Serras Gerais (TO): Poço dos Amores

Photo ofSerras Gerais (TO): Poço dos Amores Photo ofSerras Gerais (TO): Poço dos Amores Photo ofSerras Gerais (TO): Poço dos Amores

September 20, 2023
August 2023

near Taguatinga, Tocantins (Brazil)

Trajeto de Taguatinga/TO até o "Poço dos Amores", 95% do percurso realizado em veículo e o restante a pé pela estrada/trilha.

COMO CHEGAR:
A marcação tem início na sede do município de Taguatinga, localizado na região oriental do Tocantins, na divisa com a Bahia. Dista 88km de Luis Eduardo Magalhães/BA e 457km da capital Palmas/TO.

A TRILHA:
Saída de Taguatinha pela rodovia TO-110, sentido Aurora/Campos Belos. Seguir pelo asfalto por aproximadamente 4km, na placa que informa a distância de 1km para o aeroporto, é preciso tomar uma estrada de terra à esquerda, que segue para a cachoeira do Registro.

A estrada de terra está em boas condições de manutenção, no entanto é preciso se atentar para alguns trechos com pedras soltas, que podem danificar veículos baixos ou aqueles que passarem sem a devida atenção.

Existem algumas bifurcações ao longo da estrada de terra, que levam às fazendas da região, basta seguir pela estrada principal. Um pouco antes de chegar à entrada da cachoeira do Registro, onde funciona uma usina de geração de energia, é preciso entrar à direita em uma estradinha arenosa. Algumas dezenas de metros abaixo da bifurcação há uma grande árvore atravessada na estrada, impedindo que veículos grandes desçam o restante da estrada. De moto, no entanto, é possível contornar o obstáculo e continuar a descida. Sobre o obstáculo, a árvore aparenta ter sido serrada propositadamente, para evitar veículos descendo até as proximidades do poço.

A partir do obstáculo, segue-se caminhando pela estradinha arenosa por aproximadamente 1km até o poço formado pelo rio Sobrado. Os últimos 100 metros são por uma trilha consolidada que desce até o leito do rio.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de baixa dificuldade, pode ser feita em qualquer tipo de veículo, inclusive de passeio. ATENÇÃO: na data em que foi gravada a trilha (AGO/23), veículos grandes eram impedidos de descer até o final da estrada em virtude de um obstáculo (árvore caída), motos e bicicletas conseguem descer normalmente;

- Acesso livre e gratuito, não há qualquer tipo de controle no local;

- Não há nenhum tipo de infraestrutura no loca, leve água e lanche;

- Não há sinal de telefonia móvel;

ATENÇÃO: RISCO DE AFOGAMENTO. Trata-se de um poço grande e de profundidade variada. A correnteza é bem forte em alguns pontos do rio, mesmo na época de seca. Não é recomendado para pessoas que não sabem nadar e/ou para crianças.