PN Chapada Diamantina: Caldeirões do Roncador

Photo ofPN Chapada Diamantina: Caldeirões do Roncador Photo ofPN Chapada Diamantina: Caldeirões do Roncador Photo ofPN Chapada Diamantina: Caldeirões do Roncador

January 9, 2018
December 2017

near Andaraí, Bahia (Brazil)

Trajeto entre Andaraí e os Caldeirões do Rio Roncador, um dos pontos mais visitados da região. Acesso livre e gratuito pelo leito do rio Roncador.

COMO CHEGAR:
Andaraí é uma pequena cidade na região central da Chapada Diamantina, a 100km de Lençois e a 75km do aeroporto de Lençois. Em relação a Salvador são aproximadamente 420km. Todos esses acessos são por rodovias asfaltadas.

Há ônibus diários entre Salvador e Andaraí (linha Salvador x Mucugê), trajeto feito pela empresa Cidade Sol. Empresas como EMTRAM e Novo Horizonte fazem a ligação de Andaraí com as cidades vizinhas e com São Paulo.

A TRILHA:
O trajeto tem início no posto de gasolina, às margens da rodovia BA-142, na área urbana de Andaraí. Seguimos pelo asfalto, sentido BR-242/Lençois, por cerca de 3.5km, tomando uma saída de terra à esquerda, próximo à entrada do Pantanal Marimbus.

São 3.5km de terra em condições medianas, até o Rio Garapa. Até este ponto qualquer veículo chega. Importante ressaltar que há um trecho de areia, com cerca de 15 metros de extensão, mas a areia está "firme", sendo possível cruzar com qualquer veículo sem riscos. (Na dúvida passe embalado).

O Rio Garapa possui uma extensa faixa de areia/cascalho, seguido pela travessia do rio, que em condições normais está baixo, com cerca de 50cm ou menos. O trecho de areia/cascalho dificulta a passagem de veículos de passeio. Não é impossível passar, mas se você estiver sozinho, é altamente recomendado deixar o veículo neste ponto e seguir o restante a pé.

Veículos traçados (4x4) e motos cruzam a praia e o Rio Garapa sem maiores dificuldades. Na outra margem é preciso manter à direita na estradinha de terra, que continua em condições medianas até o Rio Roncador.

O trecho entre o Garapa e o Roncador possui 6.5km de extensão, durante o caminho é possível observar uma parte do Pantanal Marimbus.

Chegando ao Roncador, o veículo pode ser deixado próximo ao rio, numa área descampada. Daqui pra frente são cerca de 600 metros de caminhada até os Caldeirões.

Descendo no descampado, siga por uma trilha até chegar ao leito do Rio Roncador. Vá em direção à água, passa para o outro lado da rocha que está a sua esquerda e suba o lajeado pela esquerda. Você passará alguns poços do rio Roncador. Próximo a uma ruína, atravesse para a direita do Rio Roncador. Logo após cruze o rio para a esquerda e permaneça desse lado até chegar a um poço grande. Você pode deixar suas coisas nesse poço e atravessar nadando. Os Caldeirões estão logo acima. A outra opção é atravessar o rio mais uma vez (com cuidado para não cair no rio); ou continuar subindo pelas rochas à esquerda até encontrar a parte superior da pequena cachoeira.

Acima da cachoeira há várias "panelas", verdadeiros caldeirões por onde correm as águas do Rio Roncador. Local excelente para banho e relaxamento.

OBSERVAÇÕES:

> Os caldeirões estão inseridos no Parque Nacional da Chapada Diamantina, possui acesso livre e gratuito;

> Existe uma trilha que sai da Fazenda Roncador (a última casa da estradinha) e chega aos caldeirões, passando pela mata. No entanto é cobrada uma taxa de manutenção de R$5 por pessoa;

> ATENÇÃO: as rochas próximas aos caldeirões são extremamente escorregadias. Tenha cuidado.

> Nas proximidades a Fazenda Roncador oferece alguma infraestrutura para o visitante;

> Em caso de chuva não é uma trilha recomendada, por se tratar de caminhada sobre rochas, que podem ficar bastante escorregadias;

> Em caso de cabeça d'água (tromba d'água), procure abrigo em algum ponto seguro. Por mais que a caminhada seja por dentro de um cânion, ele é amplo e não oferece alto risco em caso de cheia.

> Em condições normais, não é preciso molhar os pés no trecho pelo rio, já que a há várias rochas emersas; no entanto é possível subir descalço ou de chinelo, sem maiores problemas.

> Como a trilha se desenvolve pelo leito do rio, exigindo alguma técnica, classifico esta trilha como moderada. Iniciantes ou pessoas sem o costume de caminhar por terrenos irregulares podem ter dificuldade.

> Você está em uma unidade de conservação federal, LEVE SEU LIXO DE VOLTA e NÃO FAÇA FOGUEIRAS;

> Local amplo e com muito exposição ao tempo, use chapéu e protetor solar!

> Trajeto pode ser feito de bicicleta (MTB), boa parte da estrada oferece sombra.

Caldeirões

WAYPOINT 8

• Photo of jgui
    jgui Sep 24, 2019

Parabens pelas dicas e detalhamentos, serao uteis para muitos....

• Photo of Bruno Inácio 3
    Bruno Inácio 3 May 26, 2021

Fiz essa trilha à pé...desde a primeira travessia do rio, foram +ou- 18km (ida e volta).

Trilha super fácil basta seguir em frente... tem a opção de subir pelo leito ou pela trilha no restaurante Roncador.

A primeira/última queda que deságua no rio vale muito a pena conhecer é lindo!