Photo ofPasseio Litoral Norte RN - Parte 1 - Ponta Negra (Natal/RN) - Sao Miguel do Gostoso / RN Photo ofPasseio Litoral Norte RN - Parte 1 - Ponta Negra (Natal/RN) - Sao Miguel do Gostoso / RN Photo ofPasseio Litoral Norte RN - Parte 1 - Ponta Negra (Natal/RN) - Sao Miguel do Gostoso / RN

August 22, 2020
August 2020

near Conjunto Ponta Negra, Rio Grande do Norte (Brazil)

Passeio saindo da Via Costeira (Ponta Negra - Natal) em direção as praias do litoral norte do Rio Grande do Norte, com destino a conhecida praia de São Miguel do Gostoso.

Seguimos pelas praias do centro de Natal até atravessar a Ponte Newton Navarro, dando inicio do Litoral Norte com o visual da Praia da Redinha. Continuamos pela pista em direção a Praia de Genipabu e sua balsa que atravessa o Rio Ceara Mirim e chega em Barra do Rio.

Nesse ponto iniciamos o trecho 4x4 entrando nas dunas de Graçandu, passando pela Lagoa de Pitangui e indo em direção a Praia de Pitangui. Mais a frente, ao chegar no inicio da Praia de Jacumã, saímos da beira mar e fomos em direção as dunas e a Lagoa de Jacumã, retornando a pista mais a frente e seguindo por ela até Barra de Maxaranguape.

Já em Barra de Maxaranguape, fomos em direção a Árvore do Amor e ao Farol de São Roque. Atenção a esse trecho ao chegar na beira mar pois é área de desova de tartaruga. Pode-se evitar esse pedaço seguindo direto pela parte de cima da Árvore do Amor (olhando no mapa da pra vê).

Continuando pelo asfalto e trechos pavimentados, passamos pelas praia de Caraubas e mais a frente descemos para praia novamente próximo a Lagoa de Peracabu, em Maracajau, e seguimos pela praia de Pititinga até chegar ao rio Punau. ATENÇÃO: antes de tentar atravessar o rio, verificar o terreno a pé (profundidade, correnteza e firmeza do solo). Nesse dia, mesmo com maré seca, preferi não arriscar e contornei seguindo uma trilha até a pista, voltando a praia mais a frente.

Depois disso, retornamos novamente ao trecho beira mar percorrendo as praias de Zumbi, Rio do Fogo, Perobas, Carnaubinhas e Touros. Prosseguindo o caminho, pegamos um desvio que passa ao lado do Farol do Calcanhar em direção ao Marco Zero (KM 0) da BR-101, lugar onde se inicia a rodovia que corta o Brasil pelo litoral até o Rio Grande do Sul.

Após isso, nos direcionamos a beira mar e cruzamos a praia de Cajueiro, subindo mais a frente em direção a Lagoa do Sal e em seguida a RN-221.

Por fim, tornamos a beira mar na Praia de São José e assim fomos até chegar a Praia do Cardeiro em São Miguel do Gostoso.

Lembrando também que esse caminho pode ser feito ao contrário, ou seja, saindo de Sao Miguel do Gostoso e indo até Natal.

ATENÇÃO:
- Observar tábua de maré pois alguns trechos só é possível passar com maré seca (baixa mar).
- Cuidado com os banhistas e moradores locais: transitar sempre em velocidade baixa e dar sempre preferencia a eles.

RECOMENDAÇÃO: baixar a calibragem dos pneus para uma melhor segurança.

Centro de Convenções de Natal - Via Costeira

PictographBeach Altitude 20 ft

PictographBridge Altitude 0 ft

PictographFerry Altitude 7 ft

Rio Ceará Mirim

Travessia: Valor = R$20,00

PictographFerry Altitude 3 ft

Início do trecho de dunas. Recomendo baixar a calibragem dos pneus.

PictographLake Altitude 39 ft

Lagoa formada em períodos de chuva

PictographProvisioning Altitude 33 ft

Bar e Restaurante - Lagoa de Pitangui

PictographLake Altitude 3 ft

Pratagy

PictographRisk Altitude 7 ft

Recomendação: antes de atravessar, verificar a profundidade do terreno

PictographLake Altitude 102 ft

Lagoa de Peracabu

PictographLake Altitude 0 ft

Rio Punaú

Cuidado: antes de atravessar, verificar a profundidade e só atravessar em maré seca.

Praia de Rio do Fogo

PictographLake Altitude 30 ft

PictographBeach Altitude 26 ft

PictographBeach Altitude 3 ft
Photo ofPraia do Cardeiro - São Miguel do Gostoso Photo ofPraia do Cardeiro - São Miguel do Gostoso Photo ofPraia do Cardeiro - São Miguel do Gostoso

Praia do Cardeiro - São Miguel do Gostoso

Rua principal de São Miguel do Gostoso

• Photo of Magao
    Magao Sep 19, 2020

Amigo, dá pra fazer sozinho esse passeio? Ou tem trechos perigosos? Estou aqui em Natal e gostaria de realizar esse passeio com a família...

Marcio Bezerra Sep 20, 2020

Olá Magao. Dependendo do seu carro e da sua experiência em 4x4 da pra ir sozinho sim, mas não se esqueça de verificar o horário da maré “seca” (baixa-mar). Aconselho a iniciar o trecho 2 horas antes do horário da baixa mar, ou seja, com a maré secando.
    Alguns pontos merecem atenção:
    -Ao sair da Árvore do Amor, em Maxaranguape, peguei o trecho em direção a praia e lá existe um pequeno barranco para subir saindo da praia pois mais a frente é área de desova de tartaruga. Pode-se evitar esse trecho seguindo direto pela parte de cima da Árvore do Amor, pelo mapa da pra vê;
    -Tenha cuidado com o rio Punau. Preferi não arriscar a travessia e contornei seguindo uma trilha até a pista e mais a frente voltei a praia.
    No mais, tendo sempre cautela da pra ir tranquilo.

• Photo of Magao
    Magao Sep 20, 2020

Entendi, a intensão é seguir seu trajeto evitando passagens de rios e algo mais radical.. Afinal estou só e com filhos pequenos e esposa.. Pra conhecer mesmo.. Estou de troller.. Se animar passear estarei a semana toda por aqui.. Obrigado pelas informações!

Marcio Bezerra Sep 22, 2020

De Troller vai tranquilo demais. Infelizmente não vou poder acompanhar mas precisando de qualquer coisa só falar. Bom passeio.

• Photo of fasouza08
    fasouza08 Dec 20, 2020

Tracklog impecável. Parabéns e obrigado por compartilhar.

• Photo of Renata Agra 1
    Renata Agra 1 Feb 2, 2021

Show

• Photo of Giovani Gusmão
    Giovani Gusmão Aug 24, 2021

Excelente levantamento, fiz essa rota de Maranguape até Maracajaú, e no último dia fiz voltando de Rio do fogo até Maxaranguape.

Esse fim de ano quero fazer subindo por Dunas (Pitangui, Jacumã, Deserto dos anjos, Maracajaú, Zumbi e puxar pista até SMG e no último dia fazer ela investida, só litoral de SMG até Natal.

• Photo of cesarfsouto
    cesarfsouto Dec 5, 2021

Olá Márcio, quando você fala “aconselho a iniciar o trecho 2 horas da baixar mar…”, é recomendando sair assim? Exemplo:

12h mare 2.0
    15h mare 1.5 (esse seria o indicado?)
    18h mare 1.0 (maior baixa)

Marcio Bezerra Dec 5, 2021

Olá Cesar. Exatamente o que você colocou no exemplo. O conselho é você iniciar o trecho com a maré secando, ou seja, se a maré mais seca no seu exemplo é as 18hrs, as 15hrs já seria o ideal.

• Photo of cesarfsouto
    cesarfsouto Dec 5, 2021

Blz Márcio. Muito obrigado!

• jhordanborges Apr 1, 2022

E possível fazer esse trajeto com veículo comum ? ( sem ser 4x4)?

Marcio Bezerra Apr 1, 2022

Olá Jhordan. Amigo, alguns trechos desse trajeto só se faz com 4x4 como por exemplo os trechos de dunas e algumas beira mar. Porém da pra ir de veículo sem 4x4 desviando esses trechos pelo asfalto ou em estradas de terra “batida”. Aconselho a olhar pelo Google Maps/Earth.

• Jose Manoel Da Silva Mar 11, 2023

Boa noite. Gostaria de saber como posso fazer essa trilha acompanhado um grupo de 4x4. Sou morador de Natal, já fui a SMG várias vezes, mas sempre pelo asfalto. Gostaria de ir pela praia, nesse caso em grupo. Quando está previsto a próxima saída.

• Photo of fabiocnbarbosa
    fabiocnbarbosa Mar 15, 2023

Márcio meu amigo, se me permite responder ao José...José meu amigo, estou numa situação parecida com a sua, comecei a fazer uns passeios agora, e acabei por encontrar o pessoal da @prime4x4. Tem cursos e agendas dos passeios.
    O link do insta é esse:

• Photo of Melobahia
    Melobahia Mar 26, 2023

Da pra ir de Jeep renegade trailhak 4x4 ?

Marcio Bezerra Mar 29, 2023

Isso mesmo Fabio, sempre é bom, principalmente para quem está começando no 4x4, buscar uma orientação de alguém com mais experiência no trecho. Boa dica para o Jose Manoel.

Respondendo ao amigo que perguntou sobre ir de Renegade 4x4, da pra ir sim tranquilo, só seguir as orientações acima, principalmente com relação a maré baixa e calibragem dos pneus. Bom passeio!

• Photo of Tiago Hussein
    Tiago Hussein May 1, 2023

Márcio sempre dando um show em suas trilhas. Fiz esse trajeto e tudo ocorreu 99% dentro do planejado. No rio punau se atentar a travessia, eu não passei e fiz o contorno. Nesse contorno ainda tinha um rio que tava cheio e ocupou a pista (muito fundo), peguei outro contorno e deu tudo certo. No mais, é se atentar a tábua maré e verificar as travessias. Passeio muito top. Mais uma vez parabéns Marcio, espero que esteja na ativa ainda do offroad. Saudações

• clirademenezes Jul 19, 2023

Show de bola essa descrição. Você poderia me indicar um guia de apoio para eu realizar essa trilha no final de setembro de 23?

• Photo of Junior Nogueira 5
    Junior Nogueira 5 Dec 22, 2023

Dar para fazer esse trajeto de Natal a São Miguel do gostoso em um renegade 4x4, com a família, leva em média quanto tempo esse trajeto ?

• Jamerson Luan Apr 1, 2024

Segui essa trilha sexta feira (29/03)
    Totalmente tranquila, em um Jeep Renegade (calibragem dos pneus 15 libras) com 4 pessoas bagagens dentro do porta malas e conseguimos ir tranquilos.