Activity

Serra do Cabral: Cachoeira Maria das Flores (ou Boqueirão da Cara Fechada)

Download

Trail photos

Photo ofSerra do Cabral: Cachoeira Maria das Flores (ou Boqueirão da Cara Fechada) Photo ofSerra do Cabral: Cachoeira Maria das Flores (ou Boqueirão da Cara Fechada) Photo ofSerra do Cabral: Cachoeira Maria das Flores (ou Boqueirão da Cara Fechada)

Author

Trail stats

Distance
3.4 mi
Elevation gain
56 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
387 ft
Max elevation
3,859 ft
TrailRank 
38
Min elevation
3,373 ft
Trail type
One Way
Time
25 minutes
Coordinates
237
Uploaded
April 6, 2021
Recorded
April 2021
Share

near Joaquim Felício, Minas Gerais (Brazil)

Viewed 302 times, downloaded 6 times

Trail photos

Photo ofSerra do Cabral: Cachoeira Maria das Flores (ou Boqueirão da Cara Fechada) Photo ofSerra do Cabral: Cachoeira Maria das Flores (ou Boqueirão da Cara Fechada) Photo ofSerra do Cabral: Cachoeira Maria das Flores (ou Boqueirão da Cara Fechada)

Itinerary description

Acesso à cachoeira Maria das Flores ou Boqueirão, no município de Lassance, a maior parte do trajeto foi percorrida em veículo próprio, o restante a foi feito a pé.

COMO CHEGAR:
O trajeto começou a ser marcado no ponto em que deixamos a estrada principal da Serra do Cabral e entramos no ramal que leva à cachoeira. Esse ponto fica a 30km da cidade de Joaquim Felício e a 58km de Várzea da Palma.

Para mais detalhes, utilize a ferramenta "Driving directions to start point", disponível na versão web do Wikiloc.

A TRILHA:
Saindo da estrada principal, a trilha segue por um ramal no interior das plantações de eucalipto. Até próximo da cachoeira a estrada está em boas condições, demandando atenção somente com alguns buracos e eventuais galhos que possam estar caídos no chão (principalmente se estiver na época do corte), pois esses galhos podem danificar o veículo (fundo do veículo, lataria, pneus, etc).

São pouco mais de 5km pelos ramais até que se chegada a uma porteira trancada. Neste ponto deixamos o veículo em uma área de manobra bem próxima da porteira e seguimos o restante do caminho a pé, cerca de 400 metros. Do outro lado da porteira, a estradinha segue avançando pelo cerrado por quase 200 metros, depois disso se transforma em uma trilha.

A trilha segue por 200 metros até a cachoeira. Embora bem marcada em meio ao cerrado, a trilha está um pouco suja. A caminhada é bem tranquila até o poço da cachoeira, formada pelo Córrego Diamante. A queda é mais larga que alta, proporciona uma ducha sem que seja preciso entrar no poço, com uma "piscina" mais rasa próximo das quedas e um poço maior mais abaixo. Local bem interessante e relativamente bem conservado, sem muitos resíduos no trajeto.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha curta e de baixíssima dificuldade, restante atenção quanto a presença de eventuais animais peçonhentos e ao terreno irregular em algumas partes;

- A cachoeira não pertence a nenhuma unidade de conservação, sendo o acesso realizado por propriedade particular. Aparentemente, não há nenhuma restrição de acesso, mas é sempre bom lembrar: respeite os moradores locais, não deixe lixo no local, deixe as porteiras/tronqueiras da forma como as encontrou, não faça fogueira.

- Não há qualquer tipo de infraestrutura no local ou nos arredores. Leve água e lanche para a atividade;

- Não verifiquei a presença de sinal de telefone celular na região.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 3,767 ft
Photo ofAcesso cachoeira

Acesso cachoeira

PictographWaypoint Altitude 3,512 ft
Photo ofPorteira trancada - seguir a pé Photo ofPorteira trancada - seguir a pé

Porteira trancada - seguir a pé

PictographWaypoint Altitude 3,463 ft

Trecho de trilha

PictographWaterfall Altitude 3,390 ft
Photo ofCachoeira

Cachoeira

Comments

    You can or this trail