Activity

Serra da Estrela, Covão dos Conchos - Lg. Comprida - Covão - Represa Vale Rossim

Download

Trail photos

Photo ofSerra da Estrela, Covão dos Conchos - Lg. Comprida - Covão - Represa Vale Rossim Photo ofSerra da Estrela, Covão dos Conchos - Lg. Comprida - Covão - Represa Vale Rossim Photo ofSerra da Estrela, Covão dos Conchos - Lg. Comprida - Covão - Represa Vale Rossim

Author

Trail stats

Distance
7.04 mi
Elevation gain
597 ft
Technical difficulty
Very difficult
Elevation loss
1,115 ft
Max elevation
5,591 ft
TrailRank 
42 3.5
Min elevation
4,612 ft
Trail type
One Way
Coordinates
391
Uploaded
June 26, 2017
  • Rating

  •   3.5 2 Reviews

near Sabugueiro, Guarda (Portugal)

Viewed 5032 times, downloaded 187 times

Trail photos

Photo ofSerra da Estrela, Covão dos Conchos - Lg. Comprida - Covão - Represa Vale Rossim Photo ofSerra da Estrela, Covão dos Conchos - Lg. Comprida - Covão - Represa Vale Rossim Photo ofSerra da Estrela, Covão dos Conchos - Lg. Comprida - Covão - Represa Vale Rossim

Itinerary description

Caminho - Lagoa comprida - Covão dos Conchos - Represa de Vale Rossim
Iludido pelo "street View" do Google Maps, achei que seria uma tarefa simples levar 10 pessoas em 4 jipes desde a Lagoa Comprida até ao Covão dos Conchos para contemplar a engenharia do famoso buraco desta lagoa.

Iniciamos o nosso caminho pelas 18:30, na frente seguia eu com um Jeep Grand Cherokee WJ 3.1TD sem alterações, acompanhado por um Jeep Cherokee XJ 2.5TD Lift +5cm pneus AT, um Ford Maverick com pneus 31" MUD e um Land Rover Discovery II TD5 com Lift +5cm pneus MUD.

Seguimos na orla da Lagoa comprida até chegar ao primeiro ponto de interesse, no caminho a terra batida com algumas rochas pouco salientes deram lugar a pedras soltas, grandes mas que eram limitadoras a um veiculo com suspensão de origem.
Perguntamos a um caminhante que seguia em sentido oposto se o caminho seria todo assim e se era possível seguir de jipe, sendo a resposta positiva que apenas ali haveria aquela dificuldade.
Seguimos então, devagar pedra sob pedra, (mas já só com três jipes pois o Grand Cherokee ficou ali estacionado), sendo que já não seria só onde o caminhante nos informou mas sim com mais uma subida com alguma dificuldade.

Avançamos, devagar, pois por vezes o caminho apresentava-se com pedras e rochas que dificultavam a progressão.

Após várias paragens de avaliação do terreno e consideração de avançar ou voltar para trás, acabamos por chegar ao Covão dos Conchos pelas 20:00, com um lusco-fusco no horizonte. O buraco, esse não era propriamente fácil de encontrar mesmo olhando para a lagoa até que foi descoberto após uma breve caminhada pela margem da lagoa.

(21:20) Após a descontracção e a sensação de conquista perante as dificuldades encontradas apresentava-se agora, já a escurecer, uma decisão importante, escolher o caminho de regresso com duas opções:
1- Fazer o caminho inverso considerando as dificuldades já encontradas e conhecidas ou;
2- Seguir na direcção oposta esperando que o caminho se apresentasse mais colaborante.

Escolhemos a segunda opção, no primeiros metros seguimos bem com uma progressão bem ritmada até o caminho desaparecer entre as giestas e outra vegetação. Mais um momento de decisão, e, fazendo jus ao nome do team, Fuços, decidimos avançar.

Foi o percurso mais lento, exigente e difícil que fiz.

No terreno dava para perceber que era um caminho delineado mas ali, sem rede móvel, os auxilio dos GPS era nulo, apenas um mapa offline que apresentava um leve tracejado naquela direcção.
Progressão muito devagar, até conjugar a falta de visão causada pela vegetação com obstáculos enormes de pedras soltas e fixas.
Optamos por ficar um homem fora dos veículos a progredir apeado e auxiliar as manobras e ser devorado pela vegetação e insectos para que pudéssemos avançar um pouco mais rápido.
Chegamos a outro ponto de interesse marcado, que nos pôs à prova. O trilho desapareceu por entre um planalto com terreno fofo coberto por erva rasteira em plena escuridão da noite. Inevitavelmente, saímos logo do trilho delineado pelo GPS offline.
Com o desespero a tomar conta de cada um de nós, eis que o ultimo jipe atascou. Enquanto uns pensavam em manter-mo-nos juntos outros optavam por fazer prospecção do terreno desesperando por encontrar um caminho.
Desatascamos o jipe e concentra-mo-nos no outro ponto de interesse marcado junto a uma parede de betão, provavelmente estávamos numa lagoa seca,
Atravessamos o ribeiro, com um leito baixo mas com pedras grandes a dificultar a passagem, e do outro lado encontramos novamente um trilho.

Este por fim já com alguma rede móvel que ia e vinha iria dar a um estradão visivelmente mais largo e sem obstáculos.
No entanto, embora parecesse ali perto o terreno não permitiu que avançasse-mos continuamente, entre pedregulhos enormes, valas e vegetação que nos punham à prova a cada centímetro que avançávamos.

Perto da 01:00 chegamos por fim ao estradão onde houve lugar a algum festejo,alivio e fúria pelas opções tomadas até então.
Não obstante do caminho anterior decidimos ir pela esquerda por iria mais rapidamente ter ao Sabugueiro com o fim de ir recuperar o Jeep estacionado aquando do inicio da aventura, e mais uma vez, iludidos pelos mapas online, a Barragem não tinha saída sem ser apeado, invertemos a marcha e seguimos então até à Represa de Vale Rossim, onde já em asfalto perto da 01:20 paramos para aliviar a tenção seguir por asfalto até à Lagoa Comprida para recuperar o outro Jeep e ir embora.

Não houve lugar a imagens do trajecto pois a tensão foi sempre ao rubro.
Ficam apenas algumas do propósito da viagem - Covão dos Conchos.

Lesões:
LR TD5 - Para choques traseiro e plásticos dos cantos, mossas na chapa atrás.

Ford - Para choques da frente partido nos apoios, mossa funda na lateral dta.

Jeep XJ - Terminais das barras de direcção e ruído a avaliar da transmissão da roda do lado esq.

P.S.
Se quiserem fazer este caminho de 4x4 apenas para visitar o Covão voltem pelo mesmo caminho. Utilizem baixa pressão nos pneus e de preferência na luz do dia.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 5,413 ft

Ultima 'habitação', até este local qualquer 4x4 tinha acesso moderado.

PictographWaypoint Altitude 5,361 ft

Covão dos Conchos

PictographWaypoint Altitude 4,757 ft

Fim das dificuldades, se seguir à esquerda não terá saída.

PictographWaypoint Altitude 4,715 ft

Fim, inicio asfalto

PictographWaypoint Altitude 5,203 ft

Off Road, Sem trilho delineado, seguimos pelo terreno até encontrar estrada de novo

PictographWaypoint Altitude 5,177 ft

De novo em trilho

Comments  (5)

  • Bruno Sá Feb 26, 2018

    I have followed this trail  View more

    Fiz o trilho em fevereiro 2018 está um pouco escondido por causa do mato, tem duas subidas um pouco técnicas que uma viatura com pouca altura e pouca preparação poderá ter dificuldade. É para fazer com tempo. Entrei pelo rossim e saí pela Lagoa comprida. A meio do precurso, numa zona muito ampla que parece um deserto, é na verdade um lago seco mas com tufos e muitos fios de água, perde-se um bocado o trilho temos de seguir a nossa orientação e ir muito atentos ao chão para evitar ficar atolado. Nao devem ir sozinhos.

  • Photo of TiagoRego
    TiagoRego Feb 27, 2018

    Boas Bruno, com que veiculo fez o trilho e quanto tempo levou?

  • susi33 Dec 10, 2019

    I have followed this trail  verified  View more

    Es una ruta estupenda, todo lo que dice es real, además la hicimos al revés y es aún más interesante

  • Tiago Wolf Feb 23, 2024

    Fiz este trilho mais 5 carros no fds de 17 e 18 de Fev 2024 e é bem técnico. Mas continuámos a aventura

  • Tiago Wolf Feb 23, 2024

    Fiz este trilho com 4 carros (2xp38 1 Toyota Prado 1 Patrol Longo) no fds de 17 e 18 de Fev 2024 e é bem técnico.
    Até aos conchos nivel de dificuldade 6 /10 com algumas partes mais técnicas/ exigentes.

    Depois continuámos a
    aventura pelo Vale do Conde, o trilho liga à estrada municipal .

You can or this trail