Estrada Real 11º Dia, Caminho Velho - Passa Quatro a Paraty

Photo ofEstrada Real 11º Dia, Caminho Velho - Passa Quatro a Paraty Photo ofEstrada Real 11º Dia, Caminho Velho - Passa Quatro a Paraty Photo ofEstrada Real 11º Dia, Caminho Velho - Passa Quatro a Paraty

July 29, 2022
July 2022

near Pinheirinhos, Minas Gerais (Brazil)

Enfim ele chegou! Tudo que é bom, tem início e fim, estamos no último dia de roteiro da nossa Expedição Estrada Real - 2022! Um misto de alegria e tristeza tomando conta dos nossos sentimentos, por sabermos que já estávamos na estrada há um longo tempo, percorrendo estes importantes e icônicos caminhos que fizeram parte da história do nosso país e ao mesmo tempo, por saber que tudo estava chegando a fim!

Saímos logo cedo da Pousada que nos abrigou em Passa Quatro, a qual fica na própria ER e começamos a sequencia do trajeto pela última vez, seguindo os marcos da ER. No início do caminho, após alguns kms rodados, passamos pela Estação de Trem Coronel Fulgêncio e pela entrada do Túnel da Mantiqueira, túnel que cruza os estados de São Paulo e Minas Gerais. Estávamos então no segundo estado da nossa Expedição, depois de 10 dias rodando por Minas Gerais estaríamos agora em São Paulo.

Descendo a serra, passamos por Embau e Cachoeira Paulista, chegando em Guaratinguetá, ali passamos pela Casa do Puríssimo Coração de Maria e em seguida fomos buscar nosso carimbo nos passaportes no Kafé Hotel, bem em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio de Guaratinguetá. Na sequência seguimos novamente pelo caminho da ER, com os marcos sempre nos acompanhando até chegarmos na cidade de Cunha, ainda no estado de São Paulo, passando pela Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, depois passando pela Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Ali em Cunha aproveitamos para almoçar, escolhemos o Restaurante Melhor Hora e depois uma sobremesa na Doceria da Cidinha. Nosso 11º dia de expedição e por incrível que pareça, nosso 1º dia com chuva! Sim, chuva! Quando estávamos almoçando, fomos surpreendidos pela chuva, que pela primeira vez precisamos rever nossos planos de roteiro da expedição e nos adaptar, ou melhor, excluir uma visitação, pois nossa intenção era sairmos de Cunha e subirmos a trilha até a Pedra da Macela, para podermos apreciar a vista da Bahia de Paraty!

Após a definição de abortarmos parte do roteiro, seguimos para nosso último destino, a cidade de Paraty para buscarmos o último carimbo nos passaportes da ER do Caminho Velho/Caminho do Ouro. Fizemos toda a descida da serra de Cunha a Paraty, debaixo de chuva, com bastante água descendo dos paredões. No final da descida da serra antes de chegarmos definitivamente ao destino final da Expedição, paramos para conhecer o Alambique Paratiana, seus rótulos, a maneira de fabricação, uma pequena degustação, varejo e rumamos então para finalizarmos nossa Expedição entrando em Paraty, agora no estado do Rio de Janeiro, passando pelo portal de acesso à cidade e definitivamente finalizando este maravilhoso e encantador roteiro, em frente à Igreja de Santa Rita de Cássia, que fica de frente para o Porto de Paraty, por onde se embarcava e escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas para Portugal. Fim do percurso da Estrada Real!

Desejo a todos que forem fazer estes roteiros, que tenham um excelente passeio e que possam desfrutar ao máximo destes momentos únicos! Um excelente passeio, uma excelente expedição! Faça com sua família e na companhia de bons amigos, o conhecimento histórico e cultural que se tem, é muito grande! Vale muito cada minuto desprendido e cada quilômetro percorrido para se fazer este roteiro! Não deixe para amanhã, vá!