Rota Do Calcário - Parque de Serras Aire e Candeeiros

Photo ofRota Do Calcário - Parque de Serras Aire e Candeeiros Photo ofRota Do Calcário - Parque de Serras Aire e Candeeiros Photo ofRota Do Calcário - Parque de Serras Aire e Candeeiros

May 15, 2023
May 2023

near Tremês, Santarém (Portugal)

Rota Do Calcário - Parque de Serras Aire e Candeeiros

Descrição:
Desta vez o nosso destino é a zona que contempla o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, que é abrangido de forma significativa pelo Maciço Calcário Estremendo.

O caminho de todo o percurso faz-se maioritariamente por trilhos rurais que fornecem o habitual acesso aos locais e pelos acessos às explorações agrícolas e de extração de pedra. Portanto, tirando uma ou outra zona mais degradada, é bastante acessível em toda a sua extensão.

Iniciando a marcha de Sul, quisemos inicialmente visitar a sempre bela zona das nascentes do rio Alviela, onde se for de inverno vê imensa água a brotar rocha abaixo (30m3 por segundo), e de verão, onde a sua praia fluvial é sempre convidativa a banhos.
Estas nascentes chegaram em outrora (séc. 19 e 20) a abastecer de água a cidade de Lisboa, e continuam a ter os seus canais subterrâneos com água, sendo considerado o maior reservatório de água doce do país.

Derivámos depois a oeste para visitar as pegadas de dinossauros em Vale de Meios, em um local que poderia estar certamente melhor aproveitado, mas que contém mais de mil pegadas. De qualquer forma, achamos que vale a pena parar e fazer a sua interpretação, e observar as grandes pegadas deixadas pelos terópodes (dinossauros bípedes carnívoros) e pelos saurópodes (quadrúpedes herbívoros).

Daqui em diante, o calcário ganha nota, ao mesmo ritmo que começamos a subir e a progredir noroeste, o intuito será chegar até ao Planalto de S. Bento e subsequente subida do Patelo (que iremos realizar em sentido descendente). Alguma moderação e cautela aqui no Patelo, pois apresenta um segmento de curvas apertadas com algum desnível e alguma pedra.

A vista será deslumbrante, e entre dois aglomerados rochosos, iremos ver (e atravessar) o que chamam de Vale da Canada e que será o nosso meio de acesso à Fórnea, um imenso recuo pronunciado em forma de anfiteatro dentro do planalto calcário.

Aqui chegados, visitem a cascata da Fórnea, e se vêm com tempo, podem ir mais além e visitar a Cova da Velha, caracterizada pela gruta com água em épocas mais chuvosas.

O segmento seguinte irá apresentar mais alcatrão, mas será uma oportunidade de ir ver as obras artísticas presentes junto das pedreiras e que foram executadas por âmbito do Stone Art Festival, bem como também permitir ficar perto do acesso superior da Fórnea (inicialmente tivemos lá em baixo e é possível a vista superior).

Mas caso não tenham interesse nestes dois locais, pelo mapa, conseguem facilmente identificar onde devem cortar pela direita como forma de atalho.

Já com vista para Porto de Mós, subiremos aos antigos túneis que permitiam outrora o transporte do minério.
A visita agora terá que ser apeada, uma vez que os túneis foram transformados em ecopista.
Visitem, voltem às viaturas, e retomem o percurso para Sul, entre moinhos, postos de vigia, baloiços, e eólicas.
Vá parando, observando as vistas, e com sorte, consegue identificar Nazaré na linha de costa.

Este sector apresenta-se com pistas rápidas, e será de vislumbre soberbo por ocasião do final de dia.

Já perto do fim, pode observar o inusitado Arco da Memória, colocado na serra pelos monges cistercienses.

Bons passeios!

Notas:
! Respeite os terrenos e não saia dos trilhos !
! Vai circular em muitos terrenos particulares, tenha responsabilidade !
! Respeite a Natureza e os Animais !
! Não circule em terrenos onde a circulação esteja explicitamente proibida !

Tipo de Piso:
25% alcatrão
75% offroad

PictographInformation point Altitude 1,375 ft

Acesso pedonal - Fórnea

Acesso ao topo é proibido a veiculos. Estacionar e subir a pé.

PictographMonument Altitude 1,447 ft

Nascentes do Alviela

Parar. Visitar tuneis.

PictographMuseum Altitude 1,596 ft
Photo ofPedreira com Arte - Stone Art Festival Photo ofPedreira com Arte - Stone Art Festival Photo ofPedreira com Arte - Stone Art Festival