Estrada Real 9º Dia, Caminho Velho - São João del Rei a Caxambu

Photo ofEstrada Real 9º Dia, Caminho Velho - São João del Rei a Caxambu Photo ofEstrada Real 9º Dia, Caminho Velho - São João del Rei a Caxambu Photo ofEstrada Real 9º Dia, Caminho Velho - São João del Rei a Caxambu

July 28, 2022
July 2022

near São João del Rei, Minas Gerais (Brazil)

Iniciamos nosso 9º dia, passando pela Igreja de São Gonçalo Garcia e seguindo para o centro histórico de São João Del Rei. Ali passamos pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, seguimos para a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e Igreja Nossa Senhora do Rosário, antes de seguirmos o caminho da ER para Rio das Mortes onde tem a Igreja de Santo Antônio.

No decorrer, seguimos nosso caminho de ER, até chegarmos no km 21,1 deste track, onde deixamos a estrada não pavimentada, para entrarmos em um trecho de fazendas com diversas passagens por porteiras e no km 22,7 atravessamos um pequeno rio com o leito em pedras, logo após uma das porteiras. Na sequência, fomos em direção à Caquende, mesmo nós sabendo que a balsa que faz a travessia para Capela do Saco está Interditada, fomos somente para conhecer a localidade. Em Caquende, pegamos mais um carimbo no passaporte e pudemos conversar com alguns moradores locais que nos colocaram a indignação deles por estarem ali, abandonados e esquecidos pelas autoridades. "A balsa que faz a travessia entre Caquende e Capela do saco foi interditada pela Marinha do Brasil em meados de Fevereiro de 2022 pelo fato dos únicos dois operadores da balsa, não possuírem ARRAIS e segundo moradores, as prefeituras não chegam em um acordo para envia-los para efetuarem o curso e arcar com as despesas de ambos!" Total negligência do poder público! Mais um local onde quem paga pelo abandono são os moradores! Registro fotográfico feito, passagem pela Igreja de Caquende e pelo cais de onde sairia a travessia da balsa e iniciamos nosso retorno, para pegarmos o desvio pela BR 265 até a cidade de Itutinga e dali pela MG 451até Carrancas, pegamos nosso carimbo, passamos pela praça Manoel Moreira, onde fica a Igreja Matriz e seguimos nosso caminho pelos marcos da ER.

No caminho para nossa próxima cidade, passamos por uma localidade onde possuía no nada, uma pequena igreja de N.S. Aparecida e uma estátua da Santa, na sequência, passamos por um ícone da ER neste ponto, a Fazenda Traituba, que teve sua origem entre os anos de 1826 e 1831 e serviu para hospedar o Imperador D. Pedro I em passagem pelo Sul de Minas (Segundo o Instituto Estrada Real, não estão permitidas visitas à Fazenda), aparentemente está passando por uma reforma, pois em toda a extensão de sua fachada havia andaimes, impressiona muito por sua imponência! Na sequência, passamos por um outra Fazenda que nos chamou atenção, inclusive por ter uma pequena igreja no seu interior, porém seguimos adiante, até nos depararmos com uma enorme carvoaria em plena atividade que nos chamou muito a atenção e fomos obrigados a parar para vermos mais de perto a fabricação do carvão, fomos muito bem recebidos pelo funcionário responsável da carvoaria que nos explanou em detalhes e nos mostrou todo o processo produtivo, desde quando chega o caminhão carregado com as madeiras, até qdo o carvão segue para seu destino, neste caso, para abastecimento das Indústrias Siderúrgicas, porém nos presenteou com um saco de carvão para fazermos churrasco. Ali na carvoaria, conversando pediram se havíamos visitado a Fazenda que acabávamos de passar e por nos aguçarem, acabamos voltando ao local, chegando fomos recebidos pelo caseiro que muito gentilmente nos falou que a visita só era permitida com autorização dos proprietários, nos passou inclusive o contato de um deles para pedirmos a autorização, porém como estávamos com tempo reduzido neste dia e muito chão ainda pela frente, optamos por não contatar para solicitar a autorização e seguimos nosso caminho, porém acabamos pesquisando um pouco sobre a história da Fazenda Favacho na net e para quem interessar, segue o link https://www.fazendafavacho.com/historia-do-favacho.

No caminho para a cidade de Cruzilia passamos por vários locais com muitas árvores de Pau Brasil, que nos chamou muito a a tenção por sua beleza, muitas inclusive dispostas em sequência! Já na cidade, fomos visitar o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga, onde aproveitamos para pegar o carimbo da ER. No entorno da cidade de Cruzilia existem muitas fazendas criadouras do Cavalo Mangalarga, praticamente o berço da raça no Brasil, inclusive a própria Fazenda Favacho, mencionada anteriormente, faz parte desta história. Saindo do museu, passamos pela Igreja Matriz de São Sebastião, e seguimos nosso rumo até Baependi, onde fomos direto visitar o Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Beata Nhá Chica, Igreja onde ela própria construiu uma capela no passado e após inúmeras reformas chegou no que é hj e onde a própria encontra-se sepultada em uma urna de Granito, ali no santuário após orarmos, agradecer à nossa viagem e pedir benção para seguirmos, pegamos os carimbos da ER e seguimos, passando pela Igreja N.S. do Rosário e pela igreja Matriz de Baependi, Igreja N.S. do Montserrat, em sequência, nos direcionamos até nosso último destino do dia, a cidade de Caxambu, onde fizemos nosso Pouso, porém na chegada, já garantimos a garimpada e coletamos mais um carimbo nos nossos passaportes!