Pico do Cruzeiro

September 23, 2018
September 2018

near Taubaté, São Paulo (Brazil)

A trilha estava em ordem devido ao longo periodo de tempo seco. Em periodo de chuva e com chuva o nivel sobe e acredito que só os experiente + guincho + grupo min de 3 carros.

Fora as dificuldades, trilha muito legal.... Primeiros kilometros planos em estradas de terra normais. Porem tem os 4 trechos de subida forte, com erosoes grandes e medias.

Ja no final, fica tudo simples e la em cima o visual é de quase 360 graus!!!

• Photo of Anderson Mendes 1
    Anderson Mendes 1 Sep 6, 2020

Fiz hj. Bem difícil, o último ataque é mto técnico e fiquei no meio do caminho, de big trail é complicado.

• Photo of anderson ribeiro 9
    anderson ribeiro 9 Sep 24, 2021

Vou fazer ..

• Photo of Paulo Ivo Silva
    Paulo Ivo Silva Jan 18, 2022

Fez Anderson?

• Photo of Troller Brutus
    Troller Brutus Sep 24, 2022

Realizei essa trilha no dia 24/09/2022, dia sem chuvas, com um Troller e uma L200 original.
    70% da trilha na ida tem nivel fácil, apenas estradas de terra sem qualquer dificuldade.
    O nivel aumenta para moderado após passar a primeira porteira… aqui vale uma ressalva:
    Nessa primeira porteira tem diversas placas indicando que ali se trata de uma propriedade particular e nao esta autorizada a entrada, inclusive há uma placa escrita (Acesso ao Pico do Cruzeiro esta Fechado!). Por sorte nós encontramos um senhor (Seu Benê) saindo pela porteira e ele nos contou que os moradores fecharam essa estrada pois tinham muitos trilheiros passando pelas propriedades, no entanto ele nos liberou para passar essa unica vez.
    O caminho ali pra frente é de erosoes e subidas, tudo muito legal e nada impossível de se fazer sem bloqueio de diferencial (L200 foi tranquila)… Em dias de chuva a coisa complica porque a lama de lá é bem escorregadia o que deve inviabilizar a subida.
    Sao 3 subidas ao todo, sendo que a segunda é a mais íngreme e a terceira é a que tem mais erosões.

No topo do pico se tem uma visao de 360 graus da região, alem de la em cima ter uma capela com uma cruz enorme na frente e uma antena de rádio.

Em resumo, trilha esta totalmente “fazível” para carros altos e com 4x4, o maior dos problemas é a autorização para ultrapassar a porteira e atravessar a propriedade particular.

• Photo of ricardo_85
    ricardo_85 Nov 23, 2022

Sabem informar se o acesso à propriedade continua fechado? Será que tem outra rota até o pico?