Photo ofPasseio Litoral Sul RN - Parte 1 - Ponta Negra (Natal) - Cotovelo - Pirangi - Búzios - Tabatinga - Pipa (Tibau do Sul / RN) Photo ofPasseio Litoral Sul RN - Parte 1 - Ponta Negra (Natal) - Cotovelo - Pirangi - Búzios - Tabatinga - Pipa (Tibau do Sul / RN) Photo ofPasseio Litoral Sul RN - Parte 1 - Ponta Negra (Natal) - Cotovelo - Pirangi - Búzios - Tabatinga - Pipa (Tibau do Sul / RN)

August 19, 2020
August 2020

near Conjunto Ponta Negra, Rio Grande do Norte (Brazil)

Passeio saindo do Praia Shopping em Natal, localizado na Avenida Roberto Freire, em direção as praias do litoral sul do Rio Grande do Norte com destino a famosa Praia de Pipa.

Atenção: boa parte do trecho é feito em vias pavimentadas, porém entre a Praia de Barreta (Malembá) e a Praia de Tibau do Sul é necessária a utilização do 4x4, tendo ainda uma travessia de balsa nesse intervalo. Recomendação IMPORTANTE: observar a tábua de maré e só realizar esse percurso em especifico com MARÉ BAIXA ou SECANDO! Baixar a calibragem dos pneus é aconselhável para uma melhor segurança.

Seguimos o roteiro em direção a Rota do Sol, passando pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Continuando pela RN-063 (Rota do Sol), passamos pela Feira de Pium (venda de frutas regionais), Praia de Cotovelo e o Cajueiro de Pirangi (localizado na Praia de Pirangi do Norte), reconhecido como o maior cajueiro do mundo.

Prosseguindo com o caminho, temos a Praia de Búzios e logo em seguida as belas vistas dos mirantes da Praia de Tabatinga e a Praia de Camurupim, local este que recomendo para um tranquilo banho de mar.

Mais adiante, passamos pela Praia de Barreta até chegar no ponto onde termina o asfalto e começa o trecho off road (Malembá), seguindo pela beira mar até a balsa que leva para Tibau do Sul, cruzando a Lagoa de Guaraíras (possui um belíssimo por do sol). A travessia custa R$35,00 por carro e funciona todos os dias, das 8:00 as 17:00 horas. Importante ressaltar que eles trabalham na maré cheia, porém o caminho NÃO deve ser feito pela beira mar e sim por trilhas (fazendinha) feita próximo as dunas de Malembá.

Já em Tibau do Sul, saímos da balsa e pegamos o trecho pavimentado rumo a Pipa, passando pelo centro de Tibau e chegando na RN-003, estrada conhecida como antigo acesso a Pipa e que nos leva as Praias de Tibau do Sul. Paramos no Mirante de Cacimbinhas (Falésias) que nos proporciona um belo visual da Praia de Cacimbinhas, com a Praia do Madeiro mais à direita e a Praia de Pipa ao fundo.

Por fim, seguimos em direção a Pipa até a sua entrada, conhecida também como a rua principal de Pipa (Avenida Baía dos Golfinhos).

PictographMonument Altitude 135 ft

PictographProvisioning Altitude 95 ft

PictographBeach Altitude 26 ft

Maior cajueiro do mundo

PictographBeach Altitude 20 ft

PictographBeach Altitude 26 ft

Bom lugar para banho de mar

Recomendação: baixar a calibragem dos pneus