Serra do Caraça: Cachoeira Capivari

Photo ofSerra do Caraça: Cachoeira Capivari Photo ofSerra do Caraça: Cachoeira Capivari Photo ofSerra do Caraça: Cachoeira Capivari

November 8, 2015
November 2015

near Rio Acima, Minas Gerais (Brazil)

Trajedo desde a entrada de Rio Acima até a Cachoeira Capivari, próximo a Santa Bárbara.

COMO CHEGAR:
Saindo de Belo Horizonte siga para a região sul, bairro Belvedere, pegando a saída para Nova Lima. Siga pela MG-030 observando a sinalização para Rio Acima, que está a 38km do centro de BH.

A TRILHA:
O tracklog tem início um pouco antes do centro de Rio Acima, próximo a ponte estreita sobre o Rio das Velhas. Após a ponte cruzamos a linha de trem e seguimos em frente, seguindo direto por uma rua asfaltada. Mantenha à direita nas bifurcações, sentido Mirante. Após pegar um curto trecho de terra e retornar ao asfalto entre à esquerda na bifurcação para Tangará e Conceição do Rio Acima.

Aos 4km do tracklog começa uma subida por um estradão em boas condições, mas com curvas fechadas e com pouca visibilidade. São cerca de 13km de subidas até que aparece a primeira descida, passa-se pela entrada da Cachoeira Tinta Roxa e a do Viana, pela entrada de alguns condomínios e pela vila que existe quase no alto da serra, próximo ao Restaurante da Cristina. Próximo ao restaurante é preciso entrar à direita na bifurcação, sentido Conceição do Rio Acima.

Próximo aos 28km do tracklog começa uma longa descida, com alguns trechos bem estreitos e sinuosos. Em alguns pontos é possível visualizar a Cachoeira Capivara, ainda distante. No final da descida entramos à direita no trevo, sentido Vigário da Vara e Capivari.

Após cruzar uma ponte de madeira, seguimos pela estradinha principal, mantendo à direita nas bifurcações. Após uma tronqueira enfrentamos uma boa subida até o ponto em que desembarcamos da viatura e pegamos a trilha em direção a cachoeira.

O "estacionamento" fica próximo a uma placa da Vale e de uma bifurcação onde há um mata-burro apenas na metade da pista. Encostamos a viatura por lá mesmo, sem obstruir a passagem, e descemos em direção ao rio. São 1,5km a pé até a cachoeira, sendo que grande parte do caminho é descendo em meio a mata atlântica. Chegando ao rio basta subi-lo, seja por uma trilha à esquerda ou pelas rochas do leito.

A cachoeira é bem grande, forma um poço relativamente pequeno, mas bom para nadar. Ao redor do poço não há pontos sombreados, somente mais próximo a mata.

CONSIDERAÇÕES:
- No geral, é um passeio de baixa dificuldade, tanto na condução do 4x4 como no trecho a pé. Em período de seca nem é preciso traçar a viatura, já que grande parte do trajeto é por estradas de terra bem conservadas.

- O trecho a pé é curto e tranquilo, exige somente um pouco de preparo pela volta, que é só subida. Tem como atenuantes o fato do trecho ser todo sombreado e com temperatura mais amena;

- Alguns trechos da estrada são estreitos e sinuosos, lembre-se que não é um rali, tenha cuidado com veículos que, ocasionalmente, passam no local e aprecie a paisagem;

- Aparentemente o poço da cachoeira Capivari é pouco frequentado, mantenha o local conservado. LEVE SEU LIXO DE VOLTA;

- No ponto do estacionamento, seguindo direto pela estrada (mantendo sempre à direita), chega-se a uma área de estacionamento próximo a parte alta do rio. De lá é possível seguir por trilha até o topo da cachoeira, sendo também possível um banho de rio. Para pessoas com mobilidade reduzida ou totalmente sedentárias, é uma boa opção para banho;

- Além da Cachoeira Capivari, é possível acessar a outras quedas descendo pelo rio.

Marco Estrada Real - Rio Acima

Rio

Cachoeira Capivari

• Denardi Feb 14, 2018

Excelente trilha. Cachoeira magnífica.
    Vale muito a pena. Boas dicas do Hélio Jr. Estrada bastante prejudicada pelas chuvas, elevando um pouco o nível de dificuldade para moderado+ o que faz ficar ainda melhor...vou voltar...

• Photo of vdemellor
    vdemellor Apr 9, 2018

Algumas placas que informam a direção estão muito danificadas!

• Photo of Eydher Júnior
    Eydher Júnior Jul 5, 2020

Bom passeio, a estrada é bonita e está boa, não precisou do 4x4.
    Fui direto para o segundo ponto, estava com criança pequena e chegando ao primeiro ponto não aconselharam a descer, pois ficaria muito cansativo.
    Valeu pelas dicas.

• Photo of fernandesfb95
    fernandesfb95 Jul 27, 2021

Existe dificuldade se for com carro de passeio?

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Jul 27, 2021

fernandesfb95, não sei precisar como está a estrada no momento, sempre têm relatos de que a estrada está ruim em algum trecho. No entanto, conheço algumas pessoas que foram de carro de passeio até lá. Dificuldade tem, porque são 35 km de terra, com subidas e descidas acentuadas. Porém, o que vai dizer se será fácil ou difícil é a habilidade na direção e se a pessoa tem "dó" do veículo.