Estrada Real 7º Dia, Caminho Velho - Ouro Preto a Entre Rios de Minas

Photo ofEstrada Real 7º Dia, Caminho Velho - Ouro Preto a Entre Rios de Minas Photo ofEstrada Real 7º Dia, Caminho Velho - Ouro Preto a Entre Rios de Minas Photo ofEstrada Real 7º Dia, Caminho Velho - Ouro Preto a Entre Rios de Minas

July 25, 2022
July 2022

near Ouro Preto, Minas Gerais (Brazil)

Dando sequência à nossa expedição ER, iniciamos então nosso 1º dia de Caminho Velho!

Saímos pela manhã da Pousada do Ouvidor, que nos hospedou por duas maravilhosas noites nesta belíssima cidade que é Ouro Preto e seguimos pelas suas estreitas ruas, passamos pela Igreja de N.S. da Conceição (atualmente fechada para visitação, pois está passando por um processo de restauro, segundo informações, já em fase final), passamos novamente pela igreja de São Francisco de Assis (Igreja do Alejadinho), pela Praça Tiradentes e Museu da Inconfidência, passamos pela Igreja de N.S. das Mercês e da Misericórdia seguindo então para acessarmos a via da ER e seguirmos nosso roteiro.

Seguimos pela estrada não pavimentada, (trecho da ER para veículos, pois a pé ou bicicleta, no km 6,65 deste track, tem acesso de uma trilha fechada, que segue pela crista da serra) até a pequena São Bartolomeu, passamos pela Igreja Matriz de São Bartolomeu, garantimos "por sorte" nosso carimbo no passaporte, pois, na segunda-feira o local que carimba não abre, (um receptivo de turismo, na casa da proprietária que por acaso ainda estava por lá) dali fomos em direção à Glaura, passamos pela Igreja Matriz de Santo Antônio das Garças Brancas e dali fomos à Cachoeira do Cmpo, onde passamos pela Igreja N.S. das Mercês e tb pela Igreja Matriz N.S. de Nazaré. Seguimos para buscarmos nosso carimbo do local, porém o Google Maps nos mandou para o Hotel Bandeirantes unidade Sacramento (hotel novo, recém inaugurado), porém o que efetua o carimbo é o Hotel Bandeirantes unidade Centro, junto ao restaurante Bandeirantes Grill.

Após a garimpada do carimbo seguimos então para Santo Antonio do Leite, onde passamos pela Capela de São José e pela Igreja Matriz de Santo Antonio do Leite, seguindo então até chegamos à minúscula localidade e quase sumida do mapa Miguel Brunier, que está inclusa dentro de um campo de mineração. Ali ainda permanece a bela e desativada estação de Miguel Brunier e por chegarmos exatamente ao meio dia, perdemos nosso primeiro "e único" carimbo de todo nosso percurso da ER, pois nos informaram que a pessoa que cuida do local de carimbo o "Empopelário Burnier", havia saído para almoço e como não queríamos perder nosso tempo aguardando em um local de certa forma "triste, isolado, esquecido do mundo", seguimos nosso precioso roteiro, agora em direção à Lobo Leite, a qual possui a Igreja da N.S, da Soledade, junto à praça do Cruzeiro Lobo Leite.

Dali então, fomos direcionados à Congonhas, onde passamos pela Igreja Matriz de São José Operário e em seguida fomos para uma visitação ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, com os incríveis doze apóstolos de Aleijadinho esculpidos em pedra sabão dispostos junto à escadaria de acesso ao santuário, um lugar muito belo e com uma energia muito boa. Partimos de Congonhas então para nossa última perna do roteiro do dia, sendo nosso destino final em Entre Rios de Minas, na pousada Flor do Jacarandá, na passagem por São Brás do Suaçuí, fomos obrigados a fazer um desvio, pois a estrada estava interditada por queda de uma barreira e neste ponto, fiz o maior erro de direção/pilotagem/condução de toda a minha vida e totalmente no automático, e sem perceber em momento algum, o que eu estava fazendo. Simplesmente no km 128,3 do track, após efetuarmos o desvio necessário, eu simplesmente cheguei na via de asfalto com pista dupla e entrei à esquerda, rodando normalmente na pista da direita tranquilamente, quando de repente, na minha frente, surgiram 4 pistas, aí a percepção que erroneamente eu estava na contramão! Fiquei muito preocupado e muito chateado comigo mesmo por ter efetuado uma manobra que poderia ter posto todo nosso passeio em risco e principalmente a vida da minha família que estava junto na viatura, por sorte o movimento desta via estava muito tranquilo e em momento nenhum surgiu outro veículo de frente no curto percurso que efetuei, até entrar para estrada de terra novamente. Se for seguir este track, cuide para não cometer o mesmo erro! Bom passeio a todos!