Terra Ronca (São Domingos a São João)

Photo ofTerra Ronca (São Domingos a São João) Photo ofTerra Ronca (São Domingos a São João) Photo ofTerra Ronca (São Domingos a São João)

July 28, 2021
July 2021

near São Domingos, Goiás (Brazil)

Terra Ronca - Local de muitas cavernas e muitas histórias, principalmente da origem do nome, sendo a verdadeira história de origem do PETeR - Parque Estadual Terra Ronca, parte de que, antigamente havia uma estrada de boiadeiros que passava ali na região, e qdo o pessoal passava com os bois em determinado local, o bater dos cascos dos animais no chão, ecoavam um rugido que se assemelhava com um ronco, por este motivo, a Fazenda por onde passava a estrada levou o nome de Terra Ronca que posteriormente, deu origem ao nome do Parque. Neste dia, entramos no PETeR, pela entrada de acesso por São Domingos e nos direcionamos até o Povoado de São João, onde na pousada Ebenezer, nos aguardava o Guia Rafael, que havíamos contratado para nos levar conhecer uma parte pouco explorada do Parque e de acesso exclusivo para veículos 4x4, as Veredas (nascentes) do Rio São Vicente, voltando um pouco pela estrada principal, entramos a direita, por um trilho de areia em meio à algumas árvores nativas da região e vegetação bem rala e seca, o que criminalmente, segundo o nosso Guia Rafael, ano após ano, facilita para que coloquem fogo na pastagem, sendo os focos sempre no mesmo local e pelo mesmo motivo, criação irregular de animais bovinos, dentro da área de preservação do Parque Terra Ronca, inclusive neste dia estava pegando fogo num local, muito próximo da Vereda e sendo combatido o foco pelos brigadistas de plantão do Parque. Retornando deste local, nos dirigimos então para a Prainha do Rio São Vicente, um local muito bacana que tem uma pequena corredeiras de águas mansas e que forma a praia, local este, que é utilizado por uma empresa local, para explorar o Boia Cross turisticamente. Após nos banhar na prainha, fomos conhecer a torre de vigilância (observatório dos focos de incêndio para auxilio das equipes de combate!) do Parque, que fica às margens da estrada principal, e por nossa surpresa e felicidade, fomos agraciados com a visita de uma Arara Vermelha (segundo o Guia, a mesma vive ali no povoado) que nos encantou profundamente e ficou ali até que ficamos tb. No momentoque partimos, novamente uma surpresa encantadora, a arara seguiu nosso comboio, voando ao nosso lado até chegarmos no povoado de São João, onde nos despedimos do guia Rafael e a araras seguiu ele. Tínhamos mais alguns kms pela frente, até a pousada Alto da Lapa, onde fomos gentilmente recepcionados pela simpática Sra. Enis, proprietária do local, pousada que situa-se a aproximadamente 500m de distância do principal atrativo do PETeR, a caverna Terra Ronca 1, que iríamos visitar na manhã do dia seguinte! Maravilhoso local do nosso Brasil, que merece ser visitado com mais calma e tempo para desfrutar de mãos atrativos do Parque! Bom passeio a todos!