019 - Cachoeira Santa Barbara e Capivara
Dia 09 - 21/08/2019 - Catarata dos Couros
Dia 10 - 22/08/2019 - Deslocamento Alto paraíso x Brasilia; Brasília x RJ

na ida, paramos aqui para ver se já dava para deixar o almoço reservado, mas não havia ninguém.

PictographCar park Altitude 3,335 ft

Couros 1

Objetivo é chegar no mirante que está na foto deste waypoint

O lugar mais lindo e para contemplação que tem ali

Cachoeira da Muralha

Essa cachoeira na época das cheias fica linda d+

PictographProvisioning Altitude 3,202 ft

Deixamos reservado/pago lá no estacionamento

• Photo of Dassantos
    Dassantos Feb 17, 2020

Muito legal o caminho! Obrigado por criar o track!

mar_celoferreira Feb 17, 2020

De nada Dassantos. Sempre bom poder ajudar e curtir o que tem de melhor na cidade.

• Photo of eduardim perez
    eduardim perez Jun 16, 2020

que top estou querendo ir também valeu pela orientação

mar_celoferreira Jun 16, 2020

De nada. Sempre bom ajudar. Um abraço e boas aventuras.

• Photo of Yolanda e Carlos
    Yolanda e Carlos Oct 28, 2020

Férias agora em novembro e estamos querendo ir. Mesmo que seja só pra observarmos a cachoeira. Teria o contato desse restaurante?

mar_celoferreira Oct 29, 2020

Oi Yolanda. Acabei não pegando o telefone de lá, se é que tem um. O lugar é bem simples, talvez nem tenha. Mas a comida é ótima! Assim que você chegar no estacionamento, terá alguns rapazes que olham o carro e oferecem para agendar o almoço. Fiz com eles ali na hora.

• Photo of Alex Keller • Viagem • Moto • Trilha
    Alex Keller • Viagem • Moto • Trilha Apr 20, 2021

Salve irmão. Obrigado por disponibilizar o roteiro, ganhei um tempão já, hehe.
    Abraço, luz e paz!

mar_celoferreira Apr 20, 2021

Hehe, de nada alex. Sempre bom ajudar. Bons ventos pra ti. Lugar inesquecível.

• Le_ninja Aug 9, 2021

Fizemos hoje. Foi muito bom ter o tracklog com a gente na ida ao mirante. O terreno até o mirante é de subidas e descidas com alguns momentos de escalaminhadas, mas a vista vale muito a pena. Valeu, Marcelo, ajudou muito.

mar_celoferreira Aug 9, 2021

De nada. Fico feliz em poder ajudar. Esse lugar é incrível.

• cris.tiinasiqueira Oct 30, 2021

Ajudou muito!! Obrigada por disponibilizar a trilha <3

mar_celoferreira Oct 30, 2021

De nada cris. Fico feliz em poder ajudar

• Amanda Teixeira 5 Jul 9, 2022

Esse mapa está perfeito, obrigada Marcelo’ 60km de estrada de Terra (ida e volta) estrada boa, acessível para qualquer carro! Trilha das cachoeira mal sinalizada, mas com esse mapa conseguimos fazer toda trilha sem guia! Porém, achei perigoso para quem não tem experiência ir sem guia. Vale muito a pena a visita, cachoeiras espetaculares! Recomendo

mar_celoferreira Jul 9, 2022

Obrigado pelo comentário amanda. Concordo plenamente contigo. É um lugar que sou doido pra voltar. Pra mim, essa cachoeira é a alma de veadeiros.

• JulianaOliveira Sep 1, 2022

Muito obrigada. Visitei Couros e com a sua trilha consegui ir até o mirante e ver cada detalhe desse lugar maravilhoso.

mar_celoferreira Sep 1, 2022

De nada Juliana. Fico feliz em poder ajudar. Sem dúvida, um dos lugares mais bonitos da Chapada.

• Photo of ks-ya
    ks-ya Sep 6, 2022

Obrigado por compartilhar a trilha, fomos direto até o mirante e na volta paramos na Almécegas 1000! Almoço na Dona Eleusa espetacular: galinha caipira, arroz, feijão, salada, farofa, Tb tinha opção de carne, R$40 e coma a vontade, reservamos com o Sr Washington no estacionamento da trilha! Fomos em SET2022

mar_celoferreira Sep 6, 2022

Hehe, obrigado pela atualização. Sempre bom. Um dos lugares mais apaixonantes da chapada.

• Leandro Silva De Oliveira Feb 22, 2023

Muito agradecido por esse registro, funcionou perfeitamente!
    Fiz hoje as Cataratas com volume de água incrível...mal tinha lugar para tomar banho! Mas o visual das quedas foram indescritíveis!

A trilha sem esse tracklog seria de orientação difícil, pois apesar de bem demarcada, não tem indicação/sinalização dos pontos de observação, principalmente chegando perto do último mirante.

mar_celoferreira Feb 28, 2023

Obrigado pelo comentário Leandro. O lugar é realmente muito bonito. Vale a visita na cheia ou na seca.

• Photo of danilo.pires
    danilo.pires Oct 29, 2023

Trilha feita no dia 29/10/23. Primeiramente, agradeço por disponibilizar a trilha.
    O trajeto de carro foi muito tranquilo, não teve a parte de areia fofa na subida (lembro que fiz esse trajeto há em 2018 e foi bem sofrível mesmo, acho que ajeitaram esse trecho), estrada toda na terra e cascalho - apenas um trechinho pequeno com algumas pedras e também uma subida um pouco íngreme (subi num Fiat Cronos manual 1.0, na 2a marcha, ar condicionado desligado - de boas!).
    A trilha não tem mistério - beirando o rio, tranquilo! A parte do mirante é puxadinha pra quem não está com o condicionamento em dia. Vale muito a pena! Não conhecia e agradeço mais uma vez.
    Enfim... Couros é imperdível pra quem visita a Chapada dos Veadeiros!

mar_celoferreira Oct 29, 2023

Obrigado pelo comentário danilo. Essa atualizações são sempre boas.