Rota das Cachoeiras + Juquibier | São Lourenço da Serra e Juquitiba

Photo ofRota das Cachoeiras + Juquibier | São Lourenço da Serra e Juquitiba Photo ofRota das Cachoeiras + Juquibier | São Lourenço da Serra e Juquitiba Photo ofRota das Cachoeiras + Juquibier | São Lourenço da Serra e Juquitiba

May 4, 2024
May 2024

near São Lourenço da Serra, São Paulo (Brazil)

Trilha composta de OFFROAD fácil/médio com HIKE médio/difícil

Trilha iniciando na Regis Bittencourt em São Lourenço da Serra e acabando também na Regis na altura de Juquitiba.

Fizemos com tempo bastante seco e tentamos visitar algumas das cachoeiras da região.
- Cachoeira da Revelação (ou Pocinho - o pessoal aqui não se decide no nome)
- Cachoeira do Pocinho (ou Pocinho 2, eu sei lá)
- Cachoeira do Chuveirinho
- Juquibier (chegamos 18h20 - infelizmente já estava fechado às 18h)

Depois da Cachoeira da Revelação, tentamos pegar a "trilha do Pocinho" pra encurtar a rota, mas está com árvore bloqueando e tivemos que voltar - se algum trilheiro tiver motosserra (ou machado e disposição) eu agradeço a limpeza!

Particularmente eu achei a Cachoeira do Pocinho mais legal - se a gente tivesse feito apenas essa, provavelmente pegaríamos o Juquibier aberto.

Depois disso fomos fazer o hike da Cachoeira do Chuveirinho + Funil.
Largamos o carro no início do HIKE rezando para ele e as rodas estarem lá na volta! =)
A trilha tem uma demarcação boa, mas no último km começa a ter bastante lama, travessia por riacho (bem rasinho) com pedras, e demoramos um pouco mais do que o previsto. A trilha do Chuveirinho até o Funil é em descida de rio com pedra e já fica definitivamente DIFÍCIL - nós decidimos abortar a descida e contar vitória na primeira cachoeira (outro dia eu volto!).
O tempo total de HIKE foi em torno de 4h ida, banho, snack, água e volta.

Após o HIKE do Funil, o objetivo era chegar antes das 18h no Juquibier, por isso a trilha tem menos marcações pois estávamos na pressa, mas mesmo assim não chegamos à tempo.

A estrada offroad em si é tranquila - alguns poucos pontos com erosão leve - bem fácil para um 4x4, e possível para 4x2 também. Com chuva o percurso pode variar!

As trilhas dos amigos que usei de inspiração pra montar minha rota:
- https://www.wikiloc.com/offroading-trails/revelacao-pocinho-salete-usina-e-juquibier-97884994
- https://www.wikiloc.com/offroading-trails/roteiro-das-cachoeiras-de-sao-lourenco-da-serra-51646142
- https://www.wikiloc.com/hiking-trails/trilha-cachoeira-do-funil-entrada-pelo-loteamento-estancia-belvedere-78601160

PictographFlora Altitude 2,454 ft

À direita leva para a Cachoeira da Revelação (ou Pocinho, não sei direito o nome). Depois disso é um beco sem saída (até tirarem as árvores da trilha do Pocinho). Tivemos que dar meia volta pra continuar a trilha pela esquerda.

PictographFlora Altitude 2,546 ft

PictographDoor Altitude 2,582 ft

PictographFlora Altitude 2,625 ft

PictographDead-end street Altitude 2,694 ft

Alguém corta isso aí pf?!

PictographProvisioning Altitude 2,667 ft

À esquerda dessa foto é a portinha de entrada para a Cachoeira do Pocinho. Trilha bem curta e gostosa. Local agradável! Deixamos o carro aí no cantinho da bifurcação mesmo.

PictographFlora Altitude 2,595 ft

PictographBridge Altitude 2,346 ft

PictographLake Altitude 2,379 ft

Pegamos um pouco de lama pra chegar até aí (mesmo com o tempo bem seco). Em período de chuva deve ficar bem complicado chegar nesse ponto.

PictographBridge Altitude 2,365 ft

PictographFlora Altitude 2,507 ft

Essa bifurcação dá uma enganada - o caminho mais óbvio parece ser à direita, mas a rota correta fica à ESQUERDA!

PictographFauna Altitude 2,530 ft

Animais nativos da região! =D

PictographRisk Altitude 2,431 ft

São vários pontos pra você afundar o pé! =)

Aqui vai pulando de pedra em pedra, ou metendo o pé na água no rasinho com bota impermeável pra limpar a lama.

PictographLake Altitude 2,333 ft

PictographProvisioning Altitude 2,231 ft

Infelizmente já era 18h20... mas vai que nesse dia ficava até às 19h?! Não ficava...

PictographBridge Altitude 2,267 ft

Foto linda da última ponte que passamos - várias pontezinhas de madeira ao longo desse caminho - essa já era de concreto, como dá pra ver claramente pela foto.