Offroad 105: Fajã dos Rolos - Funduras - Portela - Lamaceiros - Parque Ribeira Primeira

June 12, 2022
June 2022

near Zimbreiros, Madeira (Portugal)

O caminho que desci até ao km 7.6 ainda continuava mas não fui até ao fim pois tive receio de não conseguir voltar para trás pois estava sozinho e ja não tenhos os pneus BFG KO2 instalados mas sim os Dueler HT de série (para ter mais poupança no combustível). O caminho é um pouco inclinado mas não em demasia e é muito pouco batido, não se notam marcas de pneus. Tinha muita folhagem no chão e alguns ramos. Mas é largo, dá para fazer inversão de marcha em vários pontos. Apenas tem um pouco de vegetação alta no início.
Possivelmente desce sempre até perto da Levada do Caniçal mas falta perceber se tem alguma entrada do lado de baixo de acesso público mas provavelmente não.

O restante do trilho gravado é o habitual percurso Fajã dos Rolos- Portela - Lamaceiros (mas com a alternativa que passa abaixo da Casa das Funduras já mostrada numa gravação anterior) . Atenção que logo a seguir ao posto florestal dos Lamaceiros os outros caminhos encontram-se agora bloqueados por barreiras fechadas a cadeado, as duas subidas para a zona do Pico do Suna e outro que tem uma tabuleta a dizer Ponto de Água - Tanque, ou algo do género. As entradas da ER202 para o Pico do Suna encontram-se também fechadas.

Nota: ainda se encontram algumas valas fundas acima da lagoa do posto florestal dos Lamaceiros e depois também na descida para o Parque Ribeira Primeira. Alguns jipes de série poderão ter algumas dificuldades.