Photo ofPORTUGAL Profundo | ETAPA 5 | 'PEDRAS SALGADAS - PESO RÉGUA' - 158 Km, 24.03.2018 Photo ofPORTUGAL Profundo | ETAPA 5 | 'PEDRAS SALGADAS - PESO RÉGUA' - 158 Km, 24.03.2018 Photo ofPORTUGAL Profundo | ETAPA 5 | 'PEDRAS SALGADAS - PESO RÉGUA' - 158 Km, 24.03.2018

April 6, 2018
April 2018

•   4.3 1 review

near Pedras Salgadas, Vila Real (Portugal)

ROTAS "Portugal Profundo", by Paula Abreu ©
www.portugalprofundo.com
- NORTE de Portugal: Um destino por excelência!

| ETAPA 5 - PEDRAS SALGADAS - PESO DA RÉGUA - 158 Km |

Um DESAFIO Off Road em grande!

Nesta rota pelo Parque Natural do Alvão, conheça as suas aldeias mais pitorescas, onde espigueiros, eiras, construções em granito com telhados de colmo, e em xisto com telhados de lousa, são a imagem da sua arquitectura popular. As gentes que aqui vivem moldaram a paisagem ao longo dos séculos, vivendo da agricultura e da pastorícia, fazendo agricultura em lameiros e socalcos num cenário verdadeiramente encantador.
AVENTURA TE!..SAI DA CASCA!!...
Pelas Aldeias Mágicas do Portugal Profundo...

14 ROTAS 4x4, By Paula Abreu
– Trans-Lusitania Off Road - Valença a Sagres -

Este é um conceito novo, que adquire sentido e profundidade neste mundo que nos leva à descoberta das origens.

Privilegiando o contacto com a natureza, com as populações e os modos de viver rurais, com as delícias gastronómicas e o artesanato regional, as "Aldeias Mágicas" deste "PORTUGAL Profundo" propõem-nos um turismo diferente. Levam-nos a locais de sonho, onde ao lazer, à tranquilidade e ao bem-estar se acrescenta a possibilidade de fruição do país mais profundo e autêntico.

Aldeias rurais singulares envolvidas por paisagens edílicas, preservando um passado de tradições expresso no seu edificado, nas suas gentes, cultura, usos e costumes, na ruralidade e genuinidade tão viva em cada povoação.

As "Aldeias Mágicas" deste "PORTUGAL Profundo", pretendem proporcionar a quem as visita a descoberta de uma forma de Turismo diferente – o Turismo no espaço rural, convidando-o para uma estadia de total independência, numa casa rural, em plena natureza. É uma oportunidade para desfrutar, não só de alojamento típico de Turismo de Aldeia, mas também de paisagens naturais e de um ambiente sereno, aliando o contacto entre o Homem, a natureza, a cultura e a vida quotidiana do mundo rural.

Visitar as "Aldeias Mágicas" é deslumbrar-se com um Portugal que inspira. Um Portugal que se renovou, que tem casos de sucesso, que tem gente que mudou de vida e que se afirma tendo por base os valores da proximidade, da simplicidade, da autenticidade, daquilo que é criado por pessoas e para pessoas.

É olhar para um território cheio de diversidade, de tradição e de encanto.

Apesar de estarmos no ambiente peculiar e restrito de aldeias, muitas vezes no interior do país, esse fator foi decisivo nas histórias que queremos mostrar.

É também demonstrativo que o território fora dos centros urbanos é uma fonte de oportunidades. O Turismo de Montanha e de Natureza são um conceito novo, que adquire sentido e profundidade neste mundo que nos leva à descoberta das origens.
.................................................................................................................................................................

Na verdade Portugal é um país mágico!..

Parta à descoberta das Aldeias Mágicas, explore o seu património natural e cultural e desfrute da hospitalidade das suas gentes! Relaxe em confortáveis unidades de alojamento, descubra a qualidade e genuinidade dos produtos artesanais e experimente o inimitável sabor da gastronomia local!

Aqui o sagrado é fundamental, qualquer um destes povoados está sempre protegido por uma igreja, uma capela ou um cruzeiro, estruturas fundamentais para a celebração dos rituais religiosos que ainda hoje se mantêm vivos.

Mas o país, aquele que está lá entre pedras, nos sinais dos tempos aureos, da cultura autêntica, o Portugal de Torga ou de Eça, ou o Portugal que Deus nos deu, esse deixa-me comovida!!!!!!

| ETAPA 5 | "Pedras Salgadas - Peso da Régua" - 158 Km |

Portugal é assim, uma tela viva onde nos perdemos e encontramos, onde vivemos e amamos.

PORTUGAL é ISTO!.....e ISTO É TANTO!!!

Sinta o poder da nossa história, inspire, ouça a viagem realizada, conquistas na palma de uma mão, coração, territórios diversificados, cultos variados, dias unificados, bandeira de valores que estimamos e vangloriamos, tradição, paixão, somos assim! Povo lutador, por amor, território abençoado, pão, vinho, mar, serra e ar, tudo o que é nosso, por todos estimado, porque não somos nem vivemos por mal, porque somos PORTUGAL.

TRÁS-OS-MONTES - NORTE DE PORTUGAL
A paixão por PORTUGAL... O amor pela nossa terra!
CONCELHOS A PERCORRER:
- Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Vila Real e Mesão Frio

SERRAS A NAVEGAR:
- Serra da Padrela, Serra do Alvão (Parque Natural), Serra da Falperra e Serra do Marão

AS ETAPAS deste "PORTUGAL Profundo"

| MINHO - Norte Portugal |
ETAPAS
1ª Etapa - Valença | Caminha (Dem)
2ª Etapa - Caminha | Geres (PNPG)

| MINHO & TRAS-OS-MONTES & ALTO DOURO - Norte Portugal |
ETAPAS
3ª Etapa - Gerês (PNPG) - Pitoes Junias (Montalegre)
4ª Etapa - Montalegre - Pedras Salgadas

13ª Etapa - Elvas - Beja
14ª Etapa - BEJA - SAGRES

Pedras Salgadas

UMA DESCOBERTA SAUDÁVEL: Entre nesta viagem e descubra águas e cuidados exclusivos ao encontro do mais puro bem-estar.

Afonsim

AFONSIM foi uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Pouca de Aguiar, com 11,07 km² de área, situada no planalto da Serra do Alvão, 5 km a noroeste da sede de concelho. Incluía no seu território os seguintes lugares: Afonsim, Reguengo e Trandeiras. Foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013 sendo o seu território integrado na freguesia do Alvão.

Trandeiras

Se achas a AVENTURA perigosa, tente a rotina.. É mortal!!

Bustelo

BUSTELO A aldeia serrana, a 850 metros de altitude, situa-se numa das encostas da Serra do Alvão, onde ainda predomina o cultivo dos campos e a criação de gado bovino maronês. É a última aldeia do concelho de Ribeira de Pena para quem segue para o concelho vizinho de Vila Pouca de Aguiar. A estrada até à aldeia é a subir e os campos que a rodeiam, murados em pequenas áreas, desenham uma paisagem característica. Este percurso vai levar-nos por caminhos agrícolas e florestais de onde se avistam as belas paisagens do concelho. É, também, desta aldeia que se inicia o Fantasticable - Cabo de descida por gravidade que nos leva até ao Penaaventura Park. Este local representa um magnifico miradouro sobre grande parte do concelho de Ribeira de Pena.

Viduedo

O Parque Natural da Serra do Alvão fica no distrito de Vila Real, em Trás-os-Montes e é um parque de uma beleza imensa, com cascatas, lagoas, paisagem graníticas e pequenas aldeias perdidas pelos vales, tais como: aldeia de Dornelas, cascatas das Fisgas do Ermelo, aldeia de Anta, Lamas de OLO, ou ainda as aldeias de Barreiro e Ermelo.

Anta

As Aldeias de ANTA e PIOLDEDO integram a Freguesia de BILHÓ - Sabores autênticos que este nosso país sabe preservar, mãos santificadas que este inacreditável povo continua a elevar, fornos ardentes acendidos por gente que nos aquece, memória cravada no tempo que nas aldeias não se esquece.

Lamas de Olo

Uma joia em pleno Parque Natural do Alvão, é assim Lamas d' Olo, uma aldeia do concelho de Vila Real. Logo à chegada, salta à vista o casario em granito em que muitas das casas conservam ainda os telhados de colmo. A forte imagem rural destas casas antigas é complementada pelos canastros espalhados pela aldeia que merecem uma visita. Além do Parque natural do Alvão, que a rodeia, Lamas d’Olo é cercada por lameiros e campos de cultivo com características muito próprias. Deixe-se encantar por este exemplo do Portugal rural e observe a prática dos regadios, que permite pastos todo o ano. Ainda hoje, aliás, os animais desempenham um importante papel nesta terra, sendo a pastorícia uma atividade comum. Numa visita a esta aldeia, observe o quotidiano que imita as tradições de outros tempos. Embrenhe-se na natureza e prepare-se para percorrer um dos vários percursos pedestres aqui identificados e sinalizados. A água é também um elemento indissociável da vida desta pequena povoação: ali perto encontra duas barragens – Cimeira e Fundeira do Alvão - com duas albufeiras a partir das quais se avistam os altos cumes do Alvão e do Marão. O Miradouro de Lamas d' Olo e o Parque de Merendas da Barragem Cimeira são também pontos de passagem obrigatórios! Mais longe, mas a escassos quilómetros, merece visita uma das maiores quedas de água de Portugal: as Fisgas do Ermelo.

Barreiro

- MIRADOURO DA ALDEIA DO BARREIRO - O miradouro do Barreiro situa-se um pouco antes de chegar a esta povoação e possui uma mesa de orientação em granito, que ajuda o visitante a interpretar a paisagem que tem perante si: uma vista imponente sobre o vale e ribeira de Fervença e sobre os campos agrícolas construídos em socalcos, marca de uma ocupação inteligente mas árdua do território. Daqui se avista ainda o conhecido Monte de Farinha (alto da Senhora da Graça) em cujo topo se localiza o Santuário da Nossa senhora da Graça, a cerca de 1000 metros de altitude.

Ermelo (Aldeia)

Aldeia MILENAR de ERMELO - Vila Real - De origem milenar, a aldeia de Ermelo conserva um admirável património construído, onde se destaca um importante aglomerado de casas de xisto cobertas com lousa, verdadeiros exemplares de arquitectura rural. Situada na zona mais baixa do Parque Natural do Alvão, a beleza paisagística de Ermelo, une o agreste da montanha com o verde dos campos agrícolas e a água do Olo corre-lhe aos pés. Estão ainda visíveis marcos da sua história, da sua antiguidade e da sua importância como vila medieval e como sede de concelho. O Pelourinho, a Casa da Câmara e o rico património etnográfico e cultural são dignos de nota. Teve o seu primeiro foral no longínquo ano de 1196. Está a uma cota de 445m e dista 18km da sede do concelho. Local: Mondim de Basto

Cabriz

PORTUGAL Notável sempre em VIAGEM consigo!. É aqui onde tudo começa, onde o olhar se arremessa, à paisagem feita miragem, onde a vontade se mistura com a liberdade, onde o querer se envolve com o "viver", onde o tempo é o nosso companheiro, onde a sua amizade, que ostento, me deixa sempre chegar primeiro. E, por fim... acaba aqui... a caminhada... e o que escrevi.

Ponte Romana Rio Poio

Um recanto mágico que nos acolhe, uma simplicidade natural que não nos tolhe, uma magia colorida que nos agarra, luz de uma obra humana que nem o tempo se atreverá a apagar. É maravilhoso este Portugal Rural, que a ninguém ousa fazer mal e que a todos, sem fim, proporciona momento assim, de pura autenticidade que se transforma em felicidade.

Cadaval

Sou assim, um pedaço de território que ama esta maravilhosa preservação da nossa autenticidade, sou assim, um pedaço de história mergulhado na ruralidade.

Macieira

Amo amar esta terra doce salpicada por um mar salgado, amo enrolar-me nas teias da verdade que nos carateriza, amo saborear o toque das mãos lusitanas que resistiram à fuga e aos sinais dos tempos....

Bobal

O caminho das pedras é DIFÍCIL...mas cheio de POESIA... Para se descobrir novas trilhos, deve-se estar disposto a perder a terra de vista por um longo tempo.

Dornelas

Sou um monte de pedras encaixadas, dirão uns, sou um diamante disfarçado de simplicidade que não se vende, não se troca, não se multiplica, sou a riqueza daqueles que vivem para sentir e dos que sentem para viver, sou assim uma simples aldeia repleta de um monte de pedras onde os teus olhos brilham e a minha alma canta, onde tudo se engrandece perante a portucalidade que nos encanta.

Fisgas do Ermelo

A visita ao Parque Natural do Alvão não ficará completa sem uma passagem pelas famosas quedas de água, conhecidas como Fisgas de Ermelo, onde se precipita o rio Olo. Correndo inicialmente numa zona de planalto, as águas do Olo encaminham-se para um vale mais apertado e precipitam-se, numa queda de aproximadamente 300 metros, por entre dobras e fraturas de um afloramento xistoso criando um cenário paisagístico único. Esta Rota, permite conhecer um pouco da bonita Serra do Alvão e uma das suas paisagens emblemáticas, as Quedas de Água de Fisgas de Ermelo, sendo uma autêntica descoberta da alma do Alvão. O percurso atravessa uma série de paisagens verdadeiramente surpreendentes que permitem mais uma vez confirmar aquilo que nós há muito desconfiávamos: Portugal é mesmo um dos países mais bonitos do mundo.

Photo ofVisite Aldeia Tipica ERMELO - Seguir pela EN304 à Esqª Photo ofVisite Aldeia Tipica ERMELO - Seguir pela EN304 à Esqª Photo ofVisite Aldeia Tipica ERMELO - Seguir pela EN304 à Esqª

Visite Aldeia Tipica ERMELO - Seguir pela EN304 à Esqª

PORTUGAL é isto! Laje sobre laje, dias sobre dias, éstórias com história, corpos com alma, rugas com eternidades para contar! PORTUGAL é ISTO!.....e ISTO É TANTO!!!

PONTE RIO OLO

Há quem diga que o interior é longe. Mas "longe" pode ser uma vantagem, quando precisamos de nos afastar do rebuliço das grandes cidades. Na realidade, "longe" pode ser o lugar onde nos ligamos ao essencial.

Posto VIGIA

Paisagens a perder de vista, silêncio generoso que nos abraça, sabores indescritíveis que nos enlaçam. Um Portugal rural maior que universo celestial, porque aqui o caminho não tem fim, porque aqui, eu sou um pouco de ti e tu és um pouco de mim.

Campanhó

Um país que tem aldeias que respiram saúde, que vivem do que produzem, que não pedem esmola, que dão identidade a Portugal, mas que se está a borrifar para a sua preservação, um país que cria hospitais privados como quem cria galinhas, e que encerra centros de saúde e que deixa morrer sem assistência quem a vida toda trabalhou, um país que vive de almoços na Capital à quarta-feira e que deixa morrer à fome quem trabalhou a vida inteira. Raios! Este país, de gente nova que não quer cá ficar, é cada vez menos um espaço próprio para velhos que teimam em não se resignar.

Mafomodes

São longos os caminhos da nossa história, entre muros de pedras que se acumulam, entre rugas de mãos escravas que se esquecem, entre silêncios eternos que ninguém quer ouvir. Mas são caminhos nossos, tão nossos que não teremos coragem de os deixar, caminhos tão vastos que nos levam até onde os nossos sonhos permitirem e a realidade autorizar.

Peso da Régua

Se é para chegar ao FIM: desfruta do caminho!!

Photo ofNossa Sra.Serra (Alto Marão) - 1413 m Photo ofNossa Sra.Serra (Alto Marão) - 1413 m Photo ofNossa Sra.Serra (Alto Marão) - 1413 m

Nossa Sra.Serra (Alto Marão) - 1413 m

SUBA até ALTO MARÃO (1413m)

• Photo of iaslages
    iaslages Jul 1, 2020

Track muito bom! Paisagens de cortar a respiração, percurso mantém se 100% transitável.
    Obrigado pela partilha!

• Photo of Leonor23
    Leonor23 Oct 30, 2021

Una ruta maravillosa, pero la dificultad actualmente es más alta de lo que dice.
    Hay un par de tramos que no es recomendable hacerlos si conduces un SUV se necesita un vehículo con más tracción.