São Miguel do Gostoso - Galinhos

August 1, 2022
August 2022

near São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte (Brazil)

Trilha: São Miguel do Gostoso/RN a Galinhos/RN
Data: 01/08/2022
Hora da partida: 12h48min
Local de Partida: Posto dos Arrecifes, S. Miguel do Gostoso/RN
Maré de partida: 0.4m e descendo (baixa mar às 13h02, em 0,40m)
Horário de chegada: 15h52min
Duração: 3h04min
Maré de chegada: 1.3m e subindo (preia mar às 19h04, em 2.3m)
Veículo: Jeep Compass Série S 4x4 Turbodiesel
Rodas: do Renegade, Mopar, liga leve, 16"
Pneus: General Grabber ATX 235/70R16, com 22 PSI nos dianteiros e 20 PSI nos traseiros. Uma maravilha de pneus, registre-se! Controle de tração desligado e alternando os modos 4x4 entre "Auto", nos trechos de areia mais batida, e "Sand", nos trechos de areia mais fofa.

Percepções
Não segui exatamente mas usei a trilha do Márcio Bezerra como referência. Trafeguei a maior parte do percurso na estrada da restinga, que segue paralela à praia. Essa estrada tem muitas ondulações naturais formadas pela ação do vento, o que sacrifica mais o carro e limita bastante a velocidade média de deslocamento. Alguns pontos a condução requer mais atenção pois a areia é fofa e as ondulações do relevo são mais íngremes.

Em alguns momentos segui pela praia. Além da própria altura da maré, uma preocupação constante são as pedras, que ocorrem de forma bem distribuída e na maior parte do caminho, entre São Miguel do Gostoso e São Bento no Norte. Com pneus murchos, "catar" uma pedra e ter que interromper a viagem pra trocar pneu é um risco constante. Em alguns momentos as pedras impedem completamente o tráfego pela beira mar, então vai ser preciso seguir pela estrada da restinga ou pela areia mais fofa mesmo. A inclinação lateral não chegou a ser um problema quando trafeguei pela beira mar.

A partir de São Bento do Norte a quantidade de pedras diminui então dá pra trafegar pela beira mar praticamente durante todo o restante da viagem.

Em alguns momentos tive que parar o carro e observar as possibilidades à pé. Em outros tive que retroceder e seguir por outro caminho.

Assim que tiver organizado vou postar algumas fotos.