Serra da Malcata e Serra da Estrela

Photo ofSerra da Malcata e Serra da Estrela Photo ofSerra da Malcata e Serra da Estrela Photo ofSerra da Malcata e Serra da Estrela

May 22, 2014
April 2014

near Monte da Francisquinha, Portalegre (Portugal)

Passeio com inicio em Nisa passando por Serra da Malcata e Serra da Estrela. Parte do track é o utilizado no Transportugal

• Photo of Nélio Nunes
    Out There Overland May 24, 2014

:) obrigado, finalmente comprei uma maquina melhor e estou satisfeito com o resultado. https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/serra-da-malcata-e-serra-da-estrela-6905234/photo-3879328

• Photo of arriscaete
    arriscaete Jan 26, 2015

Você pode alternar facilmente de Serra da Penha Garcia para Malcata ? . Obrigado

Out There Overland Jan 27, 2015

Olá,

Este track não é complicado. Apenas atenção entre km 158 e km164. Há algumas cancelas que necessitam ser abertas.

Fotos em;

• Photo of MarcosAntonio
    MarcosAntonio Mar 9, 2016

Boas,
    Passeio extraordinariamente interessante e ainda companhado de fotos!! Estamos a pensar mesmo em fazê-lo na Páscoa pois também arrancamos de Portalegre. Ora, a parte das cancelas, há mesmo que atravessar propriedades privadas? Ou é tudo por caminhos públicos? Já agora, para a Serra da Malcata e da Estrela, solicitou-se alguma permissão do parque ou do ICNF?
    Muito obrigado.

Out There Overland Mar 9, 2016

Boa noite Marcos.
    Antes de mais muito obrigado pelo seu elogio. Desejo antes de mais que desfrutem ao máximo deste passeio e em total segurança. Relativamente a cancelas, SEMPRE que as mesmas referem que pertencem a propriedades privadas, sempre que têm cadeados ou que possuam qualquer informação que limite a passagem, nós procuramos alternativas. No que concerne a licenças, como geralmente vamos a solo e não estamos envolvidos em qualquer "actividade" organizada, limita-mo-nos a usufruir dos caminhos públicos que tanto quanto sei não é exigida qualquer licença. Sempre em total respeito pela natureza, nunca saindo dos caminhos. Quando viajamos o nosso mote é que devemos deixar tudo como se nunca la tivéssemos estado.
    Espero que se divirtam e terei o maior prazer em posteriormente ver como tudo correu,
    Abraço

• ToniTurbo Nov 23, 2016

Boa noite.
    Em primeiro lugar, obrigado pela partilha.
    Estou a analisar o seu percurso o qual gostaria muito de vir a fazer na Primavera, e que me parece muito lindo.
    Por favor esclareça-me um dúvida se possível; Quanto tempo lhe demorou o percurso?
    Caso tenham sido pelo menos dois, qual o local de estadia?

Um abraço e mais uma vez obrigado.

A. Nunes

Out There Overland Dec 13, 2016

Boa Noite Nunes,

O percurso foi realizado em três dias, tendo pernoitado em Castelo Branco e no Sabugal. Mas penso que pode ser feito em dois dias, moro em Lisboa e no primeiro dia já sai um pouco tarde.

Penso que é um percurso lindíssimo para se fazer na primavera.

Aproveito e deixo um link com alguma descrição do percurso e com algumas fotos

Aproveite bem.

Abraço

• ToniTurbo Dec 14, 2016

Boa noite Ricardo,

Muito obrigado pela sua amável resposta.

Parabéns pelo seu Blog. Tem reportagens com fotos lindíssimas.
    É também para mim uma actividade apaixonante. TT turístico e fotografia.

Uma vez mais obrigado pela partilhas.

Um abraço,

A. Nunes

• Photo of MarceloPA
    MarceloPA Feb 20, 2019

Fiz este percurso de 14Fev19 a 17Fev19.
    Desde Nisa até Castelo Branco, o caminhi está em bom estado, boas paisagens, de salientar um ponto que tem um parte de merendas, e uma vista lindíssima já perto da "celtejo".
    De Castelo Branco segui para a Serra da Malcata.
    Aqui começaram as cancelas, onde algumas já tem grandes correntes e cadeados, olhando o mapa e fazendo mais uns quilómetros, supera-se.
    Perto da barragem, onde se corta à direita, em Penha Garcia, o caminho está inacessível, combros altos de silvas (maiores que o jipe), voltei atrás e o track cruza-se com a estrada mais a frente.
    Já na Serra da Malcata

• Photo of MarceloPA
    MarceloPA Feb 20, 2019

Continuação *

Já na Serra da Malcata, o caminho está péssimo, muito pouco cuidado, inclusive tive de fechar os espelhos para passar entre pinheiros, durante uns Km, enquanto que 2 metros ao lado, separado por um combro encontrava-se a parte espanhola, super bem cuidada, num ponto "passei-me para lá " e depois voltei ao track mais a frente para fugir à vegetação pela altura do capot e árvores laterais que teimavam em fechar o caminho.

Acabei por ficar em Rapoula do Côa, perto do sabugal (magnificas terras)

a parte mais bonita, entre Sabugal e A Serra da Estrela, passando pela Guarda claro, subir o Vale glaciar, as "florestas encantadas" vistas de rios riachos e cascatas!

Aproveitem!

Out There Overland Feb 20, 2019

MarceloPA, muito obrigado pelo teu feedback!!! O track já tem uns bons anos e infelizmente no nosso pais o que naturalmente se vai deteriorando, as autoridades competentes nada fazem para contrariar essa tendencia natural. O teu relato é ainda mais impressionante se levarmos em conta as tão badaladas medidas implementadas pelo governo relativamente à limpeza de caminhos e acessos. Muito triste! Relativamente à realidade que referes quando se atravessa a fronteira, não há uma única vez que passe para Espanha (e vou várias vezes para Espanha) que não chegue a essa mesma conclusão. Nem é necessário qualquer tabuleta a dizer que já estou em Espanha, só pelo estado de conservação percebo imediatamente que já não estou em Portugal. Como dizia o anuncio.... Há uma linha que separa... neste caso, a competência, do laxismo e do deixa andar. Espero que o santuário que é a Serra da Malcata, nunca tenha a infelicidade de ter a tragédia que ocorreu em Pedrogão, porque pelo teu relato... os resultados serão muito idênticos. Mais uma vez muito obrigado pela tua partilha! Ricardo Santos

• Photo of FreeX4
    FreeX4 Jul 8, 2020

Grande percurso. Muito bem ligado. Fi-lo no dia 7 de julho de 2020. Há 2 novas barreiras com vedação mas que facilmente se contornam sem dificuldade. Vou publicar vídeo no YouTube de farei notícia da hiperligação. Obrigado. Ao recomendo sequer tentar fazer num único dia. Gastei 12 horas e cheguei completamente arrasado, coberto de pó, desidratado (apanhei 40 graus). Em 2 dias é facilmente realizável sem ser necessário grandes velocidades.

Out There Overland Aug 16, 2020

Freex4 Que agradável ouvir que ao fim de tantos anos o trilho continua circulavel (mesmo que com algumas alterações!) Seria interessante se partilhasse o link para o vídeo. Um grande bem haja

• Photo of FreeX4
    FreeX4 Aug 16, 2020

Video do troço entre Nisa e Vila Velha do Ródão https://youtu.be/3fbTn2SW5FI

• Photo of Mário Jordão
    Mário Jordão Apr 27, 2022

Feito desde Vila Velha de Rodão até Idanha a Nova. O caminho é facil, tem bonitas paisagens, o chato mesmo são as cancelas que se têm de abrir.

Out There Overland Apr 27, 2022

@Mario obrigado pela partilha, tracks com tantos anos, vão sofrendo alterações é bom ir tendo informação atualizada. 👍

• Photo of Bruno Lucas 6
    Bruno Lucas 6 Feb 25, 2024

Início de trilha simples ao fim de 5kilometros impossível passar com 4x4 normais, mesmo "anormais" não terão muita facilidade muito muito partido, na zona que desce para um regato muito partido valas da água, na subida além de uma inclinação forte valas muito fundas. Segui o percurso mas de moto, após essa advertência até vila velha é acessível. Num futuro poderei postar fotos.

Bruno Lucas 6 Apr 23, 2024

Dia 21-04-2024 trilho realizado em 3 dia, apenas existem 2 lugares sem acesso primeiro junto a ponte que dá acesso a castelo branco, alguém vedou com lixo o estradão, seguimos para a aldeia mais próxima por alcatrão, outro lugar junto a Penha Garcia facilmente confortável. O restante tranquilo! Serra da estrela ainda com gelo! Paisagem brutal na serra muito bom.