Travessia do Ocidente a Oriente de Portugal até Ciudad Rodrigo

Photo ofTravessia do Ocidente a Oriente de Portugal até Ciudad Rodrigo Photo ofTravessia do Ocidente a Oriente de Portugal até Ciudad Rodrigo Photo ofTravessia do Ocidente a Oriente de Portugal até Ciudad Rodrigo

2 days 6 hours 35 minutes
June 19, 2017
June 2017

near Figueira da Foz, Coimbra (Portugal)

Um percurso de 348 kms a unir o Farolete de Cabedelo ao Marco de Fronteira Malhada Segundo, num azimute de 83º entre o Farolete e o Marco de fronteira.
O percurso foi estudado para ser feito em 3 dias em ritmo calmo, com dormidas nos Parques de Campismo de Cabedelo, Góis, Fundão e La Pesquera em Ciudad Rodrigo.
Um percurso sem grandes dificuldades com um ou outro corta-fogo a subir e ou a descer.
Durante o percurso há inúmeros locais para merendar, nadar e ou visitar como por exemplo Conimbriga, Santo António da Neve com os seus neveiros, mas bem perto do percurso.
Sugerimos para almoço do tipo pic-nic, o Parque de merendas do Poço, o Parque de Merendas de Casegas e o Parque de Merendas de Aldeia Velha e depois da Quinta do Major junto ao Rio Erges.
O percurso deve ser feito sempre com duas viaturas 4x4, respeitando sempre a sinalização existente, nomeadamente a Fase Charlie de Fogos Florestais.
Faça Todo Terreno responsável, respeitando sempre a Natureza e as Boas práticas ambientais! Não deixe lixo pelo caminho. Respeite os alertas da Protecção Civil.
Conselhos e boas Praticas TT:
Levar sempre uma reserva de água, comida e combustível para acautelar algum imprevisto que possa surgir.
As pistas devem ser feitas sempre com o mínimo de duas viaturas 4x4, não saindo dos caminhos ou estradas e respeitando as hortas ou plantações, bem como a propriedade privada.
Alerta - A partilha deste percurso deve obedecer a altura do ano e ao tipo de viatura. Esta partilha, não responsabiliza quem o publicou, por qualquer dano ou acidente que possa ou venha a ocorrer por quem o realizar.
Cada um, deve ponderar a sua utilização, avaliando os riscos e a sua capacidade para o puder realizar.
Bons trilhos.

Deixa asfalto

N346

Desce

Desce a esq para corta-fogo

Estrada n/pavimentada e Pista Não Pavimentada

Parque Mun. de Campismo de Góis

PictographPicnic Altitude 0 ft

Parque de Merendas da Oitava

OITAVAnear Povorais, Coimbra (Portugal) by ParolaGoncalves Coordinates (lat,lon): 40.09431, -8.1567Elevation: 813 metersOverlays:  Topographic Map   Aerial Photo14-OUT-08 15:15 Upload your waypoints to wikiloc.com »

Parque de Merendas do Poço

Fotos em breve......

• Photo of terranator
    terranator Sep 18, 2017

é este percurso mesmo que vamos fazer em octubro, obrigado pela partilha amigo.

• Photo of Ge_Pe
    Ge_Pe Oct 23, 2017

Antes de mais agradecer ao ParolaGonçalves pelo track e pela Partilha! é deslumbrante, e muito variado. Fizemos de mota médias cilindradas, mas mesmo as maiores conseguem fazer se tiverem experiência em TT

• Photo of pmnsg
    pmnsg Oct 25, 2017

Percurso top! Fizemos de motos trail/enduro (650cc). Cheio de estradões :)

ParolaGoncalves Oct 25, 2017

Obrigado, pela partilha do comentário pmnsg.
    Inté

• Agostinho Gomes Nov 20, 2017

Obrigado pela partilha, ParolaGonçalves!
    track muito bem feito e com paisagens espetaculares, mesmo aquelas zonas todas pretas/castalhas por causa do fogo.
    Percorri desde Barragem Mamoa até Gois, de 4x4. Como ia com um grupo de motas e a minha experiência em 4x4 é inicial, houve parte que fui por alcatrão para não atrasar o grupo.
    Deixo aqui o link do track que percorri: https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=21114169 , com alguns pontos que achei mais difíceis e com um ponto em que o caminho estava obstruído pela vegetação e que tive que arranjar uma alternativa, antes de chegar a Casegas.
    Gostei muito da parte que percorri!

ParolaGoncalves Nov 20, 2017

Olá, Agostinho Gomes.
    Obrigado pelas suas palavras, dentro de dias vou publicar a Ronda do Castelo da Lousã a Almeida.....
    Inté

• Photo of PPE
    PPE Nov 21, 2017

Este track é o mesmo ou similar ao que aparece na revista AHTT em banca?
    Algo a experimentar, total ou parcial, no próximo ano!

ParolaGoncalves Nov 21, 2017

Olá.
    PPE este é novo, porque já fiz 3 distintos e já estou a fazer o 4.
    Abraço

• Photo of PPE
    PPE Nov 22, 2017

Obrigado pelo esclarecimento. Bons trilhos!

• Photo of NunoGouveiaSousa
    NunoGouveiaSousa Apr 13, 2018

Boa noite Parola! Dos tracks até Ciudad Rodrigo qual o mais giro? Qual recomenda?
    Para fazer em Portugal em 4 dias tem outros tracks que sugere? Obrigado e continuação de excelentes partilhas!

• João Quinteiro May 15, 2020

Boa noite.
    Para fazer de mota de enduro (450cc). Muito alcatrão?

• Photo of Rikardo
    Rikardo Oct 6, 2020

Trilho espetacular. Paisagens fantásticas e brutais a partir de Conímbriga.
    Tivemos o privilégio de passar em algumas zonas com nevoeiro e veados que deu um ambiente místico!
    Muito Obrigado ao Autor!!!

ParolaGoncalves Oct 6, 2020

Olá.
    Ricardo, ainda bem que gostou. Conseguiu fazer tudo tal e qual ou já há alterações.
    Obrigado

• Photo of Rikardo
    Rikardo Oct 6, 2020

No início na Figueira da Foz, havia uma zona já bastante fechada de vegetação que contornamos. De resto fomos até à Serra da Malcata (não chegámos a ir a Espanha) sempre a seguir o track sem problemas. Apenas uma zona com uns 200m que tinha vegetação bastante alta, fechada e algumas mimosas a crescer, mas passámos sem problema, mesmo ao lado há lá um estradão como alternativa que não quisemos fazer... :)

ParolaGoncalves Oct 7, 2020

Obrigado, Ricardo.

• Jaime Álvarez Oct 28, 2021

Muy buena ruta, gracias por compartir 👏👏👏

• Photo of luiscostapereira
    luiscostapereira Jun 5, 2023

É de facto dos melhores track's que fiz em Portugal! É muito diversificado. Parabéns pela partilha. Podem ver os vídeos em dia 1: https://youtu.be/zy5P-zWWz7I